Código da disciplina:
EDC-A01
Tipo:
Obrigatória
Carga Horária Semestral:
68h
Departamento:
Ementa:
A psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação de professores
Objetivos Gerais:
- DISCUTIR as principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, suas relações e a aplicabilidade ao entendimento do fenômeno psicológico no âmbito educacional.
- ANALISAR a articulação Desenvolvimento – Aprendizagem no tocante aos problemas de aprendizagem.
- DEFINIR e ANALISAR alguns dos problemas mais freqüentemente apontados pelos professores dos ciclos fundamental e médio, à luz das concepções teóricas contemporâneas.
Metodologia:
A técnica por excelência será a de PAINEL, realizada por grupo de no máximo cinco alunos cada.
Uma planilha de temas, com suas respectivas bibliografias, será apresentada aos grupos que, mediante sorteio, ficarão incumbidos do desenvolvimento dos painéis respectivos.
Um texto correspondente a cada tema será exigido de cada grupo.
Avaliação:
Serão utilizadas as seguintes formas de avaliação:
1. Apresentação de painel.
2. O texto escrito correspondente ao tema defendido.
3. Provas de tipo tradicional com perguntas que incidam sobre as relações de transformações processuais.
4. testes sem aviso prévio.
5. Auto-avaliação.
Conteúdo Programático:
- CONCEITO de desenvolvimento:
- Concepções INATISTA, AMBIENTALISTA E INTERACIONISTA
- SUAS conseqüências no tangente à compreensão do fenômeno psicológico.
- Identificação dos fatores intervenientes no processo de Desenvolvimento.
- Conceito (s) de Aprendizagem: clássico e de aprendizagem significativa
- Fatores que interferem na Aprendizagem
- Piaget - Vygotsky: composição ou controvérsia
- O conceito de ESTRUTURAS MENTAIS e de SUBSUNÇORES
- MAPAS CONCEITUAIS
- o caso de PHINEAS CAGE e HELEN KELLER
- O pensar do cientista: o estágio OPERACIONAL FORMAL: a questão do real enquanto um possível desgastado
- Construção de conceito: Tipos de conceito os cinco passos para a elaboração de um conceito por atributos
- Função Semiótica: as artes, a imaginação, a linguagem, o pensamento, a internalização do mundo
- As OPERAÇÕES e as invariâncias
- O ENSINO para OPERACIONAIS CONCRETOS
- A questão do ERRO
- Sistemas Lógicos e Sistemas de Significação
- A motivação
- A construção das NOÇÕES de CAUSALIDADE, TEMPO e ESPAÇO
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (AUSUBEL, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON) X APRENDIZAGEM CLÁSSICA (HILGARD)
Bibliografia:
ALVES, Rubem Filosofia Da Ciência, S Paulo, Ed Brasiliense S. ª ,1981 8ª ed
AQUINO. J. G (org) Indisciplina Na Escola. Alternativas teóricas e práticas. S. Paulo: Summus, 2001
BALDWIN, A L. Teorias de desenvolvimento da criança. S. P. Pioneira, 2ª ed, 1967
BATTRO, Ant Dicionário Termilógico de J Piaget. 1976
___________ O pensamento de J. Piaget. R. de Janeiro. Ed Forense Universitária Ltda. Iª ed brasileira 1976.
CAMPOS, Dinah Martins de S Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis, Vozes. 1973.
DOLLE, Jean-M Para Compreender Piaget Rio de J. Zahar Editores, 1978. 2ª ed.
ELKIND, David Crianças e Adolescentes Rio de J. Zahar Editores. 1975
FREITAG, Bárbara PIAGET: 100 ANOS. Sd. Paulo. Editora Cortez
GOULART, Íris B. Experiências Básicas para utilização pelo professor. Petrópolis/RJ: Vozes. 11ª ed. 1996
LA TAILLE, Yves et alli Piaget, Vygotsky e Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. . Summus, 16ª ed. 1992.
LIMA, Lauro de Oliveira A construção do homem segundo Piaget. S. P: Summus,1984
PARRAT-DAYAN, S e Tryphon A Sobre a Pedagogia. S.P. Casa do Psicólogos, 1998
PIAGET, J Da lógica da Criança à Lógica do Adolescente...
__________ A construção da noção de Espaço na criança... Ed Record...
__________ Seis Estudos de Psicologia. Rio. Forense1969. ps. 42 / 61
__________ L’Image mentale chez l’enfant. Fça. 1966
__________ Psicologia da Inteligência. Rio, Fundo de Cultura 1967.
__________ Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente
__________ A construção da noção Do REAL NA CRIANÇA.;..
__________ Problemas de Psicolingüística. S. P. Mestre Jou. 1973
__________ A formação do Símbolo na criança - lmitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. Neuchâtel, Suiça, 1964. (1ª. ed., 1946)– 4º cap.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z Piaget, Modelo e Estrutura. Rio. Liv José Olympio Editora. 1972.
___________ . Psicologia e Epistemologia de Jean Piaget
RICHMOND, Peter. G. Piaget, teoria e prática . S. Paulo Ibrasa, 1975. ps. 63 / 82
SANTOS, Boaventura de Sousa Pela Mão De Alice, O social e o político na pós-modernidade, S Paulo:Cortez, 1996; 2ª ed.
SANTOS, Djalma F. Conceito Processo E Conceito Produto – Salvador, UFBA. 1995.
_____________. O papel da imagem mental nas trocas simbólicas...– ( cap. 4 da Tese de doutorado –USP – S. P. 2000 )
WADSWORTH., Barry J Inteligência e afetividade na teoria de Piaget, S. P. Pioneira, 1993