A educação filosófica: questões, funções, limites e possibilidades. Visão crítica das concepções e correntes teórico-metodológicas vigentes, relacionadas à educação e ao ensino de filosofia. Análise das principais abordagens das ciências humanas relativas ao aprendizado, tendo em vista uma apropriação compreensiva e crítica voltada à investigação densa do fazer-aprender filosofia — como atividade de aprendizado da atitude crítica na educação básica. O aprendizado filosófico articulado como compreensão transdisciplinar. A atitude epistemológica e a ética do professor de filosofia: investigador do fenômeno humano e mediador crítico. A leitura filosófica do mundo-aí: a construção filosófica da compreensão do ser-no-mundo-com. A educação compreendida na perspectiva filosófica. A construção de um fazer-aprender filosofia: o projeto e o processo pedagógicos. Preparação para o exercício da regência de filosofia na educação básica como atividade transdisciplinar cujas competências e habilidades pretendidas são o ver, o perceber, o conhecer, o pesar, o viver junto, o fazer e o ser; o ver, o ouvir, o falar, o escrever o calar; o aprender e o desaprender.
Demarcar o horizonte metodológico-pedagógico-crítico para que o aprendizado da filosofia na educação básica possa exercer um papel fundamental na formação do ser humano social autônomo e inventivo, a partir de uma ampla preparação da pessoa humana do educador, pela dinâmica de um processo conseqüente de vivência e pesquisa, aberto, rigoroso e inventivo ao mesmo tempo.
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