5º - MANIFESTO - REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO - 07.07.08

FACULDADE DE EDUCAÇÃO:
EXPANSÃO, REESTRUTURAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE BARBÁRIE. A SITUAÇÃO DA FACED/UFBA

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DO DIA 07.07.08

 

 

 Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontaram diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. (MARX. K. “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”. In: Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 329) 

 

Para introduzir o expediente da FACED/UFBA, os processos em curso e os pontos da pauta da reunião de hoje (07/07/08) recorramos a Eric Hobsbawm (1998) em seu livro Sobre a história, editado pela Companhia das Letras, para destacar que “...a história não pode omitir nas instituições criadas pelo homem a consciência, a cultura e a ação intencional” (p.77). Isto diz respeito ao  “... que os seres humanos podem fazer enquanto sujeitos e produtores da história, bem como àquilo que, enquanto objetos, não podem” (p.77). O objetivo do exercício de recorrer a história, ainda segundo Hobsbawm, “Não é simplesmente descobrir o passado, mas explicá-lo, e, ao fazer isto, fornecer um elo com o presente.” (1998, p. 229). Estamos mergulhados na história como um peixe na água, nos diz o historiador e vivemos em circunstâncias de desintegração social e política quando é evidente o declínio do processo civilizatório e uma ascensão da barbárie. O historiador alerta-nos do pior “.... passamos a nos habituar ao desumano. Aprendemos a tolerar o intolerável” (p. 279).  O nosso enfrentamento deste horror histórico da banalização do mal, enquanto sujeitos da história da educação deste tempo que ultrapassa os extremos de uma era de incertezas, só será viável através do trabalho engajado e socialmente referenciado, também, mas não somente, de professores, estudantes e pessoal técnico-administrativo das universidades públicas no Brasil, o que inclui a UFBA onde se situa a nossa Faculdade de Educação. Recorramos, pois, a experiência histórica para removermos vendas e perspectivarmos a nossa história.

            Dados demonstram que a UFBA vem se reestruturando ao longo de sua história, premida por pressões internas e externas. O trabalho científico da professora Dra. Maria Inês Marques o demonstra. Agora a UFBA busca se expandir e novamente se reestruturar. Os rumos desta expansão e reestruturação podem ser identificados nas decisões adotadas e nas medidas implementadas para enfrentar as crises do capital que se materializam em sucessivas e crônicas crises educacionais. Estamos agora respondendo no interior da universidade, por exemplo, com o REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Decreto Lei no. 6096/07, que é, antes de tudo, um programa derivado da pressão do governo federal pela necessidade de expansão e da reestruturação do ensino superior no Brasil. Sob que referência isto vem se dando e qual as suas conseqüências? Aqui e agora estamos respondendo do e no interior da FACED/UFBA às pressões internas e externas referentes às demandas educacionais  do Brasil e em especial na Bahia. Enquanto isto, as faculdades de educação no Brasil[1] estão sendo postas em xeque - existem: a que será que se destinam?,  e justo em momento de uma profunda escassez de professores que leva o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva a operar com propostas estruturais e emergências. A questão posta é, pois: somos essenciais, e se somos, como somos para formação de professores? Neste sentido estão sendo mobilizados vários setores, dentre os quais quero destacar o FORUMDIR – Fórum de Diretores de Faculdades de Educação. Os dados das avaliações sobre a educação básica e sobre a formação de professores não são nada alentadores, mais uma vez. Assim como não são alentadores os dados concretos sobre a precarização do trabalho docente na universidade e sobre a infra-estrutura para o funcionamento, também mais uma vez. Importa sublinhar sempre de novo que estes dados não estão desconectados da nossa situação na FACED/UFBA e necessitam ser compreendidos no conjunto para que possamos responder ao desafio do enfrentamento dos problemas, lembrando que no cotidiano estão as tensões entre realidade e possibilidade.

