41º TEMPOS DE TRANSIÇÃO REFLEXÃO SOBRE O IMEDIATO, MEDIATO E O HISTÓRICO.

 

41º MANIFESTO A CONGREGAÇÃO DA FACED/UFBA ENVIADO E ENTREGUE EM 07 DE NOVEMBRO DE 2011.
TEMPOS DE TRANSIÇÃO REFLEXÃO SOBRE O IMEDIATO, MEDIATO E O HISTÓRICO.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

41º MANIFESTO A CONGREGAÇÃO DA FACED/UFBA

ENVIADO E ENTREGUE EM 07 DE NOVEMBRO DE 2011.

 

TEMPOS DE TRANSIÇÃO

REFLEXÃO SOBRE O IMEDIATO, MEDIATO E O HISTÓRICO.

 

 

O 41º Manifesto a Congregação refere-se à TRANSIÇÃO que se configura de imediato no término da atual gestão da FACED/ UFBA e, a partir de 15 de janeiro de 2012 a posse da direção a ser indicada pela reitora da UFBA professora Dora Leal Rosa, depois de ouvida a Congregação e suas representações. Transição que se configura de mediato em todo o aparato sobre Educação que deverá reger a Educação no Brasil, nos próximos 10 anos, expresso no Plano Nacional de Educação, a ser aprovado até final de 2011. Transição histórica, visto que as condições atuais de existência da humanidade no marco do modo capitalista evidenciam a sua exaustão e são evidentes as reações nas jornadas de lutas dos trabalhadores intensificadas nos levantes internacionais, no Egito, na Tunísia, na Inglaterra, na Espanha, no Chile. Nas greves nacionais dos correios, dos bancários, dos professores, na jornada de lutas conduzida nacionalmente pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-, que tem na pauta a defesa do PISO SALARIAL, da Carreira, dos 10% para Educação e o Plano Nacional de Educação. Evidente na jornada de lutas dos professores nos estados e municípios, como por exemplo, em Minas Gerais e no Ceará, em Rondônia, na luta dos servidores públicos municipais. Luta dos estudantes que exigem da UNE e UBES que levantem e conduzam as necessidades dos estudantes. Voltamos a ressaltar que um dos pontos centrais nestas jornadas de lutas é a defesa dos serviços públicos contra os planos de austeridade do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comunidade Comum Européia (UE). O ataque aos serviços públicos está se dando a nível internacional e caracteriza-se como uma das táticas do capital para manter taxas de lucro, incidindo sobre os Estados e nações para impor ajustes estruturais.

Esta situação mais geral reflete-se, não de maneira mecânica, mas por mediações, por dentro da FACED e da UFBA. Na FACED podemos localizar quatro grandes ordens de problemas: Os orçamentários; os de pessoal; os de gerenciamento e; de currículo. Os recursos orçamentários, apesar de terem sido ampliados nos último período, ainda são insuficientes para atender a demanda pela construção de um prédio novo e, construção do Complexo Esportivo Educacional - Sistema Estruturante da UFBA. Problema de pessoal frente à terceirização e precarização do trabalho tanto de servidores técnico administrativos, quanto de docentes que tem seu trabalho intensificado e seu salário arrochado. Problema de gerenciamento determinado pela estrutura burocrática, lenta, pesada, arcaica e regulamentações draconianas que engessam o serviço público. Problema de currículo, que passa a ser alterado sem um consistente alicerce relacionado a um dado projeto histórico superador ao capitalismo, a um plano de desenvolvimento territorial e nacional soberano, ou seja, sem um projeto de desenvolvimento de uma nação soberana.

A situação da FACED foi motivo de intenso debate no mês de outubro de 2011, quando a comunidade debruçou-se sobre propostas para a nova direção da Faculdade. Temas como Financiamento da Universidade, Autonomia, Gestão Democrática, REUNI - Expansão, Educação Infantil, Trabalho docente e de técnico-administrativos, Pauta de Reivindicação dos Estudantes – Assistência Estudantil, Infra-estrutura para ensino-pesquisa-extensão, Espaços na FACED, Lógica de produtividade, entre outros temas. Os temas foram expostos e debatidos pelos professores Cleverson Suzart Silva e professora Dinéa Maria Sobral Muniz e, a Professora Maria Roseli Gomes Brito de Sá e o professor Eduardo David de Oliveira. A consulta à comunidade foi equilibrada, tanto nos debates quanto nos votos, sendo indicada à Congregação a proposta defendida pelo professor Suzart e Professora Dinéa pela diferença de 18 votos. O debate permitiu comprovar, mais uma vez, que as relações entre o que está acontecendo no mais geral e o que acontece por dentro da FACED e da UFBA estão estabelecidas por nexos da política econômica.

