DIDÁTICA I

Código da disciplina: 
EDC 140
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
138h
Ementa: 

Analisa as relações entre sociedade/educação/escola. Enfoca a prática pedagógica escolar enquanto prática social específica. Discute os fundamentos sócio-políticos-epistemológicos da Didática na formação do(a) educador(a) e na construção da identidade docente, bem como as competências e habilidades requeridas para o ato pedagógico. Aborda as relações fundamentais do processo de trabalho docente: sujeito/objeto/construção de conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; professor/aluno; aluno/aluno. Estuda a organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento.

Objetivos Gerais: 

 

Análise da educação escolar como processo que emerge da sociedade em cada espaço/tempo histórico e a escola como um locus privilegiado de transmissão/reconstrução/criação de conhecimento
 
Conscientização enquanto profissional de ensino competente tecnicamente e comprometido politicamente com o exercício pedagógico crítico e construtivo. 
Compreensão da Didática, do seu objeto de estudo e do seu papel na formação de educadores. 
 
Análise do contexto educacional contemporâneo e da prática educativa escolar, mediante estudo sistemático das principais correntes pedagógicas. 
 
Diagnóstico do contexto educativo e da prática pedagógica desenvolvida em instituições de ensino alternativas e oficiais. 
 
Compreensão crítica do processo do planejamento de ensino, considerando suas dimensões e componentes didáticos. 
 
Identificação das etapas do plano de ensino como indissociáveis no processo de reflexão/ação/reflexão, atendendo, assim, à dinâmica que caracteriza a prática pedagógica enquanto práxis. 
 
Construção de uma concepção pedagógica que possibilite a síntese entre a fundamentação teórica do curso e seus componentes técnicos, tomando como referência a escola e a classe escolhidas como campo de pesquisa.
Metodologia: 

 

A metodologia desenvolvida no curso deverá favorecer a correspondência entre os conteúdos e os interesses dos alunos, para que estes possam reconhecer naqueles o auxílio necessário à compreensão crítica de processos de ensino. 
 
A reconstrução coletiva dos conhecimentos tomará por base três dimensões inseparáveis - a social, a política e a epistemológica - da Educação, da Escola, da Didática, da Prática Pedagógica e conseqüentemente do Ensino e da Aprendizagem. Essa visão poderá orientar o curso nos seus aspectos organizacionais, escolha dos textos /autores, condução dos trabalhos em sala de aula e na avaliação. 
 
Tendo em vista essa opção, as características dos alunos- licenciandos das diversa áreas- e os objetivos do curso, propomos a análise de livros, artigos, ensaios e exposições interativas. Tais instrumentos servirão para a construção de questionamentos gerais básicos que funcionarão como desencadeadores do processo de reflexão e discussão coletiva em pequenos e grandes grupos, para construções individuais e coletivas de: Concepções, Conceitos, Resenhas, Matrizes de Análise, Artigos,Tipologia Textual,Textos,Vivências de Painéis,Vivências de Seminários, Trabalhos em Campo(coleta de dados em Escolas), Ensaios de Aulas(vivências de outras técnicas de ensino), Projetos de Ensino.
Avaliação: 

A avaliação será desenvolvida durante o processo de ensino tendo como norte o acompanhamento constante do desempenho do(a) professor(a) e dos estudantes na construção e reconstrução dos conhecimentos objeto de estudo do curso. A perspectiva é detectar determinados aspectos da realidade de nossas ações, que ofereçam referências a avaliadores e avaliado, para uma análise crítica dessa realidade, visando modificações, adaptações e/ou rejeições de determinados procedimentos. Os instrumentos poderão ser todas aquelas construções citadas na Metodologia. A medida tem como parâmetro  as normas regimentais da UFBa. e observa uma escala de 0 a 10.

Conteúdo Programático: 

 

 

MÓDULO I 
Fundamentos epistemológicos e socio-políticos da Didática e as princiopais relações no processo de trabalho docente. 
 