            As portas de completar 40 anos[2], com sua capacidade de instalações físicas esgotadas, em plena expansão e reestruturação da graduação na UFBA, tendo que responder pela formação pedagógica dos 27 (vinte e sete) curso de licenciatura existentes e mais, pelos 22 (vinte e dois) novos cursos de licenciatura previstos no REUNI, a FACED/UFBA busca materializar suas atribuições no interior da Universidade enfrentando grandes dificuldades.  O expediente, os processos e a pauta desta reunião da Congregação da FACED/UFBA em 07/07/08, estão aqui postos para que nesta mesa teçamos nexos e relações com as seguintes questões:

  1. REUNI – O que temos a relatar é que os recursos previstos chegaram, as metas foram estabelecidas, o convênio assinado entre MEC e a UFBA. Da FACED foi contemplado o enviado conforme aprovação da reunião da Congregação ocorrida em 06/06/08. A representação do CONSEPE deverá relatar os processos em andamento nas Câmaras visto o descompasso entre aplicação de recursos e implementação de projetos pedagógicos. Faz-se necessário, considerando o andamento da implementação do Plano na UFBA e seus impactos no Plano Diretor, no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Político Pedagógico Curricular da UFBA e em especial da FACED, que seja nomeada uma Comissão de acompanhamento do REUNI, que apresente a Congregação parecer consubstanciado sobre esta implementação e formule proposições para o aprofundamento de questões pendentes na FACED como, por exemplo, a discussão sobre Bacharelado Interdisciplinar e a localização da faculdade. Estas discussões devem ser recolocadas na Congregação e os documentos devem ser gerados.
  2. CURSOS DE GRADUAÇÃO PERMANENTES E CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCICIO. O necessário confronto entre a tradição X inovação. Atualmente temos os três cursos em funcionamento, com seus currículos tradicionais - Pedagogia[3], Ciências Naturais[4] e Educação Física[5]-, com a previsão de abertura de três turmas noturnas que não alterarão os currículos significativamente. Serão, no próximo período, seis cursos permanentes o que exigirá infra-estrutura para tal. Exigira o fortalecimento da FACED com bem já destacavam os professores em décadas anteriores. Localizamos na história da FACED[6] que desde 1984 o Curso de Ciências Naturais  sofre criticas e se anuncia sua “extinção” (Boletim Nº 01 UFBA-FACED, Novembro de 1984, p. 24). A professora Norma Menezes Cabral, à época, alertava sobre os problemas do Curso e sobre o “esvaziamento da FACED”. Além destes seis cursos estão em desenvolvimento mais cinco (05) cursos de graduação para professores em exercício (Licenciatura em Educação do Campo; Projeto Irecê, Projeto Tapiramutá, Projeto Salvador, Projeto PROLICEN Pedagogia), com diferentes graus de desenvolvimento e encaminhamento, desde projetos para análise e aprovação na Câmara, até cursos com aulas inaugurais marcadas. São cursos com diferentes propostas curriculares inovadoras que devem ser cientificamente acompanhadas, avaliadas, relatadas para subsidiarem transformações necessárias nos atuais currículos dos cursos tradicionais. São ao todo 11 (Onze) cursos de graduação que exigirão da FACED UFBA condições de trabalho, o que nos leva a alertar os coordenadores que devem ser buscadas, conjuntamente, condições para a implementação e avaliação destas riquíssimas experiências pedagógicas. Esta é uma responsabilidade a ser compartilhada desde as instâncias da administração superior até a representação estudantil. Somam-se a estes cursos, os 9 cursos de Especialização e os 3 cursos de Mestrado/doutorado. São ao todo 22 Cursos na FACED/UFBA o que demarca uma expansão do setor educacional na UFBA.
  3. FINANÇAS/ORÇAMENTOS – Neste item destacamos três pontos a) Recursos recebidos; b) Relações com a FAPEX e; c) consideração da Resolução 02/06. A) Recebemos a segunda parcela de recursos previstos para a FACED de aproximadamente R$ 14.000,00 (Anexo 01)[7]. Estes recursos destinados a manter as atividades de ensino-pesquisa e extensão são insuficientes para a manutenção das atividades meios e fins da FACED/UFBA.  Estão destinados a material de consumo e serviços de terceiros. Estamos alertando para que todos os projetos em desenvolvimento na Faculdade cumpram o previsto na resolução 02/06, para a manutenção da FACULDADE. B) Relações com a FAPEX.  Cabe-nos informar que a FAPEX está sob nova direção (Anexo 02)[8]. Professora Kátia Carvalho Diretora executiva e Professor Lielson Coelho Diretor Adjunto. Informar ainda que estamos cobrando as planilhas mensais dos projetos vinculados a FAPEX. Informar também que estamos encerrando a conta que mantinha recursos advindos de cobrança de taxas – Convênio 96805 Apoio Institucional a Faculdade. Foi realizada reunião com a Pró-reitora de Planejamento, professora Nadia, para as orientações devidas. Relato repassado a congregação (Anexo 03)[9]; C) Resolução 02/06 em discussão no CONSUNI, conforme documentos enviados a Congregação (Anexo 4)[10]. Está nomeada uma comissão que deverá apresentar sugestões a partir do parecer de relatores da Comissão de Normas do CONSUNI. As taxas, principalmente de cursos de especialização e outros terão que ser depositadas na conta única da UFBA.
