Voleibol I

Código da disciplina: 
EDC-227
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
60h
Ementa: 

Histórico e evolução do voleibol. Estudo e prática dos fundamentos, sistema de jogo e regras oficiais.

Objetivos Gerais: 
  • Conhecer e analisar o histórico do Voleibol e sua evolução ao longo do tempo.

  • Conhecer e discutir sobre as regras oficiais do Voleibol e suas mudanças até os dias atuais.

  • Possibilitar um referencial teórico-prático dos fundamentos e sistemas de jogo.

  • Evidenciar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem do esporte.

  • Proporcionar a construção coletiva de jogos a partir do Voleibol.

  • Possibilitar a reflexão crítica sobre o fenômeno do esporte em nossa sociedade.

  • Favorecer a reflexão sobre o papel do educador dentro do atual contexto sócio-econômico político e cultural.

Metodologia: 
  • Aulas expositivas e participativas em sala e na quadra com vivência de jogos

  • Leitura e discussão sobre textos

  • Debates em grupos

  • Montagem e apresentação de seminários

  • Prática docente orientada

  • Trabalhos individuais e em grupos

  • Palestras com convidados da área

  • Apresentação e discussão sobre vídeos

Avaliação: 

A avaliação será realizada através de um processo contínuo, observando a participação do aluno nas diversas atividades tais como: relatórios de aulas, análise crítica de textos, resenhas, apresentação de seminários, preparação e execução de aulas, produção de textos, freqüência e auto-avaliação.

Conteúdo Programático: 
  • Análise crítica acerca do histórico e evolução do Voleibol.

  • Regras oficiais.

  • Estudo e prática dos fundamentos ( saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa )

  • Tática e sistemas de jogo.

  • Mini-voleibol

  • Voleibol de Praia

  • Estudo e reflexão sobre o fenômeno do esporte, sua influência e resultados nos âmbitos: social, econômico, político e cultural.

  • Construção coletiva de jogos e brincadeiras, com base no lúdico, associados ao voleibol.

Bibliografia: 

 

CBV. Regras Oficiais do voleibol. Confederação Brasileira de Voleibol, 2000.

ADOLFO, Guilherme. Voleibol à beira da quadra, s/e, s/d.

BORSARI, José Roberto. Volibol: aprendizagem e treinamento – Um desafio constante. São Paulo. EPU, 1996.

BRACHT, Valter – Educação Física e aprendizagem social, Magister, Porto Alegre, 1992.

FREIRE, Paulo – Educação e Mudança, Paz e Terra, RJ, 1979.

MATTHLESEN, Sara Quenzer – Um estudo sobre o Voleibol – em busca de elementos para sua compreensão, Revista do CBCE, volume 15 número 2, Santa Maria, 1994.

SAVIANI, Demerval – Escola e Democracia, Cortez, S. Paulo, 1986.

WERNECK, Christaine L. Gomes. A criança e o esporte: o lúdico como proposta. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.18, n.2, janeiro, 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

KUNZ, Elenor – Transformação Didático – Pedagógico do esporte, Unijuí, Ijuí, 1994.