30º MANIFESTO A EGRÉGIA CONGREGAÇÃO DA FACED UFBA

 

30º MANIFESTO A EGRÉGIA CONGREGAÇÃO DA FACED UFBA
A CRISE ESTRUTURAL DA POLÍTICA: OS GRANDES DESAFIOS DO GOVERNO, DA UNIVERSIDADE E DA FACED.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO

 

30º MANIFESTO A EGRÉGIA CONGREGAÇÃO DA FACED UFBA

 

Encaminhado via internet em 02/11/10 e entregue em 03/11/10 na reunião ordinária da Congregação.

 

 

A CRISE ESTRUTURAL DA POLÍTICA:

OS GRANDES DESAFIOS DO GOVERNO, DA UNIVERSIDADE E DA FACED.

 

 

A meta é erradicar a miséria do Brasil. Não poderemos descansar enquanto um brasileiro estiver passando fome. (Dilma Rousseff, em discurso proferido no dia 31/10/10 após o anuncio pelo Superior Tribunal Eleitoral de sua vitória nas eleições presidências.)

 

É necessário sublinhar aqui os desenvolvimentos muito inquietantes – com efeito mundialmente ameaçadores – no campo da política e do direito (p.347)......não podemos atribuir os problemas crônicos de nossos intercâmbios sociais a contingências políticas corrigíveis com maior ou menor facilidade. Há muito em jogo e temos um tempo historicamente limitado para reparar de uma maneira socialmente sustentável os sofrimentos demasiados óbvios das classes sociais estruturalmente subordinadas (p. 355)....é preciso investigar as causas sociais e as determinações estruturais...Vejamos as características definidoras dessa crise estrutural....(p.375)..manifestos em quatro aspectos principais...1. seu caráter universal....2. seu alcance é verdadeiramente global....3. sua escala de tempo é extensa, continua e, se preferir, permanente...4. seu modo de se desdobrar poderia ser chamado de rastejante...Não é muito difícil reconhecer hoje que – em virtude de sua destrutividade ascendente até mesmo no plano ambiental, bem como na esfera da produção e da desperdiçadora acumulação de capital, para não mencionar as manifestações diretas crescente da mais irresponsável destruição militar – a nossa ordem sociometabólica não é viável no longo prazo. No entanto, o que precisamos trazer ao primeiro plano da nossa consciência critica sobre as tendências correntes de desenvolvimento e seu impacto cumulativo é o fato de que a longo prazo está se tornando cada vez mais curta no nosso tempo. Nossa responsabilidade é fazer alguma coisa antes que o nosso prazo chegue ao fim (p. 364)(A crise estrutural da política in: MÈSZÁROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo, Boitempo 2007. p. 347 a 364.)

 

Finda a escolha para a reitoria da UFBA com a eleição e posse da professora Dora Leal Rosa e, finda a escolha para a presidência da República Federativa do Brasil, com a vitória de Dilma Rousseff (56% dos votos) contra Serra (44% dos votos) nos cabe, como bem ressalta Mèszáros (2007)trazer ao primeiro plano da nossa consciência critica o fato de que “a longo prazo” está se tornando cada vez mais curto no nosso tempo. Nossa responsabilidade é fazer alguma coisa antes que o nosso prazo chegue ao fim. As evidencias da profunda crise estrutural do capital se expressa em dados econômicos e políticos ao redor do mundo. A queda das taxas de lucro nos grandes centros financeiros e as manifestações de trabalhadores contra a perda de direitos e conquistas são evidencias disto. Erradicar a miséria humana que se expressa tanto na falta de bens materiais, como a alimentação, quanto de bens não materiais, como educação, em meio a profunda crise econômica e política é um desafio enorme para o curto tempo disponível.

Destacamos do discurso da candidata vencedora, Dilma Rousseff, em sua primeira entrevista, o seguinte:

Somos um país que não tolera mais a injustiça social, que descobriu que só será grande e forte se for de todos...Não alienaremos  nossas riquezas para deixar ao povo as migalhas...A meta é erradicar a miséria do Brasil. Não poderemos descansar enquanto um brasileiro estiver passando fome. (Dilma Rousseff. 1º Discurso após proclamação do resultado das eleições dia 31/10/10).1

Estamos cientes de que a política esta em crise estruturante. Apesar do acirramento do debate não podemos baixar nossa consciência critica e temos que reconhecer que temos algo a fazer, apesar da crise estruturante e permanente do capital.

 

O que fará a administração central da UFBA, no reitorado da Professora Dora Leal Rosa, para fazer face, em meio a profunda crise estrutural do capital, o que está colocada no mais geral como desafio da política em nosso pais para o próximo período?

O que estamos fazendo, nós na e da FACED/UFBA, para enfrentarmos os grandes desafios estruturais de uma ordem sociometabolica comprovadamente inviável a curto prazo? É possível relacionar, articular, estabelecer nexos entre o mais geral da crise estruturante do capital e sua política e, o particular da situação do Brasil e, ainda, o mais específico da educação, em especial do ensino superior e, dentro dele, a produção do conhecimento no campo das teorias educacionais e pedagógicas e a situação da formação dos professores? Como estes desafios se expressam por dentro da universidade e da nossa Faculdade? Quais as mediações que permitem localizar, caracterizar, delimitar tais desafios? Enfim, o que fazer?