É neste contexto de crise não visível a “olho nu” que se move a FACED, a UFBA e a Educação no Brasil. Esta crise para ser constatada, explicada e superada exige instrumentos científicos, instrumentos de pensamento que nos permitam estabelecer nexos e relações entre a infra-estrutura de produção da vida e a superestrutura da sociedade, mantida por um bloco histórico hegemônico que beneficia o capital e subsume o trabalho. Instrumentos que devem estar nas mãos dos trabalhadores porque permite reconhecer determinações de primeira a última ordem. Instrumentos de organização da classe, como o são os sindicatos e os movimentos de luta social no campo e na cidade em defesa da Educação são imprescindíveis neste momento histórico.

Neste contexto contraditório apresentamos a PAUTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA da qual consta:

  1. ATAS

  2. Expediente – Descrito abaixo.

  3. Sistemática de gestão Administração de Recursos orçamentários e de Pessoal da UFBA e de suas Unidades.

  4. PROCESSOS –

EXTENSÃO:

  1. GRUPO DE ESTUDO – Lygia de Souza Viegas

  2. Formação de tutores – Agroecologia metodologia Nair Casagrande

  3. Curso Patrimônio Cultural Histórico e Natural Educação Interdisciplinar e multicultural – Maria Cecilia Paula Silva.

  4. Curso Teoria geral da ginástica Rítmica – Maria Elisa Gomes Lemos.

  5. VI Curso de Introdução ao Marxismo – Coordenação Sandra Marinho

  6. VI Curso de Economia política – Sandra Marinho

  7. Seminário Temático: Debate de proposições teórico-metodológicas criticas na área da ginástica – Roseane Soares de Almeida

  8. Palestra – Grupos sociais vulneráveis – Pedro Abib

  9. Curso Respirando e Relaxando – Hilda de Carvalho Amitay

  10. Escolinha de Futebol – Fernando Reis.

PROCESSOS ACADÊMICOS:

Estudante REJANE SOUZA COSTA MATOS – Numero 23066.039011/1138. Trancamento Parcial Fora do Prazo.

Estudante LAIS DE ALMEIDA CÂMARA – Permanência no Curso Nº 23066.022605/11-28.

 

5. CT-INFRA – Para discussão. Compor Comissão. Preparação da proposta da FACED inserida na proposta geral da UFBA. Setor de informática, de biblioteca de laboratórios.

6. O que ocorrer.

 

Na Pauta da Reunião Extraordinária do dia 07 de novembro de 2011, da egrégia Congregação da FACED/UFBA, marcada para as 16 horas consta: Composição da lista tríplice para escolha de diretor e vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia quadriênio 2012/2016.

 

 

  1. EXPEDIENTE.

 

    1. CONSUNI. Ocorreu reunião com a seguinte Ordem do Dia: 27.10.2011. 01 - Eleição dos oito membros, com os seus respectivos suplentes, para compor o Conselho de Administração da Fundação Faculdade de Direito; 02 - Definição acerca do processo de construção do CT-INFRA.; 03 - Processo nº 23066.003093/11-09 - Regimento Interno do Instituto de Química.; Relatoria: Comissão de Normase Recursos; 04 - Processo nº 23066.06222/10-93 - Regimento Interno do Instituto de Geociências.; Relatoria: Comissão de Normas e Recursos; 05 - Processo nº 23066.010496/11-97 - Regimento Interno da Escola de Música.Relatoria: Comissão de Normas e Recursos; 06 - Processo nº 23066.025279/11-92 - Regimento Interno do Instituto de Física.Relatoria: Comissão de Normas e Recursos;07 - Processo nº 23066.050737/10-96 - Regimento Interno da Faculdade de Economia. Relatoria: Comissão de Normas e Recursos. No ponto do Expediente a Reitora relatou sobre reunião com a ANDIFES e sobre o inquérito administrativo com prazo de 30 dias para responder sobre controle de assiduidade e pontualidade dos trabalhadores da Universidade, professores e técnico-administrativos.

