FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Código da disciplina: 
EDC-A01
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia  e suas  aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores 

Objetivos Gerais: 

 

- DISCUTIR as principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, suas relações e a aplicabilidade ao entendimento do fenômeno psicológico  no âmbito educacional.
- ANALISAR a articulação Desenvolvimento – Aprendizagem no tocante aos problemas de aprendizagem.
- DEFINIR e ANALISAR  alguns dos problemas  mais freqüentemente apontados pelos professores    dos ciclos fundamental e médio, à luz das   concepções  teóricas contemporâneas.
Metodologia: 

 

A técnica por excelência será a de PAINEL, realizada por grupo de no máximo cinco alunos cada.
Uma planilha de temas, com suas respectivas bibliografias, será apresentada aos grupos que, mediante sorteio, ficarão incumbidos do desenvolvimento  dos painéis respectivos.
Um texto  correspondente a cada tema será exigido de cada grupo.
Avaliação: 

 

Serão utilizadas as seguintes formas de avaliação:
1.       Apresentação de painel.
2.       O texto escrito correspondente ao tema defendido.
3.       Provas  de tipo tradicional  com perguntas que  incidam sobre as relações de transformações  processuais.
4.       testes  sem aviso prévio.
5.       Auto-avaliação.
Conteúdo Programático: 

 

 

- CONCEITO de desenvolvimento:
- Concepções INATISTA, AMBIENTALISTA E INTERACIONISTA
- SUAS conseqüências no tangente à compreensão do fenômeno psicológico.
- Identificação dos fatores intervenientes no processo de Desenvolvimento.
- Conceito (s) de Aprendizagem: clássico e de aprendizagem significativa
- Fatores que interferem na Aprendizagem
- Piaget - Vygotsky: composição ou controvérsia
- O conceito de ESTRUTURAS MENTAIS e de SUBSUNÇORES
- MAPAS CONCEITUAIS
- o caso de PHINEAS CAGE e HELEN KELLER
- O pensar do cientista: o estágio OPERACIONAL FORMAL: a questão do real enquanto um  possível desgastado
- Construção de conceito: Tipos de conceito  os cinco passos para a elaboração de um conceito por atributos
- Função Semiótica: as artes, a imaginação, a linguagem, o pensamento, a internalização do mundo
- As OPERAÇÕES e as invariâncias
- O ENSINO para OPERACIONAIS CONCRETOS
- A questão do ERRO
- Sistemas Lógicos e Sistemas de Significação
- A motivação
- A construção das NOÇÕES  de CAUSALIDADE, TEMPO e ESPAÇO
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (AUSUBEL, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON)  X APRENDIZAGEM CLÁSSICA (HILGARD)
Bibliografia: 

 

ALVES, Rubem                      Filosofia Da Ciência, S Paulo, Ed Brasiliense S. ª ,1981 8ª ed
AQUINO. J. G (org)                Indisciplina Na Escola. Alternativas teóricas e práticas. S. Paulo: Summus, 2001
BALDWIN, A L.                      Teorias de desenvolvimento da criança. S. P. Pioneira, 2ª ed, 1967
BATTRO,                                Ant Dicionário Termilógico de J Piaget.  1976
___________                        O pensamento de J. Piaget. R. de Janeiro. Ed Forense Universitária Ltda. Iª ed brasileira 1976.
CAMPOS, Dinah  Martins de S   Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis, Vozes. 1973.
 
DOLLE, Jean-M                      Para Compreender Piaget   Rio de J. Zahar Editores, 1978. 2ª ed.
ELKIND, David                      Crianças e Adolescentes Rio de J. Zahar Editores. 1975
FREITAG, Bárbara                 PIAGET: 100 ANOS. Sd. Paulo. Editora Cortez 
GOULART, Íris  B.                  Experiências Básicas para utilização pelo professor. Petrópolis/RJ: Vozes. 11ª ed. 1996
LA TAILLE, Yves       et alli      Piaget, Vygotsky e Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. . Summus, 16ª ed. 1992.
LIMA, Lauro de Oliveira          A construção do homem segundo Piaget. S. P: Summus,1984
PARRAT-DAYAN, S e Tryphon A  Sobre a Pedagogia. S.P. Casa do Psicólogos, 1998
PIAGET,  J                            Da lógica da Criança à Lógica do Adolescente...
__________                          A construção da noção de Espaço   na criança... Ed Record...
__________                          Seis Estudos  de  Psicologia. Rio. Forense1969.  ps.   42 /  61
__________                          L’Image mentale chez l’enfant.  Fça. 1966
__________                          Psicologia da Inteligência. Rio, Fundo de Cultura 1967.
__________                          Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente
__________                          A construção da noção Do REAL NA CRIANÇA.;..
__________                          Problemas de Psicolingüística. S. P. Mestre Jou. 1973
__________                          A formação do Símbolo  na criança - lmitação,  Jogo e Sonho, Imagem e  Representação. Neuchâtel, Suiça, 1964. (1ª. ed., 1946)– 4º cap.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z  Piaget, Modelo e Estrutura. Rio. Liv José Olympio Editora. 1972.
 ___________                    . Psicologia e Epistemologia de Jean Piaget
RICHMOND, Peter.  G.           Piaget, teoria e prática  . S. Paulo Ibrasa, 1975. ps. 63 / 82
SANTOS, Boaventura de Sousa  Pela Mão De Alice,  O social e o político na pós-modernidade, S Paulo:Cortez, 1996; 2ª ed.
SANTOS, Djalma F.                Conceito Processo E Conceito Produto – Salvador, UFBA. 1995.
_____________.                    O papel da imagem mental nas trocas simbólicas...–  ( cap. 4 da Tese de doutorado –USP – S. P. 2000 )
WADSWORTH., Barry J          Inteligência e afetividade na teoria de Piaget, S. P. Pioneira, 1993