Em um exercício limitado ao singular da Faculdade podemos reconhecer a expressão destes desafios em varias dimensões entre as quais destacamos, neste momento, o seguinte: a) necessidade histórica da expansão qualitativa das atividades de ensino pesquisa e extensão, reclamadas pelos setores que buscam a Faculdade de Educação, visível no número, por exemplo, de inscritos no programa de Pós-Graduação em Educação e, as vagas oferecidas, visível no numero dos que não tem acesso aos curso de graduação e especialização oferecidos pela Faculdade; b) Infra-estrutura que está se tornando insuficiente para atender a demanda crescente na faculdade. Faltam salas adequadas para ensino-pesquisa-extensão, equipamentos setores informatizados, faltam docentes e servidores técnico-administrativos; c)Orçamento – que se mantém insuficiente para manutenção reparos, compras de materiais de consumo e materiais permanentes necessários; d) Projeto Político Pedagógico com seus Planos de desenvolvimento da Unidade e dos Departamentos articulados com o Plano de desenvolvimento da Universidade que não é coletivamente assumido em decorrência da intensificação do trabalho docente, não somente no interior da Universidade, mas, para além dela nos inúmeros encargos docentes fora da UFBA; e) Na avaliação institucional, do trabalho docente e da aprendizagem que, ora se impõe, ora se esvaece frente às dificuldades do dia-a-dia; f)Trabalho docente, desequilibrado e intensificado em alguns setores. g) naterceirização, na precarização, na intensificação do trabalho, visíveis: nas firmas contratadas para prestar serviços e que é um verdadeiro inferno administrativo para gestores de unidade; na falta de funcionários e sua substituição pelo trabalho precarizado de estudantes e professores não concursados, precariamente contratados; h) no plano de cargos e salários dos docentes e técnico-administrativos efetivos que, ou estão sendo implementados sem acompanhamento (técnico-administrativos) ou, sofrerão mudanças radicais na base técnica (docentes) estabelecendo-se, no marco legal, tudo o que já afligia os docentes no seu dia-a-dia – nova carreira docente tramitando entre Ministério de Educação (ME) e Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão.

Mais especificamente, podemos visualizar esta crise em fatos concretos como é a situação do programa de Pós-Graduação em Educação e a luta para atingirmos o patamar da nota 5; a luta pela reformulação do curso de educação física; nas condições de oferecimento do curso, sem infra-estrutura adequada, o que demanda um protocolo de compromissos entre a UFBA e o INEP/MEC, a luta para manter os cursos especiais de formação de professores; a luta pela manutenção dos demais programas e projetos – cursos de especialização, PIBID, PIBIC e, demais programas – PROINFANTIL, PROEJA, PROCAMPO, ESCOLA DE GESTORES, ESCOLA ATIVA, PROINFO, entre outros.; a luta pela manutenção da Revista da FACED, bem como, dos demais eventos e comunicações eletrônicas ou não da FACED. A luta para manter o Setor de Informática funcionando com peças de reposição, material para manutenção e bolsistas; a luta para manter a página da Faculdade, com trabalho precarizado de bolsistas; a luta para modernizar a biblioteca.

Como encaminhar tais questões para fazermos alguma coisa concreta, que articule o singular, o particular e o mais geral, na busca de outra lógica para além do capital, no modo de organizar a produção na universidade, antes que nosso prazo chegue ao fim?

A atual direção optou em privilegiar os fóruns democráticos deliberativos da FACED/UFBA. Neste sentido os setores – departamentos, colegiados, secretarias, representações, e outros -, estão chamados a dinamizarem em tais espaços as discussões, deliberações coletivas, para respondermos, de conjunto, aos desafios imediatos postos a FACED. Respostas estas que são circunstanciadas pelas condições objetivas e contingências. Optou em executar as deliberações aprovadas em tais instâncias e buscar ampliar as possibilidades de atuação da FACED, buscando recursos para ampliar fontes orçamentárias como emendas parlamentares e editais das agencias financiadoras, reconhecendo que dentro da lógica capitalista nossa capacidade competitiva é baixíssima. Enfrentando, portanto, contradição que se acirram, dia a dia, pauta os assuntos da presente reunião:

Constam na PAUTA da Reunião os seguintes pontos:

1. ATA

2. EXPEDIENTE E INFORMES

3. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE – Departamento I: 1. Teoria e Pratica da Educação Infantil. Homologação de inscrições, data, tempo de consulta, substituição um professor na banca, compatibilização das bancas, aprovação barema prova de títulos, apresentação barema prova didática e escrita. 2. Psicologia da Educação: Classe, regime de trabalho, titulação, especificidades dissertação/tese. Pontos, componentes Banca.

4. EDITAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE NA UFBA – Alterações: Sugestões da FACED.Sugestões da FACED para alterações no Edital Geral da UFBA e nas resoluções de 1997, 2004 e 2010.

http://www.supac.ufba.br/EditalComum_2005/Rotina_Concurso.doc

http://www.concursos.ufba.br/docentes/2010/editais/edital-04-2010_ssa-vc.pdf

5. PROCESSOS. Constam:

    1. - PROCESSOS ACADÊMICOS:

5.2..1. – 23066.049899/10-91 JOYCE KONIG DE AMORIM – Trancamento de disciplina fora do prazo. Aprovado no Colegiado do Curso.

5.2.2. – 23066.050099/10-21. MANUELA SANTOS LIMA CARDOSO. Trancamento de disciplina. Aprovado no colegiado do curso.

5.2.3. 23066.038875/10-61. LAIS DE ALMEIDA CÂMARA. Permanência no curso. Favorável a permanência. Aprovado pelo colegiado do Curso em 30.08.10. A SUPAC devolveu por tratar-se de segunda solicitação de permanência.

    1. - ESTAGIO SUPERVISIONADO – Relatório doa Comissão Departamento II observando Notificação Recomendatória Lei do Estagio do Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral do Trabalho 5º Região.

    2. - CARGA HORÁRIA DOCENTE. Art. 119 do Regimento Geral da UFBA.

    3. - REVISTA FACED. Encaminhamentos professor Nelson Pretto.

    4. - CONCESSÃO INSTALAÇÕES CEFE. Centro de Educação Física e Esporte à Policia Militar para Carnaval 2011.

    5. - CURSO ESPECIALIZAÇÃO. Especialização em Metodologia do Ensino para Classes Iniciais – Programa Escola Ativa. Proposta coordenada pelo professor Dr. Cláudio de Lira Santos Júnior. Aprovado no departamento com parecer ressaltando a relevância do Curso para os professores da rede Pública que trabalham nas escolas do Campo.

  6. O que ocorrer

É nesta perspectiva, portanto, que entramos no expediente da Faculdade, informando a todos os 30 pontos que circularam na administração e, dentre outros, os que exigem deliberações da Egrégia Congregação.