    2. REUNIÃO COM REITORA. Ocorrida no dia 31.10.2011. Problemas no Centro de Educação Física e Esporte da UFBA com utilização do campo de futebol, utilização no período carnavalesco, manutenção do CEFE, preparativos para recepção da Comissão de Avaliação do MEC, Preparativos para a re-inauguração do CEFE.

    3. REUNIÃO COM VICE-REITOR NO CEFE. Ocorrida dia 26.10.2011 com o Vice-reitor, Chefia do Departamento III, Colegiado do Curso de Educação Física, Diretório Acadêmico, representação da SSUFBA, da Prefeitura de campus, para tratar da gestão do campo de futebol e do CEFE. Foi recolocada a deliberação da Congregação da FACED/UFBA sobre a utilização do CEFE no período carnavalesco.

    4. CT-INFRA. Reunião e estabelecimento de calendário.

    5. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO. Conduz o processo de avaliação do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFBA. Critérios para a distribuição de bolsas entre Comitês, de Distribuição de bolsas entre Candidatos, de julgamento de recursos e avaliação de Projetos e Relatórios. Enviado em 02 de setembro de 2011. Reunião para discutir questões referentes aos marcos legais relativos à pesquisa na UFBA e estabelecimento de agenda positiva sobre a pesquisa.

    6. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO. Convite entrega Premio Inventor UFBA 2011, 3º Edição dia 10.11.2011, 19 horas Salão Nobre do Palácio da Reitoria.

    7. CONVITE A PRO-REITORA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO: Tratar assuntos referentes à Sistemática de Gestão de Recursos Orçamentários; Sistema de Concessão de Passagens e Diárias – SCDP; Tecnologia da Informação CPD; Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Administrativa – SPGA; Atuação da Coordenadoria de Controle Interno – CCI, da Unidade Seccional de Correição – USC; Crédito orçamentário; Recursos Financeiros; Sistema de Apoio Orçamentário – SAPO. Esclarecimentos sobre responsabilidade dos gestores que em última instância responderão pela unidade, pela assiduidade e pontualidade dos docentes e técnico-administrativos. Planejamento de ações integradas. Dificuldades de gestão de pessoal, da legislação vigente, principalmente a Lei 8112/90 e seus limites.

    8. ORÇAMENTO E CONTABILIDADE DA FACED. O alocado, empenhado, planejado. As necessidades gerais com material permanente, material de consumo, serviços de terceiros – pessoa fisica e jurídica. Descrição abaixo.

    9. REUNIÃO PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL. (PRODEP). Sobre a situação de cinco servidor-técnicos administrativos em processo de transferência por diversas razões. Assumir cargo, incompatibilidade horários, acompanhar familiar, incompatibilidade de funções. Não poderá comparecer a reunião do dia 07 de novembro por motivo de viagem.

    10. PREFEITURA DE CAMPUS. Encaminhada a demanda para manutenção elétrica, manutenção hidráulica e de ar condicionados.

    11. PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Comunica sobre o resultado das bolsas de Extensão. Projetos contemplados na FACED/UFBA.

    12. DEPARTAMENTO I – Encaminha para discussão ajustes da planilha – ratificação e retificações - enviada pela pró-reitoria de graduação, professor Ricardo, enquadramento das disciplinas a partir da tipificação definida na Resolução 02/2009 – CONSEPE – que estabelece a padronização dos módulos dos componentes curriculares dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia.

    13. DEPARTAMENTO I - Encaminha o não acolhimento da proposta dos modelos de PIT e RIT. Proposta exposta no anexo.

    14. COLEGIADO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO I LOCO. Dias 20.11.2011 a 23.11.2011. Providencias adotadas para instalar, computadores, impressora, telefone, condicionador de ar (ainda não executado pela prefeitura). Documentos enviados a pró-reitoria de graduação.

    15. REFORMAS CEFE – Supervisão. Obras em curso. Cinco problemas estão postos: 1.) Prazo de conclusão da obra; 2.) Cobertura da obra – telhas de amianto; 3.) Limpeza da área; 4.) retirada do material; 5.0 Novos materiais e equipamentos; 6.) Limpeza da área.