A realidade escolar brasileira/baiana e análise dos limites e alcances na relação entre o ensinar e o aprender. 
 
A Didática e seu objeto de estudo 
 
As funções da Didática nas tendências pedagógicas ao longo da história: as teorias liberais e teorias críticas da educação. 
 
  • Didática instrumental X Didática multireferencial: duas concepções em conflito. 
  • Teorias de aprendizagem e a mediação do professor. 
  •  Perspectivas críticas da Didática: 
  •  Didática multireferencial; 
  •  Didática e interdisciplinaridade;
Socioconstrutivismo e Didática. 
 
A sala de aula e as relações fundamentais do processo de trabalho docente: conteúdo/forma; teoria/prática, professor/aluno; aluno/aluno; ensinar/aprender; sujeito/objeto de conhecimento; acesso à escola/ permanência; sucesso/fracasso escolar. 
 
 
MÓDULO II 
 
OLHAR CRÍTICO SOBRE O CONTEXTO EDUCATIVO
 
  • Noções gerais de metodologia da pesquisa (escolha de objeto de estudo; problemática; técnicas de coleta e análise de dados).
  • Diagnóstico de instituições de ensino alternativas.
  • Diagnóstico de instituições escolares da rede oficial de ensino (de 5a à 8a séries e de nível médio).
  • Elaboração de projeto de intervenção pedagógica.
 
 
MÓDULO III 
 
ELEMENTOS TÉCNICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
 
  • O contexto da sala de aula e a organização das condições de aprendizagem.
  • O processo do planejamento de ensino numa perspectiva crítica.
  • Tipologia e etapas do planejamento.
  • Planejamento interdisciplinar.
  • Dimensões e componentes didáticos do planejamento: a desmistificação da concepção formalista de planejamento.
  • Formulação de objetivos de ensino-aprendizagem;
  • Seleção e organização de conteúdos / o que fazer com os livros didáticos?
  • Métodos e técnicas pedagógicas (diferenciação conceitual; repertório e laboratório de técnicas pedagógicas)
  • Recursos didáticos (para que servem? Como e quando utilizá-los)
  • Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação.
  • Avaliação da aprendizagem ( perspectiva classíficatória x perspectiva emancipatória de avaliação).
  • A prática pedagógica no processo de ação-reflexão-ação: a práxis.
Bibliografia: 

 

ALMEIDA, C.L.S. de. Leitura de grupo e possibilidades metodológicas. Revista de educação – AEC, ano 23, n. 90, jan/mar, 1994. 
 
ALVES, Rubem. O preparo do educador. In: O educador vida e morte, 6a edição, Rio de Janeiro: Graal, 1985. 
 
ALVES, Rubem. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo, Cortez, 1996.  
 
APPLE, M.W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.  
 
CANDAU, Vera Maria. A didática em Questão. Petrópolis. Ed. Vozes: 1984.  
 
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Vozes, 1987.  
 
CASTELLANI, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.  
 
CUNHA, M.I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 1989.  
 
COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.  
 
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo, Cortez, 1992. 
 
D’ÁVILA, C. M. Ensinar e aprender: do universal ao único. In Revista da FAEEBA/Universidade do Estado da Bahia, Faculdade de Educação, Ano 1 (jan/jun 1992), n.02. 
 
ELIAS, M. C. Célestin Freinet. Uma pedagogia de atividade e cooperacão. 3a edição. Petrópolis: Vozes, 1999.  
 
ELZIRIK, M. F. E COMERLATO, D. A escola invisível: jogos de poder, saber, verdade, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1995.  
 
ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.  
 
FAZENDA, Ivani Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1995, 2a edição.  
 
FERREIRA, O. M. e SILVA JUNIOR, P. D. Recursos áudio-visuais no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: EPU, 1986.  
 
FORQUIM, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.  
 
