Prêmio Capes de Tese 2019

A Faculdade de Educação parabeniza o PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, à profa. KARINA MOREIRA MENEZES, e ao seu orientador, prof. NELSON DE LUCA PRETTO, ambos docentes dessa faculdade, pela conquista do Prêmio Capes de Tese 2019 na área de Educação.
 
A pesquisadora, integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), dentre outros, é pedagoga e ativista na área de educação e tecnologias e investigou o fenômeno educativo em espaços tecnológicos comunitários brasileiros conhecidos como hackerspaces, para sistematizar elementos da pedagogia desses espaços. Daí emergiu a tese de que a pedagogia em hackerspaces estrutura-se em engajamento multifacetado, com quatro faces distintas e inter-relacionais: técnica, afetiva, ideária e política, sendo definidoras do sucesso ou do fracasso na existência do espaço. Esse tipo de engajamento tem como metáfora ilustrativa a PIRÂMIDE DA PEDAGOGIA HACKER (P2H).
 
O trabalho encontra-se disponível no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, e pode ser acessado em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27168.