    16. SALA DE MUSCULAÇÃO. Estão sendo descartados os equipamentos imprestáveis. Os que podem ser reformados estão sendo orçados. Custo das reformas de equipamentos de musculação, aproximadamente, R$ 18.000,00 (dezoito oito mil reais). A Lista com materiais novos foi providenciada e os orçamentos solicitados e giram em torno de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A FACED não dispõe de recursos orçamentários para estes serviços.

    17. ESPAÇOS FISICOS NA FACED. Assuntos pendentes: Dependemos do reinicio das obras, da retirada de material em desuso, da conclusão e transferência de equipamentos para o CEFE e, retirada de elevador da Sala de musculação. A Sala de Musculação reformada poderá atender parcialmente as seguintes demandas acumuladas: Solicitação coordenador Grupo FORMACCE solicitando ampliação de espaço físico (abaixo assinado de 32 participantes). Encaminhamento solicitações especificas de professores, Professor Dr. Pedro Abib solicita sala para instalar Grupo de Pesquisa, Professora Terezinha Miranda solicita ampliação espaço Grupo de Pesquisa, professora Celma Borges solicita espaço para grupo de Pesquisa no térreo. Professores do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (Encima), professores Jolnei Barbosa, Isadora Gonçalez, Amanda Riberio, Rosileia de Almeida, Izaura Cruz reivindicam sala. Professores substitutos e recém-contratados solicitam Gabinetes, sala de professores e equipamentos.

    18. II ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS E I ENCONTRO NACIONAL DO PIBID. UFG, Goiânia GO, de 28 a 30 de novembro de 2011. Convite a direção para proferir palestra em mesa sobre formação de professores.

    19. EDUCAÇÃO DO CAMPO – mais uma Etapa do VII Tempo Comunidade iniciado em 04.11.2011 a 09.11.2011. Planejamento disciplinas próximo Tempo Escola/Universidade já realizada.

    20. ORIENTAÇÕES PARA USO DO REPOSITÓRIO DA UFBA. Voltamos a insistir para que todos os docentes usem o Repositório.

    21. CONVÊNIO ENTRE UFBA E CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA 13º Região. Este convênio foi encaminhado pelo próprio CREF/CONFEF direto a reitoria, passou pela assessoria jurídica e foi assinado. Trata-se de convênio para que estudantes da UFBA realizem estágio no próprio CREFE/CONFEF.

    22. UNIDADE INFANTIL DA UFBA – Pauta para a FACED a partir do encaminhamento do Coletivo da CRECHE. Recolocar assunto em Pauta.

    23. SITUAÇÃO PROFESSORES EFETIVOS – DEPARTAMENTO I 34 PROFESSORES – 4 AFASTADOS. DEPARTAMENTO II – 37 PROFESSORES 3 AFASTADOS. DEPARTAMENTO III – 19 PROFESSORES – 3 AFASTADOS. Um professor a disposição da universidade Federal do Recôncavo da Bahia. TOTAL DE 89 PROFESSORES. SUBSTITUTOS Departamento I 03; Departamento 2 – 9; Departamento III 1. Total 13.

    24. RETORNO DO EXTERIOR da professora Dra. AMELIA VITORIA DE SOUZA CONRADO.

    25. RETORNO da Secretaria de Educação da Bahia. professora ROSANGELA COSTA ARAÚJO – Oficio Secretaria de Educação. Chefe de Gabinete Paulo Pontes da Silva. Secretaria “não tem mais interesse na cessão da servidora.”.

    26. MUDANÇA FIRMA TERCERIZADA PORTARIA . A partir do dia 09.11.2011. GETEC COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA.

    27. PRO-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTENCIA ESTUDANTIL. Prazo para substituir bolsista até 10.11.2011.

    28. CARTA RENUNCIA - Renuncia ao cargo de Vice-diretor do professor Prudente de Almeida neto.

    29. AFASTAMENTO DA DIRETORA. Dias 11.11.111 – Banca doutorado UNICAMP; 16.11.2011 – palestra evento na UESC; 25.11.2011 – Palestra Encerramento - XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA (Inter) Nacionalização da Ciência e da Educação.

    30. SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 08 e 09 de novembro de 2011 PAF III.

    31. A FACED NA ACTA – Dias 08 e 09 de novembro no PAF II Salas 206 e 207. Programação abaixo.

Dados do Evento Afiliado a ACTA 11:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA.


FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRICULO - O ENSINO A PESQUISA E A EXTENSÃO NA FACED

DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2011 - SALA 207 PAF 1

Das 08:30 às 09:45 horas.

EXPOSIÇÕES: 1º ) O SIGNIFICADO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NA UFBA.

Expositora: ALESSANDRA ASSIS

Das 10:00 ÀS 11:30 horas

2º ) CURRICULO E EDUCAÇÃO BÁSICA.

Expositora: ROSELI SÁ

Das 11:30 às 12:30 horas

3º ) INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA.

Expositora: MARIA HELENA BONILLA

COORDENADOR: ROBERTO MACHADO.

DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2011:

SALA 206 PAF 1

Das 08:30 às 12:30 horas

PAINEL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EXTENSÃO NA FACED

Expositores: Coordenadores de Grupos e de Projetos da FACED: Maria Inêz Carvalho, Mary Arapiraca, Maria Couto, Welington Aragão, Izaura Cruz e Celi Taffarel.

COORDENAÇÃO: JONEI BARBOSA

DIA 09/11/2011

SALA 207 PAF 1

DAS 14:00 ÀS 16 HORAS.

MESA REDONDA: A PÓS-GRADUAÇÃO E A PESQUISA NOS 60 ANOS DA CAPES E NOS 40 ANOS DA FACED

PALESTRANTES: Robert Verhine, José Albertino Lordelo e Dante Galeffi.

DEBATEDORES: Coordenadores dos grupos e linhas de pesquisa. Celma Borges, Teresinha Miranda; Teresinha Fróes; Vera Fartes; Claudio de Lira, Cesar Leiro, Roberto Sideny Macedo, Dinea Sobral, Nelson de Lucca Pretto.

Coordenação: Celi Taffarel

DAS 16:00 ÀS 18:00 HORAS.

PAINEL: A UNIVERSIDADE DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO.

EXPOSITORES: Coordenadores de Projetos: Iracy Alves, Sandra Marinho, Cleverson Suzart, Jonei Barbosa, Carlos Roberto Colavolpe.

COORDENADOR:MARIA INÊS CORRÊIA MARQUES.

AS 18 HORAS SHOW MORRO DE SAMBA

18:00 – 20:00 HORAS PAF 1

COM A PROFESSORA CRISTINA D´ÁVILA

 

 

 

    1. MODELO PROPOSTO DE PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO E RELATÓRIO INDIVIDUAL DE TRABALHO.

 




 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 

Plano Individual de Trabalho (PIT)1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT)2

 

 

  1. – DADOS GERAIS



1. Nome do Docente:

2. Regime de Trabalho (em horas ou DE):

3. Departamento:

4. Classe Docente:

5. Titulação acadêmica máxima:

6. N° Matrícula SIAPE:

7. Endereço(s) eletrônico(s) para comunicação pública:

8.1. Cursa Programa de Pós-graduação – com ou sem afastamento: qual:

8.2. Área desse Programa de Pós-graduação:

8.3. Instituição do Programa de Pós-graduação:

8.4. Previsão de Término do Programa de Pós-graduação:

 

 

 





9.1. Semestre e Ano de Referência deste PIT 

 

9.2. Semestre e Ano de Referência deste RIT 

 

 

 

  1. – PREVISÃO DE AFASTAMENTO(S) (para o semestre seguinte ao de referência do PIT)




TIPOS

INÍCIO

RETORNO

Aposentadoria

 

 

Licença-prêmio

 

 

Licença sem Vencimentos

 

 

Licença-maternidade

 

 

Outras licenças

 

 

Para cursar fora Curso de Pós-graduação ou pós-doutorado

 

 

Cessão a Governo ou ente público

 

 

Outras?.....................................................................

 

 

 

OBSERVAÇÔES (se houver):

 

  1. ATIVIDADES DE ENSINO ( Observar Resolução nº 02/2009 Patronização componenets curriculares e modulos)









    1. NÍVEL

NOME DO CURSO OU DO PROGRAMA

COMPONENTE(S) CURRICULAR(ES): numerar cada um

CARGA HORÁRIA SEMANAL (Ch/sem)

PROGRAMADA

EXECUTADA

TEÓRICA

PRÁTICA

TOTAL

em sala ou equivalente

    1. Turma

Hora/Aula

Ch/sem

    1. GRADUAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

    1. SEQUENCIAL

 

 

 

 

 

 

 

APERFEIÇOAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIALIZAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

TIROCINIO DOCENTE

 

 

 

 

 

 

 

MESTRADO

 

 

 

 

 

 

 

DOUTORADO

 

 

 

 

 

 

 

Planejamento

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÔES (se houver):

 

  1. – ORIENTAÇÃO DE ALUNOS





    1. NÍVEL

NÚMERO DE ALUNOS

      1. CARGA HORÁRIA SEMANAL

PROGRAMADA

EXECUTADA

GRADUAÇÃO / BOLSISTA (PIBIC, CNPq, FAPESB, PET, PERMANECER, PIBIT, SISBIEX, PIBID etc.)

