METODOLOGIA DA PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA I

Código da disciplina: 
EDC 171
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
136h
Ementa: 

 

A educação filosófica: questões, funções, limites e possibilidades. Visão crítica das concepções e correntes teórico-metodológicas vigentes, relacionadas à educação e ao ensino de filosofia.  Análise das principais abordagens das ciências humanas relativas ao aprendizado, tendo em vista uma apropriação compreensiva e crítica voltada à investigação densa do fazer-aprender filosofia — como atividade de aprendizado da atitude crítica na educação básica. O aprendizado filosófico articulado como compreensão transdisciplinar. A atitude epistemológica e a ética do professor de filosofia: investigador do fenômeno humano e mediador crítico. A leitura filosófica do mundo-aí: a construção filosófica da compreensão do ser-no-mundo-com. A educação compreendida na perspectiva filosófica. A construção de um fazer-aprender filosofia: o projeto e o processo pedagógicos. Preparação para o exercício da regência de filosofia na educação básica como atividade transdisciplinar cujas competências e habilidades pretendidas são o ver, o perceber, o conhecer, o pesar, o viver junto, o fazer e o ser; o ver, o ouvir, o falar, o escrever o calar; o aprender e o desaprender.

Objetivos Gerais: 

Demarcar o horizonte metodológico-pedagógico-crítico para que o aprendizado da filosofia na educação básica possa exercer um papel fundamental na formação do ser humano social autônomo e inventivo, a partir de uma ampla preparação da pessoa humana do educador, pela dinâmica de um processo conseqüente de vivência e pesquisa, aberto, rigoroso e inventivo ao mesmo tempo.

Metodologia: 

 

Aulas temáticas centradas na investigação e na dialogia entre os participantes. Realização de ensaios de aulas e exercícios de observação in loco. É imprescindível a participação de todos os estudantes regularmente inscritos em todas as atividades planejadas na disciplina. As aulas são atividades de construção de meios para a realização da prática filosófica implicada. A avaliação a ser realizada foi batizada de polilógica, compreendendo quatro dimensões do aprender: aprender a ver /perceber /julgar; aprender a pensar /analisar /construir conceitos /raciocinar / desconstruir conceitos; aprender a viver junto /falar /posicionar-se /politizar-se /agir-com e aprender a fazer /produzir /construir /realizar.  A avaliação é feita individualmente e contempla as quatro dimensões enumeradas. Portanto, avalia-se a atenção, a sedimentação teórica, a participação política e a atitude ética, e finalmente a construção operativa (o fazer metodológico e a prática docente). A avaliação, portanto, ocorre em uma relação efetiva de aprendizado metodológico e de prática docente, não cabendo nenhum critério ingênuo ou dogmático na configuração do aprendizado ocorrido. Ao longo do curso cada estudante deverá produzir e participar das seguintes atividades:
 
                    a)      Elaboração de textos e comentários críticos de obras estudadas;
                    b)      Um breve ensaio sobre o sentido da Filosofia no mundo contemporâneo;
                    c)       Preparar e proferir pelo menos uma aula sobre assunto pertinente para os colegas e professores; as aulas devem ser formalmente elaboradas e realizadas segundo o planejamento  escrito.
                    d)      Realizar o Estágio de Observação e escrever um Relatório sobre o mesmo;
                    e)      Construir um programa para a disciplina Filosofia, com 80 horas de aulas, dividido em quatro unidades, de acordo com as normas adotadas para elaboração de Projetos de Pesquisa.
Conteúdo Programático: 

 