 

  1. CONSUNI . Ocorreu dia 27 de outubro a reunião extraordinária do Conselho Universitário  -  Sala dos Conselhos do Palácio da Reitoria, com a seguinte Ordem do Dia: 01 - Processo nº. 23066.030282/06-89 - Regimento Interno da CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação).  Relator: Ex-Comissão de Política de Pessoal e Modernização Administrativa  Comissão de Normas e Recursos . APROVADO COM UNANIMIDADE.  02 - Processo nº. 23066.031938/07-25 - Invasão de terreno da UFBA.  Relator: Comissão de Patrimônio, Espaço Físico e Meio Ambiente . Ocorreu um profícuo debate mas não houve deliberação por falta de quorum ao final da reunião.

  2. Reunião Comissão do CONSUNI: a0 Assuntos Acadêmicos; b) Gestão de Pessoal no dia 27 de outubro de 2010. Na pauta: Trabalho docente, regime trabalho, carga horária, carreira e quadro de pessoal docente e técnico administrativo da UFBA

  3. PRO-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL. Reunião com diretores no dia 27 de outubro de 2010, quarta-feira, na pauta: medidas desburocratizantes; férias “online”; dimensionamento de pessoal; remoção de servidores técnico-administrativos; estagio probatório; capacitação de servidores; exposição da situação nas unidades por parte de diretores. Apresentamos todos os problemas afetos a pessoal tanto docente, quanto técnico-administrativo.

  4. AVALIAÇÃO DOCENTE – Encaminhamentos da professora Maria Couto sobre processo de avaliação do desempenho dos docentes nas disciplinas, por parte dos estudantes. Congregação já deliberou pela ampliação da avaliação que ficou restrita ao curso de pedagogia no ano de 2009. A proposta é de ampliar aos demais cursos da FACEC UFBA em 2010.

  5. REFORMAS das Instalações FACED e CEFE e Instalação do elevador. Segundo informações do setor de Planejamento Físico e da Prefeitura (Elevador), as obras de reforma entram em licitação na semana de 03 de outubro e o elevador deverá ser instalado no prazo de 60 a 90 dias a contar da aprovação das licitações que estão sob embargo jurídico.

  6. REUNIÃO ENTRE REITORA DA UFBA PROFESSORA DORA LEAL ROSA E DIRIGENTE DA SECAD/MEC – ANDRE LAZARO. Na pauta recursos para construção do Alojamento, Refeitório e Auditório no CEFE para atender demanda Educação do Campo e recursos para as atividades dos Tempos Escolas e Tempo Comunidade previstos para 2011. Dia 10 de novembro de 2010 em Brasília.

  7. SETOR DE EXTENSÃO DA FACED. Os projetos estão sendo aprovados nos Plenos departamentais e estão sendo inscritos com os seguintes problemas: a) eventos pagos em especificações de detalhes; b) faltando dados nos formulários eletrônicos como, por exemplo, especificação das áreas e; c) eventos inscritos na FACED com especificação da área da Saúde provenientes do Departamento III.

  8. FORUMDIR. XXX ENCONTRO NACIONAL DO FORUMDIR na UDESC – Santa Catarina, período de 17 a 19 de 2010. NA PAUTA Educação a Distancia entre outros assuntos.

  9. EVENTOS OCORRIDOS: Destacar e elogiar a realização do: a) Seminário Sobre “Ética Hacker e do Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico na FACED”, ocorrido no dia 18 a 19 de outubro de 2010; b) IX Encontro Estadual do Fórum da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA BAHIA, ocorrido em 22 e 23 de outubro de 2010; c) Seminário Integrado PIBID Pedagogia e Educação do Campo – UFBA, ocorrido em 23 de outubro; d) IV Colóquio Internacional Saberes e Práticas, ocorrido de 25 a 28 de outubro. “Uma vez todo mês. Organizado pelo GELIN. Projeto Salvador Lê- Observatório de Leitura, ocorreu em 25 de outubro Lembranças da escola nas memórias de agora.

  10. Licenciatura em Educação do Campo. Realização do V Tempo Comunidade dias 5 a 7 na casa Kolping.

  11. III SEMINARIO DO POLO DE REFERENCIA EM FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO,dia 5 de novembro na FACED pela tarde e na Casa Kolping a noite com a presença de uma delegação de Haitianos.

  12. FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA e o Seminário Interativo com professores da Rede Pública da Bahia, dia 6 de novembro de 2010 no Centro Educacional Edgard Santos pela manha e na FACED . Em discussão e elaboração as referencias básicas curriculares para a educação física na rede de ensino da Bahia..

  13. ESPECIALIZAÇÕES ABERTURAS: Educação Infantil, sob coordenação da professora Dra. Mary Arapiraca, em tramitação e Educação de Jovens e Adultos, coordenação da professora Dra. Sandra Maria Siqueira, abertura com a presença da Reitora dia 26 de outubro de 2010.

  14. CONVITES RECEBIDOS. a) IX Encontro Estadual da ANFOPE- PB dia 5 de novembro de 2010. b) Semana de Educação Física da UFBA de 08 a 12 de novembro de 2010

  15. ELEIÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFBA. A ocorrer no período de 3 a 4 de novembro de 2010.

  16. Mudança na função de Coordenação de apoio na Pedagogia, período noturno por solicitação do Colegiado do Curso de Pedagogia. Sai a professora Nelma de Cássia Silva Sande Galvão e assume a Professora Maria Izabel Ribeiro.

  17. Edital do PIBID Diversidade para Educação do Campo Prazo encerra dia 22/11/10.

  18. Edital CAPES 35 LICENCIATURAS INTERNACIONAIS. Reencaminhamos solicitação dos pareceres para entender porque Educação Física não foi contemplada entre os quatro projetos enviados pela UFBA.

  19. CRIAÇÃO INSTITUTO EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DA UFBA. Andamento processo 000402/10-36 criação do Instituto de Educação Física, Esporte e Lazer. Continua na Comissão de Normas e recursos do CONSUNI desde 07/01/2010.

  20. SOLINIDADE DE COLAÇÃO DE GRAUS CURSOS DA FACED. Reafirmar solicitação já encaminhada para que os coordenadores de colegiado apresentem para aprovação na congregação de normas e regras para as solenidades compatíveis com as normas estatutárias e regimentais da UFBA.

  21. PROTOCOLO firmado entre UFBA e o INEP/MEC a respeito das condições de funcionamento do Curso de Educação Física da UFBA – ANEXO 01.