 

 

 

MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

 

 

 

MONITORIA

 

 

 

TUTORIA

 

 

 

MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE ESPECIALIZAÇÃO

 

 

 

MESTRADO(S)

 

 

 

DOUTORADO(S)

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

OBSERVAÇÔES (se houver):

 

  1. – ATIVIDADES DE PESQUISA (projetos de pesquisa, entre aqueles registrados no C. vitae-Lattes: se houver mais de cinco (5), incluir o número de linhas necessário dentro do quadro)











TÍTULO DO PROJETO

COORDENADOR(A)

DOCENTESPARTICIPANTES

ANO DE INICIO E TÉRMINO

N°. DE BOLSISTAS

AGÊNCIA(S) DE FINANCIAMENTO E VALOR (R$)

PROGRAMAÇÃO

EXECUÇÃO

ATIVIDADE (Ativ.)

Ch/sem

Ativ.

% Executado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÔES (se houver):

 

5.1. – SESSÕES DE ASSOCIAÇÕES ACADÊMICAS, ASSISTENCIAIS OU CIENTÍFICAS (entre aquelas sessões regulares – se houver outras, inclua mais linhas dentro do quadro)








NOME DA SESSÃO

COORDENADOR(A)

LOCAL (detalhe)

PERIODICIDADE(diária, semanal, quinzenal ou mensal)

CARGA HORÁRIA SEMANAL (quinzenal ou mensal de uma hora, assinalar respectivamente: 0,25h/sem ou 0,5h/sem)

EXECUTADA

Ch/semana

%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÔES (se houver):

 

– ATIVIDADES DE EXTENSÃO (exclusivamente aquelas com registro na Pró-Reitoria de Extensão: se houver mais de cinco (5), incluir o número de linhas necessário dentro do quadro)










TÍTULO DO PROJETO OU DA ATIVIDADE

COORDENADOR

INICIO / TÉRM.

N. DE BOLSIS-TAS

FINANC. (inst./valor)

PROGRAMAÇÃO

EXECUÇÃO

ATIVID.

HORAS SEM.

ATIVID.

HORAS SEM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÔES (se houver):

 

  1. PUBLICAÇÕES, APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS, EVENTOS, PALESTRAS, TEXTOS, OUTRAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO ANTERIOR (ou semestre anterior)

 


Ver Curriculum vitae na base Lattes do CNPq, data da última atualização. Assinale a data da última atualização do seu C. Vitae na base Lattes do CNPq: 

 

  1. PRODUÇÃO ACADÊMICA DO SEMESTRE ANTERIOR (informações extraídas do Curriculum vitae-Lattes/CNPq):

 



Teses e Dissertações de Curso de pós-graduação stricto sensu (em andamento)

 

Livro Publicado como co-autoria

 

Relatorios técnico-didaticos

 

Livro organizado individual

 

Livro organizado em co-autoria

 

Capitulo de livro

 

Livro Traduzido

 

Artigos publicados como 1° autor, em período internacional

 

Elaboração material didático

 

Artigos publicados como co-autor, em período nacional

 

ITEM

NÚMERO

Artigos publicados como 1° autor, em período nacional

 

Artigos submetidos para publicação (ainda não-aceitos)

 

Outras produções

 

Monografias de Conclusão do Curso (em andamento)

 

Artigos publicados como co-autor, em período internacional

 

Monografias de Conclusão do Curso (concluídas no semestre anterior)

 

Artigos aceitos para publicação

 

Publicações de outros textos

 

Teses e Dissertações de Curso de pós-graduação stricto sensu (concluídas no semestre anterior)

 

Livro publicado como 1° autor

 

 

OBSERVAÇÔES (se houver):

 

– ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS





Especificar

    1. Carga Horária Total (semanal)

    1. Executada (Ch/semana)

C.H. Padrão

Ch/semana

Administração Superior (Direção)

40h/sem

 

 

Administração Superior (Vice-direção)

Até 20h/sem

 

 

Representação em Órgão Colegiado Superior da UFBA

Até 20h/sem

 

 

Chefe de Departamento

Até 32h/sem

 

 

Vice-chefe de Departamento

Até 10h/sem

 

 

Coordenação de Colegiado de Graduação Regular

Até 40h/sem

 

 

Coordenação de Colegiado de Graduação Cursos Especiais

Até 20h/sem

 

 

Vice-coordenação de Colegiado de Graduação

Até 10h/sem

 

 

Vice-Coordenação de Colegiado de Cursos Especiais

Até 10h/sem

 

 

Coordenação de Programa de Pós-graduação

Até 30h/sem

 

 

Vice-coordenação de Programa de Pós-graduação

Até 5h/sem

 

 

Coordenação de Núcleo ou Complexo Temático

Até 10h/sem

 

 

Coordenação e/ou Supervisão de Programas e/ou Intercâmbios

Até 10h/sem

 

 

Coordenação de disciplina ou área de conhecimento

Até 5h/sem

 

 

Coordenação de Projeto de Implantação de Curso

Até 10h/sem

 

 

Reunião de Departamento, Colegiado de Curso ou de Programa

Até 1h/sem

 

 

Coordenação de eventos técnico-científicos

Até 05h/sem

 

 

Editor de Periódico

Até 05h/sem

 

 

Conselho Editorial de Periódicos ou de Editoras

Até 05h/sem

 

 

Outra não-especificada acima, qual?

 

 

 

    1. Carga Horária total

 

 

 

 

 

  1. ATIVIDADES DE CONSULTORIA PARA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS





Carga horária mensal da Consultoria

Até 40h/MÊS 

  • Prevista (PIT) 

 

  • Executada (RIT) 

 

Se houver, descreva sucintamente tipo da consultoria e principais atividades

 

 

  1. OUTRAS ATIVIDADES DE INTERESSE NÃO-ESPECIFICADAS




Especificar

Carga Horária Semanal

Executada (ch/semana)

1.

 

 

2.

 

 

3.

 

 

 

  1. INFORMAÇÕES OU ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS, SE NECESSÁRIOS (com referência ao PIT OU RIT)


PIT:

RIT:

 

  1. – CARGA HORÁRIA SEMANAL TOTAL (como limite MÁXIMO [total],a carga horária do contrato de Docente, 20h ou 40h)









CARGA HORÁRIA SEMANAL

ENSINO DE GRADUAÇÃO

ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

ORIENTAÇÃO

 

PESQUISA

 

EXTENSÃO

 

ADMINISTRATIVA

 

OUTRAS

 

TOTAL

    1. PROGRAMADA

 

 

 

 

 

 

 

 

EXECUTADA

 

 

 

 

 

 

 

 

REAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvador (Bahia), de de

 


 

Assinatura do Docente

 





Conclusão do parecer da Comissão Interna de Avaliação

DATA:

APROVADO

 

RECOMENDADA A REFORMULAÇÃO PARCIAL

 

RECOMENDADA A REFORMULAÇÃO COMPLETA

 

 


DATA DA APROVAÇÃO PELO PLENÁRIO DO DEPARTAMENTO:

 


Ato da homologação pela Chefia do Departamento(data, carimbo e assinatura):

 

 

 

 

ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO OCORRIDA DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2011.

 

 

  1. QUANTO AS PLANILHAS enviada pela pró-reitoria de graduação, professor Ricardo, PARA RATIFICAÇÕES E OU RETIFICAÇÕES e enquadramento das disciplinas a partir da tipificação definida na Resolução 02/2009 – CONSEPE – que estabelece a padronização dos módulos dos componentes curriculares dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia. Os três chefes de departamento deverão se reunir a ajustar as informações considerando a Resolução 02/2009.

  2. Quanto ao Plano Individual de trabalho (PIT) e o Relatório Individual de Trabalho (RIT). A Congregação indicou para a CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente - a necessidade de um sistema único integrado de registro do plano e do relatório de trabalho dos docentes.

