METOLOGIA DA PRÁTICA DO ENSINO DE TEATRO II

Código da disciplina: 
EDC 211
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
135h
Ementa: 

Estágio de Ensino de Teatro em classes escolares de 1º e 2º graus; realização de experimentos com grupos, envolvendo o ensino de Teatro de forma integrada às demais artes.

Objetivos Gerais: 

A disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Teatro II tem como objetivos:

 
- Instrumentalizar os licenciandos para o exercício da docência a nível do ensino fundamental e do ensino médio, tendo por base as reflexões sobre o papel do teatro na educação e os conhecimentos sobre Teatro e sobre o processo educativo.
 
- Promover a troca de experiências entre os estagiários, através da discussão sobre suas descobertas e sobre as dificuldades encontradas na prática docente, bem como sobre o papel do professor no contexto educacional e social.
 
- Organizar o estágio curricular supervisionado para o aprendizado do exercício profissional por parte dos licenciandos em Teatro, possibilitando a experimentação de novas propostas metodológicas e a aplicação de materiais didáticos que possam aperfeiçoar o processo educativo.
 
- Contribuir com a formação continuada dos professores das redes de ensino. 
Metodologia: 
Inicialmente os estagiários participam de discussões sobre temas indicados para leitura. Em seguida fazem uma série de observações em classes de Teatro ou de Educação Artística, discutindo nos encontros semanais com os colegas o que observa. Depois dão início ao período de regência de classe, compartilhando suas experiências nos seminários semanais com os colegas. Finalmente, promove a apresentação da montagem cênica que produziu com sua classe e elabora um relatório sobre a vivência.
 
Os procedimentos didáticos descritos acima estão fundamentados numa perspectiva de educação dialógica, na qual os alunos e os professores afirmam-se enquanto sujeitos críticos do processo de aprendizagem e na qual se procura articular dialeticamente a teoria com a prática, ou seja, valorizar o ato de aprender fazendo. Os conteúdos abordados, tanto os específicos do teatro quanto os de natureza pedagógica, relacionam-se à experiência anterior e à vivência do aluno, buscando-se uma aprendizagem significativa Ensaios de Aulas(vivências de outras técnicas de ensino), Projetos de Ensino.
Avaliação: 

 

O aluno será avaliado com base na sua participação nos seminários semanais, no projeto de ensino, nos Planos de Aula e nos materiais didáticos que elaborar, no desempenho (domínio do conteúdo, metodologia e responsabilidade) no período de regência de classe e finalmente no Relatório de Estágio. Fará também uma auto-avaliação e uma avaliação do desempenho do professor credenciado e do Professor Coordenador do Estágio.
 
Conteúdo Programático: 

Elementos teóricos de Teatro-Educação

 
Exercícios de teatro: corpo, voz, improvisação e interpretação
 
Planejamento de Ensino de Teatro
 
Conteúdos de teatro aplicados ao ensino fundamental e/ou médio, abordados em aulas ministradas em situação de estágio
 
Montagem de espetáculo didático
 
Ética profissional e papel social do professor
Bibliografia: 

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