  22. PROTOCOLO entre a UFBA e a FINEP para realização da Pesquisa sobre Diagnóstico do Esporte no Brasil. Em tramitação.

  23. APROVAÇÃO NO CNPQ projeto de pesquisa a ser implementado por professores da UFSCarlos sob a responsabilidade do Professor Dr. João dos Reis e a UFBA/FACED, sob responsabilidade dos professores, Franca Rocha, Regina Filgueiras Antoniazzi, Cláudio de Lira, Celi Taffarel. Temática: Intensificação do trabalho docente na UFBA.

  24. REVISTA DA FACED/UFBA. Encaminhamento do Editor Chefe, professor Nelson Pretto, a Egrégia Congregação, para apreciação, do que está no anexo 02.

  25. VISITA ESTUDANTES DO HAITI ao Brasil organizada pela Via Campesina. ChegaRAM dia 05/11/10. Participaram de atividades organizadas pelo MST/BA. Na UFBA/FACED participaram de atividades previstas nos dias 5 junto a Licenciatura em Educação do Campo – V Tempo Comunidade na Casa Kolping, Boca do Rio e, do III Seminário do Pólo de Referencia em Formação e Pesquisa em Educação do Campo, dia 5 de novembro a noite.

  26. ABAIXO-ASSINADO. Dos Professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA refutando a acusação de racista contra professor Dr. Luiz Filgueiras.

  27. Concessão de título de Cidadã Baiana a professora Celi Taffarel, pelos relevantes serviços prestados, a ser entregue durante Festival de Ginástica: Alegria na Escola, no dia 6 de novembro sábado, às 11 horas, concedido pela Câmara de Deputados do Estado da Bahia. Diário Oficial. Caderno 3. Dia 14/12/07. Aprovado em 13/12/07 Resolução Nº. 1.419.

  28. AFASTAMENTOS: Dia 12/11/10 para participar de reunião na SECAD MEC sobre Diretrizes curriculares para as Licenciaturas Interdisciplinares e alocação de recursos para a Educação do Campo. 16 a 19 de novembro de 2010, para participar do Fórum de Educação do Campo em São Luiz do Maranhão, UFMA. Dia 25/11 defesa tese doutorado na UNICAMP e , dia 26/11 Fórum sobre Diretrizes curriculares na UESB.

  29. ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES enviou sitio dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes http://amigosenff.org.br/site/.

  30. RECESSO DE FINAL DE ANO – Revezamento de turmas de trabalho nas duas semanas 20 a 24 de dezembro de 2010 e 27 a 31 de dezembro de 2010. Recesso com compensação de horários.

  31. DECRETO Nº 7.352 de 04 de novembro de 2010 EDUCAÇÃO0 DO CAMPO. Dispõe sobre a educação do campo e o programa nacional de educação na reforma agrária – PRONERA.

  32. II SEMINÁRIO PIBID dias 09 e 10 de novembro de 2010.

  33. ENCONTRO DA ANFOPE BAHIA dia 09 de novembro de 2010, as 16 horas.

  34. UAB/CAPES CURSO ESPECIALIZAÇÃO. Abertas as inscrições para oferta de ursos de especialização a Distancia Prazo até 16 de novembro de 2010.

  35. LICITAÇÕES REFORMAS CEFE. Abertas. Verificar in www.comprasnet.gov.br UASG 153038.

  36. Instalação da COMISSÃO DE ENSINO para acompanhar a nova proposta curricular. Instalada dia 09 de novembro de 2010. Componentes: CLAUDIO DE LIRA SANTOS JÚNIOR, ROBERTO COLAVOLPE, PRUDENTE NETO.FERNANDO REIS DO ESPIRITO SANTO.

ASSUNTOS DA PAUTA QUE EXIGEM DELIBERAÇÃO DA CONGREGAÇÃO

 

1. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE Departamento I: 1. Teoria e Pratica da Educação Infantil. Homologação de inscrições, data, tempo de consulta, substituição um professor na banca, compatibilização das bancas, aprovação barema prova de títulos, apresentação barema prova didática e escrita. 2. Concurso Psicologia da Educação: Classe, regime de trabalho, titulação, especificidades dissertação/tese. Pontos, componentes Banca.

 

2. EDITAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE NA UFBA – Sugestões da FACED para alterações no Edital Geral da UFBA e nas resoluções de 1997, 2004 e 2010.

http://www.supac.ufba.br/EditalComum_2005/Rotina_Concurso.doc

http://www.concursos.ufba.br/docentes/2010/editais/edital-04-2010_ssa-vc.pdf

 

3. PROCESSOS ACADÊMICOS:

3.1. – 23066.049899/10-91 JOYCE KONIG DE AMORIM – Trancamento de disciplina fora do prazo. Aprovado no Colegiado do Curso.

3.2. – 23066.050099/10-21. MANUELA SANTOS LIMA CARDOSO. Trancamento de disciplina. Aprovado no colegiado do curso.

3.3. 23066.038875/10-61. LAIS DE ALMEIDA CÂMARA. Permanência no curso. Favorável a permanência. Aprovado pelo colegiado do Curso em 30.08.10. A SUPAC devolveu por tratar-se de segunda solicitação de permanência.

 

4. ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Relatório doa Comissão Departamento II observando Notificação Recomendatória Lei do Estagio do Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral do Trabalho 5º Região.

 

5. CARGA HORÁRIA DOCENTE. Art. 119 do Regimento Geral da UFBA.

 

6. REVISTA FACED. Encaminhamentos professor Nelson Pretto.

 

7. CONCESSÃO INSTALAÇÕES CEFE. Centro de Educação Física e Esporte à Policia Militar para Carnaval 2011.

 

8. CURSO ESPECIALIZAÇÃO. Especialização em Metodologia do Ensino para Classes Iniciais – Programa Escola Ativa. Proposta coordenada pelo professor Dr. Cláudio de Lira Santos Júnior. Aprovado no departamento com parecer ressaltando a relevância do Curso para os professores da rede Pública que trabalham nas escolas do Campo.

 

 

 

ANEXO 01

TERMO DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA FINS DE RENOVAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO.