  4. PLANO DIRETOR DA FACED/UFBA. ESPAÇOS FISICOS. Estamos recebendo, constantemente, solicitações por espaços físicos por parte de coordenadores de Curso; Grupos de pesquisa; coordenadores de Projetos; professores  (Professor Djalma, Cecília, César Leiro, Nair); Grupo de Gestão, professor Welington e, por parte de professores que tiveram seus projetos aprovados no edital da FAPESB-2008, Maria Antonieta Tourinho); Coordenações de Especializações; Coordenações de Licenciaturas; Setor de Informática; Coordenação da Pós-Graduação Difusão Conhecimento e Educação Física). Isto nos reporta a retomada do Plano Diretor da FACED e do planejamento inicial das atividades fins da faculdade. Não é possível tomarmos medidas pontuais sem não repensarmos os grandes setores da Faculdade – as atividades fins e atividades meios. Sem pensar os setores nevrálgicos como o SEI e a Gestão Administração, os Grupos de Pesquisa, as Coordenações, as Diretorias e Chefias), não repensarmos o Plano Diretor da própria Faculdade frente, principalmente, aos últimos encaminhamentos aprovados na Congregação – cursos novos, cursos noturnos. São ao todo 11 (onze) cursos de graduaçãoaprovados na FACED/UFBA e que estão em desenvolvimento (Anexo 5)[11].  Informamos que vamos, sim, tomar decisões considerando todos os pleitos encaminhados por professores, lideres de grupos de pesquisa e de projetos, mas dentro desta perspectiva de tomada de decisão, tendo em conta um Plano Diretor, o estabelecimento de critérios e de prioridades. Dentro deste item cabe-nos informar que a área de educação física está encaminhando o seu próprio Plano Diretor, Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico Curricular, com base na decisão de criação de uma nova unidade na UFBA – Centro, Instituto, Escola, Faculdade de Educação Física/Ciências do Esporte. Deverá deslocar-se aos poucos para o CEFE.  Fica evidente a necessidade de ampliar setor de coordenação dos cursos de graduação, setor da pós-graduação, setor de informática (tecnologias), setor de Programas e Projetos, Grupos de Pesquisa. Quanto a ALOCAÇÃO DOS ESPAÇOS. Estamos renovando, prorrogando o contrato com a LDM, livraria, e continuamos com o acordo com Ari da copiadora nos padrões estabelecidos durante a gestão do professor Nelson. Quanto a exposição de produtos na FACED estamos recebendo solicitações que vão desde projetos ligados ao programa de Economia Solidária, às tribos indígenas a pais de estudantes. A prefeitura normatiza e fiscaliza esta questão, mas as unidades podem desenvolver um projeto para uma semana de exposição ao mês, aberta as comunidades e movimentos envolvidos em projetos relacionados à Instituição de caráter beneficente. Por fim, estamos sendo procurados pela direção da Escola de Administração para planejarmos em comum a área de convivência entre a FACED E A Escola de Administração.
  5. SETOR DE INFORMÁTICA – TECNOLOGIAS. Localizamos na história da FACED/UFBA, na publicação datada de 1989, sobre os 20 anos de Educação da FACED/UFBA, no relato de Mary Arapiraca (1989, p. 21), que o  “Núcleo de Artes e Tecnologia Educacional” era coordenado pelo professor Manoelito Damasceno e estava  inserido no Departamento II. De lá para a atualidade, passando pelo período do Núcleo de Tecnologias ligado a direção da FACED, temos o SEI – Setor de Informação e Tecnologias da FACED UFBA -, que está necessitando, conforme prevê o Plano Diretor da Faculdade, de uma ala exclusiva onde esteja localizado, desde o provedor até a mais equipada sala de vídeo-conferência que ainda não dispomos, até o setor da manutenção, os laboratórios e grupos de pesquisa tecnológica. Este é um setor nevrálgico e continuamos com problemas de pessoal e de manutenção. Não existe condição de prestar serviços aos professores e manter toda a estrutura com dois bolsistas irregulares. Estamos normatizando o setor, buscando encontrar uma forma de contar com um técnico especialista além dos bolsistas. As medidas adotadas não estão surtindo efeitos de imediato. O setor necessita ser repensado no seu conjunto. Espaços, tecnologias, projetos, programas, salas, equipamentos. Sugestão: Destinar uma ala para esta área que possa servir a toda a FACED/UFBA, com laboratórios, sala de vídeo conferência, Rádio, TV EduCanal conforme prevê o Plano Diretor original. Estamos devolvendo equipamentos do professor Paulo Penteado ligados a TV UFBA dentro do que recomendam as normas do serviço público. Por fim, registramos problemas nos laboratórios de informática I, II, III. O Laboratório III ainda não foi instalado . O Laboratório II está com incompatibilidade de sistemas e somente o Laboratório I continua com programas livres. Estamos também com problemas de manutenção e roubo de mouses. Aqui será necessário um esforço dos professores José Albertino, Terezinha e Nelson Pretto, junto com suas equipes para avançarmos.
