GINÁSTICA ESCOLAR

Código da disciplina: 
EDC-237
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
75h
Ementa: 

 

Estudo da Teoria Geral da Ginástica a partir de diversificadas fontes de informação: Os clássicos da área, Os programas dos Cursos de Formação de Professores do Brasil, a Historia de Vida, Dissertações e Teses, Periódicos, Observações da Prática Pedagógica nas Instituições e comunidades para constatar, explicar e propor intervenções e ações educativas no campo da Ginástica Escolar.

 

Objetivos Gerais: 

 

GERAL: Analisar criticamente o conhecimento teórico acumulado e a realidade atual das praticas em desenvolvimento e apresentar proposição superadora no campo da ginastica escolar.

ESPECIFICOS: Apresentar trabalho monográfico de base, fruto de implementação de proposta no trato com o conhecimento no campo da Ginástica escolar, considerando: história de vida, vida cotidiana, observações de práticas escolares e analise da produção do conhecimento da área.  

 

Metodologia: 

 

.Desenvolvimento de projetos Trabalho de pesquisa matricial

.Aulas expositivas

.Discussões sobre textos

.Vídeos     

.Pesquisas bibliográficas

.PalestrasObservações, vivências e experiências em escolas e projetos comunitários no meio urbano e rural.

 

Conteúdo Programático: 

 

1. TEORIA GERAL DA GINÁTICA: Analise da Literatura, da produção do conhecimento e das propostas pedagógicas das escolas e projetos especiais.

2. A GINÁSTICA NA HISTORIA DE VIDA – Vivências e experiências sistematizadas

3. A NORMATIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA GINÁTICA: As orientações legais, normatização, diretrizes e parãmetros Curriculares Nacionais

4. A GINÁSTICA OBSERVADAS E REINVENTADA NAS ESCOLAS  E PROJETOS ESPECIAIS

 

Bibliografia: 

 

ANDRE, Marli. Etnografia da Prática escolar. Campinas/SP: Papirus, 1995.

CARVALHO, Maria H. & UYTFENBROEK. Avaliar com os pés no chão da escola. Reconstruindo a prática CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física Escolar: Temos o que ensinar?  ou Considerações acerca do conhecimento (Re) conhecido pela Educação Física Escolar. São Paulo, Campinas, UNICAMP ( mimeo), 1994.

COMPAGNON, Germaine e THOMET, Maurise. Educacion del sentido rítmico. Buenos Aires, Kapelusz, 1975

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

DIEM, L. e SCHOLTMETHNER, R. ginástica escolar especial. Rio de Janeiro, Entrelivros Cultural, 1978.

DIEM, Liselott. Quien es capaz de...?.Editorial Paidos. Buenos Aires, 1974.

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KOCH, Karl & DIECKERT, Jurgen. Ginástica olimpica. Exercícios progressivos e metódicos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984

KOCH, K. Carrera, Salto y lanzamiento en la escuela elemental. Argentina. Kapeluz, 1973.

KUNOW, Lenchen e PREUGSCHAT, Friedrich. Ejercicios en las barras de equilibrio. Buenos Aires, Kapelusz, 1971.

KUNZ, Elenor. Transformação didático - pedagógica do esporte. Ijui: UNIJUI, 1994.

____________ (Org.) Didática da Educação Física. Ijui: UNIJUI, 1988.

_____________. Educação Físic Ensino & mudança. Ijui: UNIJUI, 1991.

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MYNAIO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. RJ: Husitec. 1996.

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PENIN, Sônia. Cotidiano e escola: a obra em construção. São Paulo: Cortez, 1989.

RODRIGUES, Maria. Manual teórico – prático de ginástica infantil. São Paulo, Brasiliense, 1978.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. São Paulo: Cortez, 1998

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 14° Ed. Rev. e amp. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

SOUZA  JÚNIOR. Marcilio. O saber e o fazer pedagógico. Recife: EDUPE, 1999.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1985. 108p. p. 47-72.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação.  São Paulo: Atlas, 1987. 175p. p.91-115.

VEIGA. Ilma (Org.) Projeto Político-pedagógico da escola. Campinas/SP. Papirus, 1995. 
 

ESTUDOS SOBRE TENDÊNCIAS:

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. PA/RS, Livraria e Editora Magister LTDA, 1992.

CARMO, Apolônio A . Educação Física: Competência técnica e consciência política. Em busca de um movimento simétrico. Uberlândia, MG, Editora da UFU, 1985.55p.

CARVALHO. Máuri.  A  miséria da Educação Física. Campinas, SP, Papirus, 1991.166p.

FDE – Programa para o aperfeiçoamento dos professores das escolas da Rede Pública Estadual/SP-Educação Física. UM PASSO PARA O FUTURO. Educação Física. Fundação Roquete Pinto. TV Cultura, 1993.

GOELLNER, Silvana. O método francês e a Educação Física no Brasil: Da caserna à escola. Porto Alegre, 1992, Dissertação ( mestrado), 215p. Escola Superior de Educação Física, UFRGS.

GRUPO DE ESTUDOS AMPLIADOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diretrizes curriculares para a Educação Física no ensino Fundamental e na Educação Infantil da rede Municipal de Florianópolis/SC, 1996.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Contribuição ao debate do currículo em Educação Física: uma proposta para a Escola Pública. Secretaria de Educação de Pernambuco. Micheli Ortega ESCOBAR, coordenador. Recife, 1989.

TAFFAREL e ESCOBAR. Metodologia Esportiva e Psicomotricidade. Ed. Recife, 1986

PARA ANALISES EPISTEMOLÓGICOS 

ESCOBAR, Micheli Ortega e TAFFAREL, Celi N. Zulke. O trato com o conhecimento cientifico e a organização do processo de trabalho pedagógico no ensino de Educação Física. In: Anais I Congresso sobre a     UFPE. Recife, V. 1, 1992:53-70.

REVISTA KINESIS - Centro de Educação Física e Desportos UFSM, N. Especial 1984. V.1 - N. 2 Jul-dez, 1985.V.4 - N. 1 Jan-Jul, 1988.V.4 - N. 2 Jul-Dez, 1988.

REVISTA MOTRIVIVÊNCIA: UFS – Departamento de Educação Física - Sercose, Artes Gráficas Ltda., junho, 1989. ANO I, N. 1, 2, ANO II, N. 3, ANO IV N. 4.

REVSITA CIÊNCIA E MOVIMENTO. Órgão Oficial de Divulgação científica da FEC do ABC e do CELAFISCS.

REVISTA DA EDUCAÇÀO FÍSICA/UEM. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.

REVISTA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

ESPORTE & LAZER Revista da FUNDAÇÃO DE ESPORTE E TURISMO do GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ.

REVISTA MOVIMENTO DA UFRGS sendo editada desde 1994.

SPORTPADAGOGIK. Zeitschrift fur Sport, Spiel und Bewegungserzeiehung.Alemanha. E REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Órgão oficial de divulgação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Volumes 1 a 18, Números 1 a 3. De 1981 a 1997.