 

 

Levando em consideração as sugestões de Protocolo de Compromisso datado de 29/03/10, encaminhado pelo INEP/MEC, bem como, as deliberações do Colegiado do Curso de Educação Física, do Departamento de Educação Física da FACED/UFBA e, os encaminhamentos da Congregação da FACED/UFBA, e ainda, em atendimento a LEI Nº 10.861/2004 no seu artigo 10º e o Decreto nº 5.773/2006 no seu artigo 61, estamos apresentando os Termos do Protocolo de Compromisso conforme abaixo descritos.

 

1. DIAGNOSTICO ATUAL :

 

O relatório nº 53166 da comissão de verificação, exarado em 19 de abril de 2008, permite-nos concluir que os corpos docente, discente e técnico-administrativo do curso apresentam características fortemente positivas, estando adequados às necessidades de um curso com bom padrão de qualidade. Entretanto, no que se refere às dimensões 1 (organização didático-pedagógica) e 3 (instalações físicas), o mencionado relatório apontou sérias deficiências. Quanto à dimensão 1, constatou-se a desatualização e a inadequação do projeto pedagógico relativamente às Diretrizes Curriculares Nacionais; no que concerne à dimensão 2, verificou-se falta de condições adequadas no Centro de Esportes, na biblioteca, no prédio da escola (deficiências para a acessibilidade), na aparelhagem da sala de musculação, nas salas de ginástica geral e de ginástica rítmica, na pulverização das atividades práticas pelos três campi e no mobiliário e nos recursos áudio-visuais das salas de aula.

Obviamente, a situação descrita não escapava ao Colegiado do Curso, ao Departamento de Educação Física e à Faculdade de Educação, os quais já vinham se mobilizando, mesmo antes da visita da comissão de verificação, para encontrar os meios de superá-la, mobilização essa intensificada pela mencionada visita e pelas observações constantes do citado relatório. As ações daí decorrentes engendraram as condições para que fossem tomadas as medidas necessárias ao saneamento das deficiências apontadas, como se verá a seguir.

Em relação à dimensão 1, o Colegiado do Curso promoveu ampla discussão nos corpos docente e discente, com vistas à modificação e atualização do projeto pedagógico, adaptando-o às Diretrizes Curriculares Nacionais. O novo projeto já foi elaborado, aprovado nas instâncias pertinentes da Faculdade de Educação e enviado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para análise e encaminhamento ao Conselho Acadêmico de Ensino, órgão de deliberação superior da UFBA ao qual se atribui, por disposição estatutária, a competência para apreciação e aprovação final do projeto.

Com respeito à dimensão 3, várias ações já foram implementadas, tanto relativamente às instalações da Faculdade de Educação (FACED), quanto ao Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UFBA. A situação destes dois ambientes de ensino, pesquisa e extensão da UFBA é a seguinte:

 

a) A Faculdade de Educação encontra-se em processo de reformas para atender critérios de acessibilidade e para modernizar suas instalações que datam de 1974. O elevador da FACED está em processo de licitação para a sua implementação por parte da Prefeitura de Campus, devendo ser instalado até novembro de 2010. Os recursos para as reformas são advindos do REUNI e montam a R$ 600.000,00. As obras aprovadas pela Congregação da FACED estão em execução pela Divisão de Planejamento Físico da PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DA UFBA – PROPLAN. Deverão estar concluídas até julho de 2011;

 

b) As salas de aula da FACED/UFBA, que são em um total de 23 salas, com mais dois auditórios e três laboratórios de informática foram equipados com material didático de multiuso - televisões, aparelhos de projeção (data-show), computadores bem como, aparelhos para climatização das salas (Split);

 

c) Foram inaugurados mais um laboratório de informática e dois laboratórios para pesquisas na área de Educação: informação e comunicação;

 

d) A Biblioteca adquiriu livros e ampliou o seu acervo, com aquisições específicas destinadas ao curso de educação física, comprou cadeiras mais adequadas e passa por um processo de manutenção, no qual se incluem pintura e manutenção de mesas e balcão, processo esse que deverá ser concluído até Março de 2011;

 

e) As salas de musculação e de ginástica estão sendo transferidas para o Centro de Educação Física e Esporte da UFBA, que passa por um processo de reformas do prédio com salas de aulas e banheiros, com recursos advindos da emenda parlamentar (Deputado Emiliano/PT) no valor de R$ 650.000,00 e mais R$ 150.000,00 de verbas do REUNI para reformas das quadras esportivas;

 

 

2. SÃO METAS DA INSTITUIÇÃO:

 

a) encaminhar as reformas curriculares ao Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA até 1º de novembro de 2010, para apreciação, com vistas à vigência do novo currículo a partir de 2011.1. Responsabilidade da Pró-reitoria de Ensino de Graduação;

 

b) Instalar o processo de licitação das obras de reforma da FACED/UFBA, até novembro de 2010, obras estas a serem concluídas até julho de 2011. Responsabilidade da PROPLAN – Coordenação de Planejamento Físico.

 

c) Concluir os cálculos e encaminhar para licitação o projeto arquitetônico elaborado pela Coordenação de Planejamento Físico da UFBA e aprovado na Congregação da FACED/UFBA, até novembro de 2010, para reformar o prédio de aulas no CEFE – Centro de Educação Física e Esporte da UFBA até julho de 2011. Responsabilidade da PROPLAN – Coordenação de Planejamento Físico.

 

d) Instalar Comissão de Ensino para acompanhamento da nova proposta curricular com componentes do colegiado de educação física, até novembro de 2010, com representação de técnico-administrativo, estudantil e com um consultor, assessor externo com designação da Congregação da FACED/UFBA;

 

e) Promover ações, até novembro de 2010, para implementação da parceria, com constituição da Comissão interinstitucional – UFBA e Governo do Estado da Bahia, visando a construção de instalações esportivas, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, conforme protocolo aprovado pelo Conselho Superior da UFBA (CONSUNI) em novembro de 2009, que abrigarão atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão previstas pelo Colegiado do Curso de Educação Física e, constantes do Plano de Desenvolvimento do Departamento III - Educação Física da FACED/UFBA, no qual estão previstos: curso de graduação plena em Educação Física (Licenciatura) noturno, Especialização, Mestrado, Grupos de Pesquisa e atividades de extensão relacionadas a Educação Física e, a formação de professores da escola básica do campo e da cidade. Prazo de execução até o primeiro semestre de 2014, ano de abertura da Copa do Mundo no Brasil.