  3. Quanto a ACTA – A Congregação encaminha a Coordenação Geral do evento sugestões para o próximo ano em relação a dispensa de aulas e divulgação e mobilização da comunidade acadêmica. Devem ser evitados procedimentos diferenciados em relação a determinação dos órgãos superiores.

  4. Em relação a progressão horizontal e vertical dos Bacharelados ficou indicado que os coordenadores de colegiado devem elaborar os critérios para ingresso nos cursos regulares da FACED como Pedagogia, Educação Física e Ciências Naturais.

  5. Em relação ao Planejamento Acadêmico que os departamentos verifiquem as demandas a serem atendidas e encaminhem com urgência as necessidades inclusive de professores substitutos que estão com os seus contratos temporários concluídos. Inclusive os 8 substitutos do Departamento II dos quais 5 encerram seus contratos permanecendo 3 substitutos.

  6. Em relação ao Programas de Ensino – Os três departamentos deverão exigir dos docentes que atualizem os programas de ensino e que os mesmos sejam disponibilizados na página da FACED/UFBA.

  7. Quanto a Reformulação Curricular da Educação Física a congregação aguarda o encaminhamento do colegiado para discutir os estágios curriculares em educação física.

  8. Em relação a nova sistemática de gestão Administração de Recursos Orçamentários e de Pessoal da UFBA e de suas Unidades foi esclarecido que os Pro-Reitores Cconvidados justificaram ausências por motivo de férias (PROPLAD) e Viagem (PRODEP). Foi apresentada a aplicação dos recursos recebidos pela FACED nas rubricas material de consumo e serviços.

  9. Em relação as condições objetivas para o funcionamento da administração dos departamentos indica-se a necessidade de mais funcionários técnico-administrativos e estabelecimento de funções e atribuições nos departamentos.

 

  1. Em relação aos processos de EXTENSÃO: FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE OS SEGUINTES

 

    1. GRUPO DE ESTUDO – Lygia de Souza Viegas

    2. Curso Teoria geral da ginástica Rítmica – Maria Elisa Gomes Lemos.

    3. Seminário Temático: Debate de proposições teórico-metodológicas crÍticas na área da ginástica – Roseane Soares de Almeida

    4. Palestra – Grupos sociais vulneráveis – Pedro Abib

    5. Curso Respirando e Relaxando – Hilda de Carvalho Amitay

    6. Escolinha de Futebol – Fernando Reis.

 

Foi solicitada Vistas aos seguintes projetos de extensão pelos professores José Albertino Lordelo e Maria Couto:

 

  1. Formação de tutores – Agroecologia metodologia participativa – Coord. Nair Casagrande

  2. Curso na Linha Patrimônio Cultural Histórico e Natural Educação Interdisciplinar e multicultural – Coord. Maria Cecilia Paula Silva.

  3. VI Curso de Introdução ao Marxismo – Coord. Sandra Marinho

  4. VI Curso de Economia política – Coord. Sandra Marinho

 

 

11) PROCESSOS ACADÊMICOS APROVADOS POR UNANIMIDADE:

 

a) Estudante REJANE SOUZA COSTA MATOS – Numero 23066.039011/1138. Trancamento Parcial Fora do Prazo.

b) Estudante LAIS DE ALMEIDA CÂMARA – Permanência no Curso Nº 23066.022605/11-28.

 

12) CT-INFRA – Os departamentos deverão indicar os professores que comporão a Comissão da FACED para encaminhar a proposta da FACED inserida na proposta geral da UFBA. Setores a serem priorizados: Sistema de Informática, de biblioteca, de laboratórios.

 

Na Pauta da Reunião Extraordinária do dia 07 de novembro de 2011, da egrégia Congregação da FACED/UFBA, marcada para as 16 horas consta: Composição da lista tríplice para escolha de diretor e vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia quadriênio 2012/2016.

 

A Composição da lista tríplice ficou assim indicada após votação por escrutínio secreto:

 

Para Diretor

1º Cleverson Suzart Silva

2º Maria Roseli Gomes Brito de Sá

3º José Albertino Carvalho Lordelo

 

Para Vice Diretor

1º Dinéa Maria Sobral Muniz

2º Eduardo David de Oliveira

3º Mary de Andrade Arapiraca.

 

 

 

1 PIT: com referência ao semestre seguinte.

 

 

 

2 RIT: com referência ao semestre anterior (campos sombreados com cor amarela).

 

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