METODOLOGIA DA PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS II

Código da disciplina: 
EDC 168
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
105h
Ementa: 

 Planejamento, desenvolvimento e avaliação de estágio visando a preparação do futuro professor segundo a realidade sócio- educacional em que poderá  atuar.

Objetivos Gerais: 

Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de planejar, executar e avaliar atividades educacionais, relativamente à  área de saber profissional, observando o necessário e suficiente domínio  dos conteúdos , das técnicas de comunicação do processo ensino- aprendizagem.

Metodologia: 

Sendo uma disciplina de natureza mais aplicada, determina uma ênfase toda especial no domínio das praticas educativas. O  curso será desenvolvido com utilização de métodos ativos de ensino, envolvendo a participação  efetiva do educando. Todo trabalho em sala se constituirá em laboratório de preparação do futuro professor. Assim, faz-se  necessário aplicação de processos de ensino aprendizagem os mais diversos, ou seja : debates, seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo estudo do meio, método de projetos, visita orientada a escola do estágio, elaboração do projeto e pré – elaboração do plano de ensino.

Avaliação: 

 

Processual e acumulativa para os trabalhos desenvolvidos em sala. O que significa, considerar freqüência,  participação, desempenho dos alunos nos seminários, e nos trabalho de grupos.
Serão atribuídos pesos  diferentes aos  trabalhosos individuais tais como: Plano de curso, relatório de observação, seminários e  relatório final de estagio, extraindo a média final referente as normas do curso.
Conteúdo Programático: 

 

Ponto I

Conteúdo:

  • Direção de Classe

Objetivos:

  • Definir o papel do professor na construção do conhecimento.

  • Pontuar necessidades e interesses para a docência.

Conteúdo:

  • A Nova LDB: alguns dos principais dispositivos

Objetivo:

  • Conhecer e analisar as conseqüências da nova Lei, para o ensino Fundamental e Médio e para o trabalhador do ensino.

 

Ponto II

Conteúdo:

  • O planejamento Educacional e pratica dos Educadores.

Objetivos:

  • Compreender as funções e a importância do planejamento;

  • Refletir sobre quais resultados quer atingir em decorrência de sua atuação pedagógica;

  • Caracterizar um plano didático.
     

Conteúdo:

  • Critérios  de seleção de conteúdos.

Objetivo: 

  • Adequar o conteúdo sociológico a pratica educacional.

 

Conteúdo:

  • A importância do estabelecimento de objetivos para ação pedagógica.

Objetivo:

  • Definir os objetivos  de ensino e analisar de que forma esta definição auxilia o
    professor no trabalho didático.

 

Ponto III

Conteúdos:

  • Procedimentos de ensino – aprendizagem:

    • individualizante

    • socializantes.

    • sócio - individualizantes .

Objetivos:

  • Estabelecer os procedimentos de ensino para o estágio.

  • Selecionar as atividades e experiências de aprendizagem.

Conteúdo:

  • A questão “do fazer” da prática pedagógica, associada  “para que fazer”.

Objetivos:

  • Escolher técnicas adequadas para o conteúdo proposto.

 

Conteúdo:

  • Utilização dos recursos audiovisuais.

Objetivo:

  • Selecionar os recursos para o ensino.

Conteúdo:

  • Informática na educação : experiência do uso do computador em sala.

Objetivos:

  • Analisar de que forma e com quais objetivos o computador é usado na
    educação.

  • Selecionar endereços na Internet, e software para aplicação dos conteúdos.

Ponto IV

Conteúdo:

  • Princípios básicos de avaliação.

  • Funções da avaliação.

  • O ato de avaliar no cotidiano da escola.

Objetivos:

  • Identificar dificuldades do aprendizagem.

  • Desenvolver técnicas e instrumentos de avaliação.

  • Determinar se os objetivos para  o   processo ensino – aprendizagem foram ou não atingidos .

 

Ponto V

Conteúdo:

  • Conjuntura : Questões Sociais/ Temas Sociais.

  • Pesquisa na  escola.

Objetivos:

  • Articular teoria, pesquisa e pratica social na sala de aula, através de Projetos Didáticos.

Conteúdo:

  • Subsídios de apoio para a regência.

  • Avaliar o contato com a classe.

  • Coordenar a motivação da aprendizagem.

  • Sublinhar a questão da disciplina na sala de aula.

Objetivo:

  • Apresentar periodicamente relatórios de regência, para  análise e troca de experiência.

 

Bibliografia: 

 

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BABIN, Pierre e KOULOMDGLAN, M. Os Novos Modos de Compreender. Edições
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Sugestões de Livros/ sala de aula : Diversos Temas

COVRE, Maria de Lourdes de. O que é Cidadania. São Paulo. Ed. brasiliense, 1995

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