1. Introdução: Apresentação geral da disciplina. Fundamentação metodológica da prática pedagógica — concepção, método, crítica e ação.
2. O que é filosofia? Delimitação das posições filosóficas de cada participante do curso.
3. Análise das principais matrizes teóricas orientadoras da prática pedagógica crítica e delimitação do contexto sócio-histórico da escola brasileira hoje.
            a) A concepção Dialética da Educação;
            b) A concepção Fenomenológica da Educação;
            c) A concepção Polilógica da Educação — síntese inventiva;
            d) A configuração da educação transdisciplinar;
            d) As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio: posição crítica.
4. A especificidade da filosofia e seu ensino na educação básica: história e possibilidades atuais.
5. A função da filosofia no horizonte de formação livre e responsável da pessoa humana: o compromisso ético-social do educador.
6. O planejamento da atividade docente — Construindo um programa unificado de Filosofia:
            a) Objetivos do ensino de filosofia —  do fazer-aprender filosofia;
            b) As estratégias metodológicas;
            c) A concepção programática e o delineamento das unidades a serem planejadas — sugestões metodológicas.  A construção de um programa mínimo unificado e as principais dimensões a serem contempladas: ontologia, gnosiologia, epistemologia, lógica-linguagem, ética e estética;
            d) Seleção e preparação do texto didático;
            e) Avaliação da aprendizagem — a abordagem polilógica;
            f) A atitude do professor: relações educador/educando.
            g) Metodologia do Projeto Pedagógico para o ensino de Filosofia.
7.  Aulas simuladas individuais em classe.
8.  Observação de aulas de filosofia e outras.
9. Construção do planejamento pedagógico para o Estágio Curricular — Elaboração de um Projeto de Curso de Filosofia.
10.  Dialogia e diálogo no aprendizado filosófico.
11.  A filosofia e a educação para o século XXI: Filosofia como atitude aprendente transdisciplinar.
12.  Avaliação Geral dos processos realizados.

 
Bibliografia: 

 

ARANTES, Paulo Eduardo (org.)  A Filosofia e seu Ensino.  Petrópolis / São Paulo: Vozes / EDUC, 1995.

 

DANIEL, Marie-France. A Filosofia e as Crianças. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

 

DELEUZE, Gilles. & GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.  

 

CERLETTI, Alejandro A. & KOHAN, Walter. A filosofia no ensino médio. Caminhos para pensar seu sentido. Tradução de Norma Guimarães Azeredo.

 

CHAUI, Marilena. Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

 

COLLI, Giorgio. O nascimento da filosofia. Tradução Federico Carotti. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996 (Coleção Repertórios)

 

GALLO, Sílvio (Coord.)Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Elementos para o ensino de filosofia.  Campinas, SP: Papirus, 1997.

 

GALEFFI, Dante Augusto.  O Ser-Sendo da Filosofia. Uma compreensão poemático-pedagógica para o fazer-aprender Filosofia. Salvador: EDUFBA, 2001, 583p.

 

GALEFFI, Dante Augusto. Filosofar e Educar. Inquietações pensantes. Salvador: Quarteto Editora, 2003, 238 p.

 

HEIDEGGER, Martin. O que é isto — a Filosofia?  Tradução de Ernildo Stein. In: Heidegger. Conferências e Escritos Filosóficos – Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 7-24.

 

JAEGER, Werner.  Paidéia.  A Formação do Homem Grego.  Tradução: Artur M. Pereira.  São Paulo: Martins Fontes, 1995.

 

KOHAN, Walter (org.). Ensino de filosofia. Perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

 

KOHAN, Walter Omar / LEAL, Bernardina / Ribeiro, Álvaro. Filosofia na escola pública. Vol. V. Petrópolis: Vozes, 2000.

 

LARROSA, Jorge. Nietzsche e a Educação. Tradução: Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

 

LIPMAN, Matthew.  A filosofia vai à escola. Tradução: Maria Elice Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer.  São Paulo: Summus, 1990.

 

LIPMAN, Matthew.  O Pensar na Educação. (1991). Tradução: Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

MERLEAU-PONTY, Maurice. Elogio da Filosofia. Tradução de Antonio Braz teixeira. 3ª ed. Lisboa: Guimarães Editores, 1986.

 

OLIVEIRA, David Eduardo de. Cosmovisão Africana no BrasilElementos para uma filosofia afrodescendente. Fortaleza: LCR, 2003.

 

PALÁCIOS, Gonçalo Armijos. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio. Goiânia: Editora UFG, 2000

 

PLATÃO. A República. Tradução: Maria helena da Rocha Pereira. 6º ed. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 1990.

 

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílioou, Da educação.  Tradução: Roberto Leal Ferreira.  São Paulo: Martins Fontes, 1999. – (Paidéia)