Planejamento, desenvolvimento e avaliação de estágio visando a preparação do futuro professor segundo a realidade sócio- educacional em que poderá atuar.
Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de planejar, executar e avaliar atividades educacionais, relativamente à área de saber profissional, observando o necessário e suficiente domínio dos conteúdos , das técnicas de comunicação do processo ensino- aprendizagem.
Sendo uma disciplina de natureza mais aplicada, determina uma ênfase toda especial no domínio das praticas educativas. O curso será desenvolvido com utilização de métodos ativos de ensino, envolvendo a participação efetiva do educando. Todo trabalho em sala se constituirá em laboratório de preparação do futuro professor. Assim, faz-se necessário aplicação de processos de ensino aprendizagem os mais diversos, ou seja : debates, seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo estudo do meio, método de projetos, visita orientada a escola do estágio, elaboração do projeto e pré – elaboração do plano de ensino.
Ponto I
Conteúdo:
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Direção de Classe
Objetivos:
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Definir o papel do professor na construção do conhecimento.
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Pontuar necessidades e interesses para a docência.
Conteúdo:
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A Nova LDB: alguns dos principais dispositivos
Objetivo:
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Conhecer e analisar as conseqüências da nova Lei, para o ensino Fundamental e Médio e para o trabalhador do ensino.
Ponto II
Conteúdo:
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O planejamento Educacional e pratica dos Educadores.
Objetivos:
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Compreender as funções e a importância do planejamento;
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Refletir sobre quais resultados quer atingir em decorrência de sua atuação pedagógica;
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Caracterizar um plano didático.
Conteúdo:
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Critérios de seleção de conteúdos.
Objetivo:
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Adequar o conteúdo sociológico a pratica educacional.
Conteúdo:
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A importância do estabelecimento de objetivos para ação pedagógica.
Objetivo:
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Definir os objetivos de ensino e analisar de que forma esta definição auxilia o
professor no trabalho didático.
Ponto III
Conteúdos:
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Procedimentos de ensino – aprendizagem:
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individualizante
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socializantes.
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sócio - individualizantes .
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Objetivos:
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Estabelecer os procedimentos de ensino para o estágio.
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Selecionar as atividades e experiências de aprendizagem.
Conteúdo:
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A questão “do fazer” da prática pedagógica, associada “para que fazer”.
Objetivos:
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Escolher técnicas adequadas para o conteúdo proposto.
Conteúdo:
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Utilização dos recursos audiovisuais.
Objetivo:
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Selecionar os recursos para o ensino.
Conteúdo:
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Informática na educação : experiência do uso do computador em sala.
Objetivos:
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Analisar de que forma e com quais objetivos o computador é usado na
educação. -
Selecionar endereços na Internet, e software para aplicação dos conteúdos.
Ponto IV
Conteúdo:
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Princípios básicos de avaliação.
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Funções da avaliação.
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O ato de avaliar no cotidiano da escola.
Objetivos:
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Identificar dificuldades do aprendizagem.
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Desenvolver técnicas e instrumentos de avaliação.
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Determinar se os objetivos para o processo ensino – aprendizagem foram ou não atingidos .
Ponto V
Conteúdo:
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Conjuntura : Questões Sociais/ Temas Sociais.
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Pesquisa na escola.
Objetivos:
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Articular teoria, pesquisa e pratica social na sala de aula, através de Projetos Didáticos.
Conteúdo:
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Subsídios de apoio para a regência.
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Avaliar o contato com a classe.
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Coordenar a motivação da aprendizagem.
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Sublinhar a questão da disciplina na sala de aula.
Objetivo:
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Apresentar periodicamente relatórios de regência, para análise e troca de experiência.
CANDAU, Vera (org.) A didática em questão. Petropolis, Vozes, 1994
-------------------------- Rumo a uma nova didática. Petrópolis, Vozes,1988
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BABIN, Pierre e KOULOMDGLAN, M. Os Novos Modos de Compreender. Edições
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CUNHA, Isabel. O bom professor e sua prática., São Paulo MG Editores, 1989
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ROMÃO, E. José. Avaliação dialógica , Instituto Paulo Feire, Cortez,,1998
RANGEL, M. Dinâmicas de Leitura para sala de aula
TURRA, C, et alii Planejamento de Ensino e Avaliação. Rio, Editora EMA,1990
Sugestões de Livros/ sala de aula : Diversos Temas
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________________. Jovem Adolescente em debate. S. Paulo, Moderna, 1998
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