FRANCHI, E. P. (org.) A causa dos professores. Campinas, SP: Papirus, 1995.  
 
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo Scipione, 1999.  
 
FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000  
 
FREIRE, PAULO.  Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione: 1989.  
 
FREIRE, PAULO. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.  
 
FREITAG, Bárbara (et al.). O livro didático em questão. São Paulo: Cortes, 1989.  
 
FURLANI, L.M. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso? São Paulo: Cortez, 1991.  
 
GENTILI, P.ª E SILVA, T. T. (org.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 3a ed., Petrópolis: Vozes, 1995. 
 
GENTILI, P. A (org.) Pedagogia da exclusão. Petrópolis: Vozes, 1992.  
 
GIROUX, H. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, 1987.  
 
GROSSI, Ester et al. (org.) Construtivismo Pós-piagetiano. Petrópolis: Ed. Vozes, 1993.  
 
GUARNIERI, M. R. et al. (org.) Aprendendo a ensinar. O caminho nada suave da docência. São Paulo: Cortez Editora, 2000.  
 
HOFFMANN, J. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista, 12 ed. Porto Alegre: Educação e realidade, 1994.  
 
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 4a ed. Porto Alegre: Educação e realidade, 1994.  
 
LA TAILLE, Yves de et al. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 10a edição,1992.  
 
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1986.  
 
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.  
 
LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar. Fundamentos teórico-metodológicos. 7a edição. São Paulo: Vozes, 1994. 
 
LUCKESI, Cipriano. Prática docente e avaliação. R.J: ABT, 1990 (Série Estudos e Pesquisas, No. 44).  
 
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996. 
 
MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica, Didática prática. São Paulo: Loyola, 1986. 
 
MATUI, Jiron. Construtivismo. Teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna. 1996.  
 
MELO, Guiomar Namo. Magistério de 1o grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez. 1985.  
 
MENEGOLLA, M.I. e SANTANA, J.M. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992.  
 
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.   
 
MORAIS, Régis de. Sala de aula: que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1996.  
 
MOREIRA, A.F.B. Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas, SP. Papirus, 1994.  
 
MOREIRA, Marco Antônio. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1990, 3a edição.  
 
PRETTO, Nelson de Luca .   Uma escola sem/com futuro, Campinas, SP: Papirus, 1996.  
 
VEIGA, Ilma Passos  (org).  Didática: o ensino e suas relações,  Campinas, SP:  Papirus, 1996. 
 
OLIVEIRA, Maria Rita. A reconstrução da didática. São Paulo: Papirus, 1992.  
 
OLIVEIRA, Maria Rita. Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. SP:Papirus, 1993.  
 
PICONEZ, S.C.B. (coord) A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus , 1994.  
 
PIMENTA, S. G. (coord.) et al. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez Editora, 1998.  
 
REGO, T. C. Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação.  Petrópolis: Vozes, 1995.  
 
RIBEIRO, M.L. História da educação brasileira e organização escolar. São Paulo: Cortez, 1989.  
 
RONCA, Antonio Carlos Caruso. Técnicas pedagógicas. Domesticação ou desafio à participação? Petrópolis: Vozes, 1986, 5a edição.  
 
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico crítica. S.P.: Cortez, 1990.  
 
SILVA, T.T. O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.  
 
SNYDERS, George. Alunos felizes. 2a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.  
 
TAFFAREL, C. e outros. Metodologia do ensino de educação física, São Paulo: Cortez, 1993.  
 
TURRA, Clódia et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11a edição. Porto Alegre: Sagra, 1990.  
 
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 1987.  
 
VEIGA, Ilma Passos. A prática pedagógica do professor de Didática. São Paulo: Papirus. 1990.  
 
VEIGA, Ilma Passos. Repensando a didática. São Paulo: Papirus. 1987.  
 
WACHOVICZ, Lilian Ana. O método dialético na didática. São Paulo: Papirus. 1989.