 

3. RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DAS MEDIDAS:

 

Pró- reitoria de Planejamento – PROPLAD - Prof. Dr. Luiz Rogério Leal.

Pró- reitoria de Graduação – PROGRAD – Prof. Dr. Ricardo Carneiro de Miranda Filho.

Direção da Faculdade de Educação – FACED - Prof. Dr.ª Celi Zulke Taffarel.

Coordenação do Colegiado de Educação Física – Prof. Dr. Cláudio De Lira Santos Júnior.

 

 

4. Prazo total para execução das medidas:

 

 

Assumimos neste Termo de Compromisso que todas as medidas recomendadas pela Comissão de Avaliação foram atendidas dentro do prazo sugerido, exceto as relacionadas ao cronograma de Obras Físicas que depende de tempo maior para sua execução, encontrando-se, no entanto em processo de finalização de cálculos para entrar em processos licitatórios.

 

 

Salvador , 19 de outubro de 2010.

 

 

 

Magnífica Reitora da Universidade Federal da Bahia

Profa. Dra. Dora Leal Rosa

ANEXO 02 REVISTA FACED-UFBA

 

De: pretto.ufba@gmail.com [mailto:pretto.ufba@gmail.com] Em nome de Nelson Pretto
Enviada em: sexta-feira, 29 de outubro de 2010 16:22
Para: CELI ZULKE TAFFAREL
Assunto: para a contregação sobre a revista

Prezada Celi,

 

Venho por meio desta solicitar que seja submetida à Egrégia Congregação da nossa Faculdade a proposta que ora encaminho com relação à nossa Revista da FACED.
A Revista da Faced passou por um processo de institucionalização ao longo dos últimos anos, culminando com a definição através da Congregação de uma Comissão Editorial, composto por representantes dos três Departamentos, dos colegiados de graduação e pós-graduação, na época apenas da pós em Educação.
Ao mesmo tempo, fui indicado por essa comissão, enquanto diretor da unidade e pesquisador do CNPq, para ser o novo editor da Revista.
Ao longo desse tempo a revista passou por profundas modificações, entre as quais a total migração da mesma para o sistema SERR, que viabilizou a gestão e a publicação da mesma em arquivos abertos na internet sem, no entanto, a mesma deixar de ser publicada impressa.

(1)  Apreciação da substituição do editor atual ou a sua permanência (Fico à disposição mas se alguém desejar assumir, por favor, sinta-se à vontade!);

(2)  Dissolução da atual Comissão Editorial através de carta de agradecimento e certificação aos seus atuais membros com o intuito de garantir sua renovação;

(3)  Determinação do mandato de dois anos para os novos membros da Comissão Editorial da revista (Proposta de Paulo Gurgel);

(4)  Instituição da nova configuração da Comissão Editorial. Que sejam convidados para permanecer compondo a Comissão Editorial os atuais representantes dos setores da unidade, alertando no entanto que, para tal, a demanda é grande e que além de uma ativa participação no pensar o futuro da revista, a  leitura prévia de todos os artigos submetidos, como primeiro parecerista da revista. Caso os atuais representantes não desejem ou não possam permanecer, solicitar até o final do corrente mês a indicação de novos representantes para compor a comissão editorial.

(5) Essa comissão editorial deverá ser composta de:
i. representante do departamento de educação 1
ii. representante do departamento de educação 2
iii. representante do departamento de educação de Educação Física
iv. representante do colegiado de pos graduação em Educação
v. representante do colegiado de pos graduação em Difusão do Conhecimento
vi. representante do colegiado de pedagogia
vii. representante do colegiado de ciências naturais
viii. representante do colegiado de educação física
ix. representante dos alunos de pós-graduação
x. representação dos professores, indicado pela congregação
xi. bibliotecária chefe da FACED, representando os servidores técnico-administrativos

6. Indicar que seja computado na carga horária de cada membro desse Comitê Editorial 2 horas semanais de atividade, e do Editor, 4 horas semanais na sua carga de trabalho juntos aos seus Departamentos. 

7. Manter o servidor Alvaro Cardoso como Secretário de Redação da Revista da FACED

8. Discutir, sugerir e aprovador novos membros para o Conselho Editorial Internacional e Nacional da revista, com os nomes a seguir indicados, reconduzindo, caso assim desejem, os atuais membros in totem. (sugestões abaixo)

9.  Delegação ao novo Conselho Editorial do poder de decidir sobre a composição do Conselho Editorial Nacional e Internacional desta revista;

 

Na expectativa de uma urgente posição de nossa Congregação sobre o tema, coloco-me à disposição.
Saudações Universitárias

Nelson De Luca Pretto
Professor - Departamemento de Educação II
Editor da Revista

 

Conselho Editorial -Atual

EDITOR
Nelson De Luca Pretto (nelson@pretto.info)

CONSELHO EDITORIAL INTERNACIONAL
Yves Lenoir - Université de Sherbrooke (Québec)
Leoncio Vega Gil - Universidade de Salamanca (Espanha)
Michael Young - Universidade de Londres - London Knowledge Laboratory
Paulo Maria Bastos da Silva Dias - Universidade do Minho (Portugal)
Carolina Silva Souza - Universidade de Algarve (Portugal)

CONSELHO EDITORIAL NACIONAL
Afrânio Catani – USP
Ana Lúcia Eduardo Farah Valente – UnB
Antonio Flávio B. Moreira – UCP/RJ
Eunice Trein – UFF
Graça Paulino – UFMG
Heleusa Figueira Câmara – UESB
Jacques Therrien – UFC
Lucília Regina de S. Machado – UFMG
Maria Antonia Coutinho – UNEB
Paulo Gileno Cysneiros – UFPE
Roberto Romano – UNICAMP

COMISSÃO EDITORIAL / Faced
Cleverson Suzart Silva
Dinéa Maria Sobral Muniz
Eduardo Sande
Iara Rosa Farias
Lúcia Maria da França Rocha
Maria Cecília de Paula Silva
Prudente Pereira de Almeida Neto

Secretário de Redação e Revisor
Álvaro Cardoso de Souza (alvaroc@ufba.br)