  6. CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE. A Comissão que apóia a direção da FACED, mais uma vez reuniu-se com o Reitor professor Naomar e indicou que imediatamente fossem traçados os detalhamentos do Projeto político Pedagógico curricular da nova unidade (Centro, Faculdade, Escola, Instituto de Educação Física), o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Plano Arquitetônico, orçamentário para que fosse imediatamente encaminhado as instâncias superiores para aprovação. Nova reunião marcada para dia 09/07/08 às 14 horas na FACED/UFBA. A área de educação física deverá paulatinamente se deslocar para o CEFE e construir as condições objetivas de trabalho para expansão da área de educação Física/Ciência do Esporte . 
  7. SEMINÁRIO INTERNO DE ENSINO-PESQUISA E EXTENSÃO DA FACED UFBA. Professor Paulo Gurgel está coordenando e solicita ajuda para dividir tarefas. Estamos encaminhando pedido aos departamentos para que designem um professor responsável para compor a Comissão de organização. Solicitamos para que todos participem do planejamento para realizarmos um bom evento que acumule discussões teóricas e debates críticos e seja uma boa experiência acadêmica para os estudantes. Por favor verificar e contribuir com a programação (Anexo 8)[12] SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO- PESQUISA- EXTENSÃO: Formação de professores: uma questão da educação.PROGRAMAÇÃO: MESA REDONDA (Quarta-feira – 9:00hs) Formação de professores: o compromisso com a produção e difusão do conhecimento socialmente referenciado. Moderador: Robinson Tenório. Participantes: Celi Taffarel, Dora Rosa, Terezinha Fróes. MESA REDONDA (Quinta-feira – 9:00hs). Formação de professores: modernidade, pós-modernidade e matrizes curriculares de cursos de licenciatura da FACED. Moderador: Maria Couto. Participantes: Cláudio Lira, Roberto Sidnei Macedo, Roseli de Sá. MESA REDONDA (Sexta-feira – 9:00hs). Formação de professores: um panorama das atividades de pesquisa e extensão da FACED – UFBa. Moderador: Prudente. Participantes: Iracy Picanço, Paulo Gurgel, Rilmar da Silva.
  8. PROJETOS E PROGRAMASA) APROVAÇÃO DE PROJETOS EM AGENCIAS FINANCIADORAS: Foram aprovados sete projetos na FAPESB.  1. "Produção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação da RIPE - Rede de Intercâmbio de Produção Educativa" (Nelson Pretto); 2. Aquisição da língua escrita: aspectos linguísticos e psicogenéticos.  Iara Farias & Paulo Gurgel (Laboratório de Epistemologia Genética); 3. Formação docente e (re)Criação de espaços educacionais (Inês Carvalho); 4. A relação entre educação inclusiva e sucesso escolar de alunos com deficiência (Therezinha Miranda). 5. Um estudo de dimensionamento do acesso, permanência e progressão escolar de crianças e adolescentes com anemia falciforme da cidade de Salvador (Alessandra Barros). 6.  Limites e possibilidades do uso de sistema de avaliação e seus indicadores para a gestão da educação básica com qualidade (Robinson Tenório). 7. Kirimurê (Teresinha Fróes). Além disto foram aprovados projetos no Ministério de Desenvolvimento Agrário, no CNPq, no Ministério do Esporte e no Ministério da Educação. Todos estes projetos devem ser gerenciados pelos pesquisadores e as agencias de financiamento a partir da FACED/UFBA. São projetos que prevêem orçamentos para seu desenvolvimento. Almejamos que dentro destes orçamentos sejam consideradas as necessidades de manutenção da Faculdade de Educação e que possamos discutir as necessidades e prioridades com os gerentes dos projetos. Precisamos enfrentar a tendência posta no geral que é de diluição, destruição da faculdade de educação pelo estrangulamento na questão da manutenção da faculdade. B) PROGRAMAS DE BOLSAS: 1.) PIBID – Reunião marcada para o dia 08/07/08 com as áreas biologia, física, química, matemática e educação, para discutir projeto da UFBA. Além do edital já em curso, fomos solicitados pela SECAD/MEC a contribuir com o Edital do PIBID para o campo. 2.) PROGRAMA PET – Reunião marcada para dia 08/07/08 para elaborar e encaminhar o pedido da FACED/UFBA. 3.) BOLSAS PERMANECER, ainda não sabemos o resultado. 4.) BOLSA PIBIC foram concedidas 20 novas bolsas para professores da FACED/UFBA; 5. BOLSA PIBIT – estamos levantando as informações sobre a situação na FACED/UFBA. C.) Programa de Pós-Graduação Mestrado e doutorado em Educação, Programa de Doutorado em Difusão do Conhecimento e Programa de Mestrado em Educação Física. O setor continua sob avaliação com análise por parte da Congregação das variáveis projeto político pedagógico, corpo docente, corpo discente, infra-estrutura. A meta é consolidar programas bem avaliados interna e externamente o que está a exigir ainda muito esforço.  
  9. BIBLIOTECA[13]. Em relação a biblioteca temos quatro pontos. A) A Comissão de biblioteca está se reunindo e na próxima reunião a direção, na minha pessoa, estará presente a reunião. B) Relatórios da Bibliotecária Sonia – recebemos relatórios referentes a um balanço do setor conforme já exposto em reunião da Congregação ocorrida em 02/06/08 (Anexo 6)[14] e relatório referente a participação da Bibliotecária em reuniões convocadas pela Proplad (Anexo 07). C) Sistemas de bibliotecas da UFBA aprovado em 21/05/08 com destaque em relação a Educação em função do processo de deliberação da localização da FACED/UFBA; D) Articulação nacional dos Bibliotecárias das Faculdades de Educação promovido pelo FORUMDIR para constituir REDE de colaboração e cooperação entre bibliotecas de faculdades de educação.
