BOAS VINDAS 2008.2

Boas Vindas 2008.2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA: DESAFIO DA EXPANSÃO - MENSAGEM DE BOAS VINDAS

 

SEMESTRE LETIVO 2008.2

 

...Temos guardado um silêncio bastante parecido com a estupidez...” (Eduardo Galeano. In: As Veias Abertas da América Latina, 1979)

 

 

O início do semestre letivo de 2008.2 está acontecendo no momento de consolidação do Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI - Decreto Nº 6.096 de 24 de abril de 2007. Essa consolidação se dá através da aprovação de Resoluções como a de nº 02/2008 que estabelece definições, princípios, modalidades, critérios e padrões para organização dos cursos de graduação da UFBA; a Resolução n° 03/2008 que regulamenta a organização e o funcionamento dos Bacharelados Interdisciplinares, e a Resolução nº 04/08, que regulamenta os cursos superiores de tecnologia. Consolida-se, também, pela nova Agenda Institucional da UFBA relativa ao biênio 2008-2010 apresentado pelo Reitor. Para acompanhar e avaliar os impactos e as conseqüências de tais medidas, a direção da FACED/UFBA está designando uma Comissão, com representação departamental, para que acompanhe tal consolidação e apresente dados para análises e debates nas reuniões da Congregação.

Dá-se com os estudantes de Pedagogia e de Educação Física, que estão retornando de seus encontros nacionais. Os estudantes de Pedagogia realizaram seu XXVIII Encontro Nacional dos/das Estudantes de Pedagogia – ENEPe, com o tema O papel do/a educador/a na transformação da sociedade, período de 19 a 25 de julho de 2008, na Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES) em Vitória/ ES. A Educação Física realizou o XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física na UFRGS em Porto Alegre/RS, no período de 19 A 26 de Julho de 2008 com o tema central Professora e professor regulamentado e a educação se ajoelhando para o mercado. Vamos à luta para acabar com esse reinado!. Das pautas de ambos os eventos constaram as temáticas sobre formação de professores, diretrizes curriculares, reestruturação de currículo, políticas educacionais, REUNI, regulamentação da profissão e a questão da organização dos estudantes e suas entidades.

O semestre é retomado em meio ao aprofundamento dos debates sobre a crise da educação e as medidas emergenciais e estruturais para enfrentar a catástrofe que é a educação básica e o ensino superior no Brasil. Os baixos investimentos, a expansão da iniciativa privada, a ingerência de organismos internacionais, enfim, as políticas de perfil neoliberal na educação deixaram marcas profundas para pior na qualidade da educação brasileira. O Fórum de Diretores das Faculdades de Educação é chamado pelo ministério de educação para, juta,ente com outros fóruns e entidades discutir o Sistema Nacional de Formação de Professores, articulado a CAPES e as reformulações do currículo da escola básica (ensino fundamental e médio) através da proposta do Currículo em Movimento.

O semestre inicia com uma evidente investida contra os movimentos de luta social, principalmente no campo, com a criminalização dos que lutam e defendem reivindicações justas. Com os escândalos, os crimes e as impunidades de corruptos que lesam o país, cada vez mais ampliadas. Inicia com uma intensificação do debate político, tendo em vista a aproximação das eleições municipais e o final do segundo mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Inicia com as evidencias do aprofundamento da crise no setor de alimentos, com o capital especulativo destruindo o lastro de tudo que fortalece e desenvolve as forças produtivas, retirando direitos e comprometendo a soberania da nação em nome de taxas de lucro exorbitantes, com a manutenção de juros elevadíssimos e fixação de um superávit primário que penalizam, cada vez mais, a população, principalmente a mais pobre.

Inicia-se num momento onde a política do imperialismo de subordinação das nações aos seus interesses, leva a reativação da 4ª Frota Naval pelo EUA que não era mobilizada desde o final da Segunda guerra Mundial para atender os interesses do Livre Comércio, “defesa” das jazidas de petróleo encontradas no Brasil e se necessário conter em nome da “segurança” a ascensão da esquerda na América Latina, que no Brasil se dirige ao presidente em nome da soberania das nações a retirada das tropas brasileiras do Haiti, país irmão, primeira república negra, que foi saqueado pela política do imperialismo.

Neste contexto cabe-nos iniciativas para não beirarmos a estupidez com nossa passividade e nosso silêncio.