Normalização
Sônia Chagas Vieira (svieira@ufba.br)

 

Proposta de novos Membros

Marilia Miranda (FE UFG)
Reinaldo Fleuri - Professor Titular - Universidade Federal de Santa Catarina-https://www.plaxo.com/display_entry?e=12885486095-406974691-1607523774&t=breminder
NUCLEO MOVER (CED/UFSC) - www.mover.ufsc.br Campus Universitário Trindade - 88040-900 Florianópolis SC
rfleuri@gmail.com - reinaldo@mover.ufsc.br
skype: fleuri01  - work: 48 3721 8702   - mobile: 48 9132-0030   - fax: 48 3721 870
Edvaldo Couto (FACED/UFBA)
Vani Moreira Kenski (USP) - vani@pq.cnpq.br
Guacira Lopes Louro (UFRGS) - guacira.louro@gmail.com
Fernando Seffner (UFGRS) - fernandoseffner@gmail.com
Silvana Goellner - goellner@terra.com.br
Dagmar Estermann Meyer (UFRGS) dagmar.meyer@pq.cnpq.br
Celso Favaretto - (USP) - não consegui localizar o email
Alfredo Veiha-Neto (UNISINOS)
Betânia (UFRN)
Carlos Alberto - Bebeto (UFSC)
Eduardo Terrzan (UFSM) - eduterrabr@yahoo.com.br
Carlos Roberto Jamil Cury (PUC MG)
Otavio Medieros (Unijui)
Erasto - diretor fa FE UnB)
Marcio D'Olne Campos - mdolnecampos@terra.com.br - Celular : (21) 8227-4912 Telefone residencial: (21) 2537-4915 
Site pessoal : http://www.SULear.com.br Endereço residencial 
R. Pinheiro Guimaraes 115/bl. 1/ap. 403, Botafogo - 22281-080 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Edemilson Brandão (UFP)
Lucidio Bianchetti (UFSC) - lucidiob@uol.com.br
Valéria (UAM)
Romero Tavares (UFPb) - romero@fisica.ufpb.br
Lindomar Boneti (PUC PR) - lindomar@boneti.com
"valdemar sguissardi" <vs@merconet.com.br>,

Charbel El-Han (UFBA
Soraia Lobo (IQ-UFBa, Dr.. Educa UFBA)
Tereza Santos (UEFS, Dr. Qui Unicamp) ciencias ambientasi e humanas. \BIO)

Internacional

Antonio Rodrigus de Las Heras - Espanha - antonio.rodriguezdelasheras@gmail.com
Fernando Ramos - Universidade de Aveiro  - Dept de Comunicação e Arte 
3810-193 Aveiro, Portugal
Guillermo Orozco - CALLE DE LA NOCHE 2583, COLONIA JARDINES DEL BOSQUE  - GUADALAJARA, JALISCO. C.P.
44520 - MEXICO 
Hugo Pardo Kuklinski - Facultad de Empresa y Comunicación - Universidad de Vic 
Sagrada Família, 7. 
CP: 08500 VIC. Barcelona. España
António Nóvoa - 5. Universidade de Lisboa - Alameda da Universidade
Cidade Universitária - 1649 - 004 Lisboa
Olga Bailey - Universidade Trent de Nottingham
Novos nomes para a revista

Educação: histórias, exercícios e reflexões.

HUMANITAS - já existem muitas outras
HUMANITAS: Revista da FACED/UFBA - já existem muitas outras.

Revista de Educação: utopias possíveis

Revista de Educação: utopias (im) possíveis

Educação: utopias (im) possíveis

Inspirada em Jung (Memórias, sonhos e reflexôes) e em Marc Bloch (Apologia da história ou o ofício do historiador) também pensei nestes: 

Revista de Educação: histórias, exercícios e reflexões.

Revista de Educação: o ofício do educador no mundo contemporâneo

abracos
Nelson Pretto

ANEXO 04 SOBRE CONCURSO PUBLICO

Reunião da Congregação

SEQUÊNCIA DE ASSUNTOS

 

  1. Concurso: Teoria e Prática da Educação Infantil

    1. Leitura e discussão dos pareceres elaborados pela comissão para homologação de inscrições dos candidatos;

    2. Homologação da data do concurso: 13 a 17 de dezembro de 2010 atendendo determinação do Edital 04/2010;

    3. Determinação do tempo para consulta bibliográfica para prova escrita conforme exigência da Resolução 01/2007 do CONSUNI;

    4. Substituição de um dos membros da comissão julgadora em função da incompatibilidade de agendas;

    5. Compatibilização da comissão julgadora com inscrições homologadas para divulgação ampla conforme exigência da Resolução 03/2010 do CONSUNI;

    6. Aprovação do barema da Prova de Títulos conforme Resolução 03/2010 do CONSUNI;

    7. Apresentação dos baremas da Prova Didática e da Prova Escrita para conhecimento da Congregação e posterior decisão da Comissão Julgadora sobre a sua adequação e uso por ocasião do concurso.

 

  1. Concurso: Psicologia da Educação

2.1 Apresentação da classe de professor e detalhamento das exigências da formação dos candidatos e especificidade de dissertações/teses;

2.2 Apreciação e aprovação dos pontos;

2.3 Apreciação e aprovação preliminar da lista quíntupla de professores de outras instituições para compor a comissão julgadora.

 

 

 

Rotina de Realização de Concurso Público de Docente para a Carreira do Magistério Superior

Os Concursos Públicos de Docentes para a Carreira do Magistério Superior na UFBA, são regidos pela Resolução 01/97 do Conselho Universitário, publicada no Boletim Informativo SOC – Edição Especial, Salvador, agosto de 1997.

 

 

PROGRAD

  • Informa aos Departamentos o nº de vagas distribuídas pelo CONSEPE e solicita a definição quanto à matéria do Concurso, classe e regime de trabalho.