  10. REPRESENTAÇÕES. Por indicação da última reunião da Congregação estamos levantando todas as representações da FACED/UFBA internas e externas, para: a) renová-las se for o caso; b) estabelecer critérios de representatividade; c) estabelecer normas para ampliar a representação e as vias de decisão, comunicação e legitimação entre a FACED e suas representações.
  11. PATRIMONIO E EQUIPAMENTOS. Seguimos no levantamento, com muitas dificuldades, constando que existem muitos equipamentos sem tombamento ou com tombamento perdido. Muitos armários trancados que não se sabe o que tem dentro. Muitos móveis inadequados, velhos, sem manutenção, causando problemas de saúde. Os equipamentos novos que estão chegando estão sendo alocados e distribuídos seguindo planos, critérios e prioridades, dialogando com coordenações, com transparência. Salas com bancadas muito boas, outras salas sem condições adequado de funcionamento repletas de móveis velhos. Faremos um plano para inovar mobiliário após o balanço realizado com as informações fornecidas pelos setores. Estamos aguardando respostas.
  12. CONVÊNIOS: Estamos levantando os convênios existentes, junto às pró-reitorias e junto a Assessoria Internacional. Abre-se agora possibilidade de estabelecer convênio e intercâmbio acadêmico com Cuba. Estamos celebrando termo de cooperação com a UFRB e teremos uma solenidade de assinatura com  data a ser definida. Está na Pauta o convênio com a SUDESB que inicia com um diagnóstico e que no futuro deverá ser a parceria necessária para a construção do CEFE em conjunto com o município o e governo federal.
  13. RECLAMAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DOCENTES. Freqüentemente a direção é procurada por estudantes, da graduação e da pós-graduação, que encaminham reclamações em relação a professores, que vão desde turmas lotadas, faltas, rigorosidade nas aulas, avaliações, discriminações, atendimento, orientações, material didático. A direção tem orientado que toda as reclamações sejam comprovadas, encaminhadas pelas instâncias competentes e representativas, aos colegiados e departamentos. Estamos dialogando com chefias e coordenações para que se instale o debate político, científico e pedagógico necessário a respeito do trabalho docente, tanto no que diz respeito a precarização do trabalho, quanto a questão da necessária cultura avaliativa. 
  14. FORUMDIR[15]: Três informes são relevantes. A) Posições que encaminhamos a Congregação e assumimos perante os diretores; b) Encontro com Ministro dias 17 e 18 de agosto, Já enviamos o nome da professora Iracy Picanço para nos representar; C.) Próxima reunião do FORUMDIR aqui na FACED/UFBA. 
  15. EVENTOS:  Está sendo planejada a abertura do semestre letivo, buscando fazê-lo em diálogo com Diretórios Acadêmicos e Coordenações dos Colegiados. Estamos enviando proposta para os DEBATES EDUCACIONAIS NA FACED/UFBA para o CNPq previsto para o próximo ano. Destacamos, ainda, o evento com o professor LUÍS SUÁREZ SALAZAR  de Cuba. Receberemos também o professor Dr, MICHEL APPEL, sob a coordenação do professor Roberto Sidnei Macedo.
  16. SISTEMA DE EXTENSÃO: Continuará sendo implementado com o treinamento de professores e técnico –administrativos sob a responsabilidade na FACED da professora Rilmar Silva e da funcionário técnica administrativa Meire Góes.
  17. COORDENAÇÕES PESQUISA E EXTENSÃO. Instituímos, para contribuir com a gestão, uma coordenação de pesquisa e de extensão com a colaboração dos colegas Paulo Gurgel (Pesquisa) e Rilmar Silva (Extensão).
  18. ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO ESTUDANTIL. Proposta para criação de um Sistema de Orientação Acadêmica - S.O.A.  Considerando o que prevê o próprio estatuto da UFBA se faz imprescindível o sistema de orientação dos estudantes nas unidades, medida esta já adotada em outras universidades e que deverá contar com o apoio das coordenações e de professores orientadores. Professor Paulo Gurgel tem uma proposta e a submeterá a Congregação em breve. Os colegiados devem rever a questão das horas de orientação que todos os professores destinam aos estudantes.
  19. NORMATIZAÇÃO E CAMPANHAS INTERNAS. Enviamos proposta de regulamentação e vamos confeccionar banners para orientações gerais (Anexo 9) [16].
  20. EMPRESAS TERCEIRIZADAS. A evidência da precarização do trabalho está presente na FACED/UFBA. Já relatamos, em reunião com a pró-reitoria de planejamento os setores terceirizados: 1. Limpeza; 2. Segurança; 3. Portaria; 4. Informática (help-desk); 5. Contabilidade (Fundações-FAPEX); 6. Manutenção Elétrica; 7. Manutenção de serviços de refrigeração. A prefeitura do campus da UFBA não suporta a demanda dos campi de Salvador, Barreiras e Jacobina. Estamos realizando reuniões, exigindo o cumprimento de acordos e a observação dos direitos dos trabalhadores. Relatório[17] encaminhado a congregação.
  21. SEGURANÇA. Relato da reunião encaminhada a Lista da Congregação. (Anexo 8)[18]
  22. APOSENTADORIA. Anunciamos a assinatura dos termos de pedido de aposentadoria da funcionaria Lucia Vasconcelos do Colegiado de Graduação. Manifestamos nossos agradecimentos pelos anos de serviços prestados a Universidade.


[1] Em 1971 Paulo de Almeida Campos analisou as problemáticas das Faculdades de Educação na então estrutura universitária considerando a posição destas unidades universitárias no sistema educacional do País. Este estudo foi uma solicitação da ANPAE (Associação Nacional de Professores de Administração Escolar). Neste estudo Campos alerta que para a Faculdade de Educação “não se reduzir apenas a uma escola normal superior deveria ter suas funções gerais ampliadas, significando isto contribuir para os estudos do processo educacional em toda a sua amplitude, concorrendo para a interpretação critica e o aperfeiçoamento da educação brasileira, e de modo particular, da do Estado em que se sediar. Do mesmo modo que cooperar para a melhoria das condições do ensino e da pesquisa pedagógica na universidade de que fizer parte, e finalmente, promover a integração na área em que estiver inserida, no sentido de contribuir para o melhoramento do padrão educacional.” (In: CAMPOS. P. A Faculdade de Educação na atual estrutura universitária. Rio de Janeiro. UFF, 1971. Na época os estudos realizados apontavam para a necessidade das faculdades de educação no Brasil contarem com três departamentos a saber: 1. Teoria e prática de ensino ; 2. Ciências Básicas da educação; 3. Administração e Gestão escolar e ainda com um Centro Pedagógico (colégio de aplicação). A UFBA/FACED não adotou integralmente esta estrutura e ainda no inicio da década de 70 extinguiu seu  Centro Pedagógico.

[2] Os documentos comprovam que a FACED/UFBA foi criada em 1968, por força do decreto Lei 62.241,  e instalada em 1969. Em 2009 vamos comemorar os 40 anos da FACED/UFBA e devemos já agora instalar a Comissão de Comemoração, constituída principalmente pelos historiadores.

[3] O Curso de pedagogia é um dos remanescentes da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Quando da reforma universitária de 1968 passou a fazer parte da Faculdade de Educação e  teve seu colegiado instalado em 1969. Ofereceu inicialmente as habilitações em Orientação Educacional, Professor de Ensino Normal e Supervisão Escolar e manteve um Centro Pedagógico. . O Centro Pedagógico da FACED-UFBA Reitor Miguel Calmon foi extinto em 1976.

[4] O Curso de Ciências Naturais foi criado em 1968 e seu colegiado somente foi instalado em 03/02/1970.

[5] O Curso de Educação Física foi aprovada pela Câmara da UFBA em 1987 e implementado em 1988. Comemora portanto, 20 anos.

[6] Vale lembrar que já em 1969, em decorrência da reestruturação da Universidade Federal da Bahia, as atividades do Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) foram assumidas pela FACED que passou a figurar como um programa de extensão com o nome de Programa de Treinamento e Aperfeiçoamento de professores de Ciências Experimentais e Matemática – PROTAP. Seu diretor executivo foi o professor Antonio Braga. Professor João Batista Souza participou do quadro de pessoal. Estas experiências devem contar para hoje enfrentar a questão da formação dos professores da área de ciência para a educação básica no Brasil.

[7] Planilha recebida da PROPLAN

[8] Oficio recebido da FAPEX

[9] Relato reunião com Pró-Reitora Nádia

[10] Minuta da Resolução e Parecer Conselheiro estudante.

[11] Oficio enviado ao professor Maerbal.

[12] Programação preliminar do Seminário

[13] A Biblioteca da FACED UFBA foi instalada  em fevereiro de 1971 sob a coordenação da Bibliotecária Magali dos Santos Pita. Comemorou portanto 37 anos de instalação.

[14] Relatório da Bibliotecária Sra. Sonia.

[15] Posições assumidas enviadas a Congregação.

[16] Orientações enviadas a todos.

[17] Relatório enviado a congregação.

[18] Relatório da Reunião enviado a Congregação.

 

 

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EXPANSÃO, REESTRUTURAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE BARBÁRIE. A SITUAÇÃO DA FACED/UFBA