Temos que dar conta, em nosso expediente diário, das atividades meios que implicam em uma infra-estrutura administrativa e de gestão que favoreça a realização das atividades fins, a integração do ensino, pesquisa e extensão, princípio fundamental do projeto de universidade pública em uma nação que se quer soberana.

Está em nossa pauta as atividades da programação do inicio do semestre letivo 2008.2; Início das aulas de cursos novos como o Projeto Irecê e a Licenciatura do Campo; O I Seminário Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão previsto para 22 a 24 de outubro; a realização aqui na FACED nos dias 11 e 12 de setembro da reunião do FórumDir e do Fórum de Coordenadores de Pedagogia; as questões afetas à seleção de professores substitutos e a necessidade de recuperar o quadro docente da FACED que conta com 22 substitutos; os pedidos de afastamento dos docentes que necessitam ser ordenados; os planos e projetos de professores que devem ser aprovados nos departamentos; as normas acadêmicas que necessitam ser cumpridas; os cursos e o calendário da especialização; os contratos e convênios que estamos assinando; o problema do orçamento – as receitas e despesas; o problema da falta de pessoal, tanto docentes quanto técnico-administrativos. A questão das agências financiadoras e a solicitação de recursos; a formação de professores em exercício nos projetos Salvador, Tapiramutá, Pedagogia que já foram aprovados; Os programas especiais como PIBID e PIBIC; os Estágios, os Editais FAPESB, CAPES, CNPq.

Em meio a estas questões destacamos algumas atividades do início do semestre letivo 2008.2, por iniciativa de Grupos de Pesquisa integrados com a pós-graduação e a direção da FACED/UFBA como, por exemplo, a presença dos professores pesquisadores Dr. PETER MCLAREN e NATHALIA JARAMILLO, especialistas em currículo, que proferirão palestras no dia 8 de agosto às 15 horas no Auditório I da FACEDUFBA e no dia 13, pela manhã e a tarde no auditório I da Faculdade de Educação.

Contaremos também com a presença do professor pesquisador LUIS ARMANDO SUÁREZ SALAZAR, da Universidade de Havana, que proferirá a aula magna na abertura do curso de Licenciatura em Educação do Campo no dia 21 às 9 horas na FACED. Ministrará também um curso sobre a História das lutas na América Latina nos dias 18, 19 e 20 à noite.

Teremos ainda a presença do professor Dr. HERBE XAVIER, da PUC/MG, que proferirá palestra no dia 21 de agosto às 14 horas no Auditório I da FACED sobre o tema Reflexões para uma pedagogia do turismo como fenômeno geográfico.

Estamos aguardando, também, a confirmação da presença da professora AURICÉLIA RIBEIRO e da professora JOELICE RAMOS BRAGA para proferirem palestras sobre Ampliação do ensino fundamental, durante a realização do Seminário sobre Educação Infantil, no dia 18 de agosto em horário integral.

Contraditoriamente, a FACED/UFBA expande-se, como já podemos constatar, em meio a contradições e problemas, porque se esgotaram as possibilidades de crescimento nas condições objetivas atuais e sem o aporte financeiro necessário para a expansão com qualidade. Precisamos ampliar a infra-estrutura, temos que rever o Plano Diretor da Unidade, necessitamos contratar pessoal docente e técnico-administrativo. Os setores internos estão em avaliação e os dados demonstram a necessidade de condições para a expansão. A tarefa de gestar estes problemas exige quatro condições básicas, a saber:

a) instâncias democráticas onde se dê o profundo e necessário debate com decisões democráticas, transparentes e respeitosas;

b) propostas competentes e exaustivamente exploradas, de forma a se converterem nas melhores idéias a serem assumidas;

c) envolvimento engajado de todos com participação responsável na divisão social das tarefas próprias a uma Faculdade de Educação;

d) viabilidade operacional com o aporte de recursos financeiros advindos do orçamento da União, de modo a não empurrar a Unidade e a própria Universidade a negociar seus princípios de autonomia e independência.

É disso que se trata neste momento, queremos expandir sim, queremos enfrentar os problemas, sim, mas não de qualquer jeito, não à custa de princípios, e nem da destruição da universidade pública, da educação pública.

Portanto, sejam todos e todas bem vindos para, com responsabilidade, engajarem nas tarefas diárias em defesa da FACED, da UFBA, enfim, da educação pública no Brasil.

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