Eu luto: ações e intervenções artísticas e educativas

Resumo especificando o caráter extensionista da sua finalidade (Art. 1º e 2º - Resolução 02/2012 do CAPEX) Este é um conjunto de ações que tem como intervenção principal a performance de teatro de rua, de cunho político-pedagógico, que representa um cortejo fúnebre do enterro da justiça brasileira. Um caixão é levado por pessoas vestidas de preto, usam óculos escuros, chapéus e guarda-chuvas pretos. Enquanto caminham, entoam ladainhas que tratam sobre o cenário político perverso do Governo Temer e as posições antiéticas do judiciário brasileiro. A performance "EU LUTO!" é aberta a todos a aqueles que querem lutar por uma outra justiça brasileira; por uma justiça que represente os princípios éticos e democráticos do país, implementando os princípios da educação popular no campo da extensão universitária. A intervenção artística utiliza como metodologia de criação cênica a Estética do Oprimido (BOAL, 2009) e apresenta como objetivo provocar a reflexão crítica dos espectadores, por meio de recursos linguísticos, musicais e poéticos aliados ao processo de criação teatral. Nesse sentido, Boal (2009) destaca o poder do som, da palavra e da imagem para a participação efetiva do sujeito na sociedade, mas não visando a sua mera integração, e sim, a sua superação. Enfatiza, dessa maneira, a relevância da linguagem artística e do pensamento sensível, enquanto forma de um pensar não-verbal. O veto ao empoderamento do pensamento simbólico e sensível reduz a capacidade humana de entender a realidade, de opinar e de atuar sobre ela, frente à construção de possibilidades de mudanças. Desse modo, Boal adverte que ?Nenhum cidadão deve renunciar a nenhuma das duas formas de pensar? (p.38), e mais adiante, enfatiza ?É pela posse da Palavra, da Imagem e do Som que os opressores oprimem, antes que o façam pelo dinheiro e pelas armas. Temos que reagir contra todas as formas de opressão?. Entendemos que o empoderamento crítico não se dá meramente via discurso politizado, é importante renovar e enriquecer as formas de luta via arte e todas as suas potencialidades estéticas, educativas e políticas. As ações a serem realizadas são: 1. Oficinas e ensaios; 2. Apresentações das performances; 3. Participação em debates políticos e atividades culturais em comunidades; 4. Produção de vídeos, divulgação do trabalho artístico e difusão de saberes de cunho político em redes sociais, televisão e outros meios tecnológicos; 5. Registro e reflexão teórica sobre esta experiência, no campo da arte-educação, do ensino de teatro e do teatro político. 

 
Público-Alvo (especificar comunidade/grupo populacional participante/envolvida(o) a quem se destina a atividade   Estudantes, professores, profissionais de todas áreas, integrantes de centrais sindicais, de movimentos populares e todos queles interessados em teata
Pré-Requisito   Cada participante deve estar de preto e com óculos escuros nos ensaios, apresentações e produção de vídeos.
Terá emissão de certificado    Sim para equipe e participantes    



Tipo de Certificado   Certificado para a equipe (Carga Horaria e Período) e participantes (frequência)
Terá inscrição   NAO
Local da Realização da Atividade   Faculdade de Educação da UFBA
               Período  Inicial   28/07/2017    Final   03/12/2018
               Dias da semana:   Qua
               Horario   14 às 18h

 

Período : 
De sexta-feira, 28 Julho, 2017 - 14:00 até domingo, 2 Dezembro, 2018 - 18:00
Setor responsável : 
Professora Cilene Nascimento Canda ccanda@ufba.br