"Art. 6. O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria"

 

 

 

DEPARTAMENTO(S)

 

  • Recebe comunicação da PROGRAD sobre a distribuição das vagas do Concurso

  • Em reunião plenária aprova e comunica à Direção da Unidade:

  1. Matéria de concurso

  2. Classe

  3. Regime de trabalho: DE (dedicação exclusiva) ou 20 horas (conforme Resolução 03/90 do Conselho Universitário)

  • Recebe os processos de inscrição dos Candidatos da Direção da Unidade para conferência da documentação

  • Confere a documentação

  • Prepara a lista dos inscritos e envia à Direção para homologação da Congregação

  • Em reunião plenária prepara a lista dos 08 (oito) nomes, sendo três do próprio departamento e cinco de outras instituições (inclusive aposentados da UFBA), conforme o Artigo 170, § 1º, da Resolução 01/97 do Conselho Universitário, dentre os quais serão escolhidos, pela Congregação da Unidade, os membros da Comissão Julgadora.

  • Elabora cronograma do concurso e encaminha à PROGRAD para ciência e controle, atendendo ao prazo máximo de 120 dias, após o encerramento do prazo de inscrições, para realização do concurso, conforme Artigo 146 da Resolução 01/97 do Conselho Universitário

  • Envia, para aprovação da Congregação, lista de cinco a dez pontos para o concurso, versando sobre itens dos programas de disciplinas da área em concurso, bem como a natureza da prova (escrita ou teórico-prática) nos casos de Assistente ou Auxiliar

  • Apóia a comissão na realização do concurso

DIREÇÃO

  • Envia ofício à PROGRAD solicitando publicação do Edital, informando, matéria do Concurso, classe e regime de trabalho, aprovados pelo Departamento.

  • Afixa as normas dos concursos (Resolução 01/97 do Conselho Universitário e Edital 03/2004, com suas eventuais retificações) e dá ciência delas aos candidatos.

  • Faz inscrições dos Candidatos, abre processo e envia aos Departamentos para conferência dos documentos e preparo da lista dos inscritos.

  • Caso não haja nenhum candidato inscrito, comunica à PROGRAD e mantém abertas as inscrições por mais 15 dias, conforme edital.

  • Reúne a Congregação para homologar as inscrições do Concurso e envia a lista para a SUPAC para publicação na página www.concursos.ufba.br

  • Reúne a Congregação para escolher os componentes da Comissão Julgadora (três titulares e dois suplentes), conforme Artigo 170, § 1º, da Resolução 01/97 do Conselho Universitário (sendo dois titulares e um suplente de outras instituições).

  • Reúne a Congregação para aprovar a lista de pontos para o concurso, enviada pelo Departamento, bem como a natureza da prova (escrita ou teórico-prática) nos casos de Assistente ou Auxiliar.

  • Dá conhecimento aos candidatos da lista de pontos para o concurso, com antecedência mínima de 30 dias do início das provas do concurso.

  • Agenda exame de Inspeção de Saúde com a Direção do SMURB, para período imediatamente seguinte à homologação do resultado da primeira etapa do concurso.

  • Faz contato com os membros da Comissão julgadora e, se necessário, providencia recursos para as despesas com os membros que sejam de fora da UFBA.

  • Instala a Comissão Julgadora do concurso em Sessão Publica da Congregação, com a presença dos membros da comissão julgadora, candidatos ao concurso e presentes interessados. Na própria sessão de instalação a comissão escolhe o seu presidente entre os seus pares, que assume a direção dos trabalhos e apresenta ao plenário o Calendário de Atividades do Concurso. Esta sessão é suspensa pelo tempo necessário à realização do concurso, conforme o cronograma apresentado, encerrando-se ao final dos trabalhos, com a divulgação do resultado e entrega do relatório pela comissão ao Presidente da Congregação.

  • Reúne a Congregação para homologar o Relatório Final da Comissão Julgadora do Concurso e envia os processos aprovados com os respectivos documentos à CPPD para análise e parecer.

  • Constitui processo, com a lista dos aprovados, e encaminha para SMURB, que realizará a segunda etapa do concurso.

  • Caso não haja nenhum candidato aprovado, depois de expirado o prazo de recursos solicita ao Gabinete do Reitor republicação de Edital.

  • Encaminha os processos de contratação à CPPD

 

SUPAC

  • Recebe ofícios dos Departamentos com as informações solicitadas anteriormente pela PROGRAD para publicação do Edital de Concurso

  • Prepara o Edital e envia à SPE para publicação no D.O.U.

  • Envia cópia do extrato do Edital publicado no D.O.U. para Diretores de Unidades de Ensino.

  • Recebe a relação dos inscritos para o Concurso homologado pela Congregação da Unidade e faz a publicação na página www.concursos.ufba.br.

  • Recebe a lista dos pontos para Concurso e faz a publicação na pagina www.supac.ufba.br

  • Recebe os processos de contratação analisados pela CPPD e autorizados pelo Vice-Reitor

  • Prepara Portaria de Homologação de Concurso e envia a SPE para publicação no D.O.U.

  • Despacha os processos de contratação à SPE juntando cópia da Portaria de Homologaçãodo Concurso.

SAD

  • Recebe o extrato do Edital de Concurso

  • Envia extrato de Edital de Concurso para jornal de grande circulação da cidade

 

SMURB

 

  • Recebe a lista com a indicação dos candidatos que serão submetidos à segunda etapa do concurso: etapa de Inspeção de Saúde.

  • Realiza os exames de acordo com o previsto no edital.

  • Envia ofício com parecer para a CPPD, referente à segunda etapa do concurso, o qual será anexado ao processo de contratação.

 

 

CPPD

 

  • Recebe os processos de contratação.

  • Analisa a primeira etapa do concurso e aguarda o parecer do SMURB.

  • Recebe o processo com parecer do SMURB, referente à segunda etapa do concurso, e anexa ao processo de contratação.

  • Analisa e emite parecer sobre o concurso em duas etapas.

  • Encaminha ao Gabinete do Reitor o processo do concurso para aprovação.

 

GABINETE

 

  • Recebe o processo

  • Aprova

  • Encaminha à SUPAC para publicação no D.O.U.

 

 

SPE

  • Recebe o extrato do Edital de Concurso

  • Envia para o Diário Oficial da União para publicação

  • Recebe Portaria de Homologação de Concurso

  • Envia para o Diário Oficial da União para publicação

  • Recebe os processos de contratação

  • Segue rotina própria de formalização dos contratos

 

 

 

Ano: 
Tipo de Documento: