SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Código da disciplina: 
EDC-278
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processos sociais básicos, detendo-se de forma especial na análise da escola e das demais agências educativas a partir das diferentes correntes sociológicas.

Objetivos Gerais: 

 

A disciplina pretende desenvolver no estudante:

- a compreensão, sob a ótica sociológica, da natureza da dinâmica dos processos educativos levados a efeito na sociedade;

- o conhecimento do processo de abordagem dos fenômenos educativos pelo recurso aos métodos e técnicas inerentes às diversas correntes sociológicas.

 

Metodologia: 

 

  • Exposição da professora,
  • Exercícios escritos realizados pelos alunos, individualmente e em grupos,

  • vídeos,
  • Exercícios orais, através de exposições e seminários pelos alunos.
Avaliação: 

 

A avaliação da aprendizagem dos alunos durante o semestre ocorrerá pela realização de 3 (três) provas escritas cujas datas serão previamente estabelecidas segundo o desenvolvimento do trabalho: 

              1ª  AVALIAÇÃO sobre os itens de 1 a  4 do conteúdo programático;

              2ª  AVALIAÇÃO sobre os ítens  de 5 a 8;

              3ª  AVALIAÇÃO sobre os itens de 9 a 11.

 

Conteúdo Programático: 

 

- Sociologia, surgimento, desenvolvimento, objeto e métodos;

- Organização social: sociabilidade e socialização; controle social, papéis sociais;

- As instituições sociais;

- Estrutura social: estratificação social e classes sociais;

- O indivíduo e a sociedade: ação e relações sociais

- Mudança social e mobilidade;

- Estado, Ideologia e Autonomia;

- Educação: conceito, práticas e processos educativos formais e informais;

- Sociedade e Educação: processos de socialização e educação;

- Instituições educativas: família, igreja, escola, grupos diversos, mídia etc...

- Sociologia da Educação.

 

Bibliografia: 

 

LIVROS

MARTINS, Carlos B.; QUE É SOCIOLOGIA, São Paulo, Brasiliense, 1992.

GIDDENS, Anthony, SOCIOLOGIA, Porto Alegre, Artmed, 2005, 4ª ed.

CARDOSO, Fernando Henrique, e IANNI, Octávio, HOMEM E   

                      SOCIEDADE, São Paulo, Editora Nacional, 1980.

DURKEIM, Émile, Coleção os Pensadores, S. Paulo, Abril Cultural, 1978.

WEBER, Max, CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA, São Paulo

               Moraes., 1989.

LENIN, Wladimir I., AS TRÊS FONTES E AS TRÊS PARTES

             CONSTITUTIVAS DO MARXISMO, São Paulo, Global, s/d.

HELLER, Agnes et alii., A CRISE DOS PARADIGMAS EM CIÊNCIAS

               SOCIAIS E OS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI, Rio de

               Janeiro, Contraponto, 1999.

FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de S., SOCIOLOGIA E

              SOCIEDADE, Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2000.

LAPASSADE, Georges e LOURAN, René, CHAVES DA SOCIOLOGIA,

               Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1972.

DOMINGUES, José Maurício, SOCIOLOGIA E MODERNIDADE, Rio de

               Janeiro, Civilização Brasileira,1999.

IANNI, Octávio, A SOCIEDADE GLOBAL, Rio de Janeiro,1997.

FERNANDES, Florestan, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL, São

                Paulo, Dominus, 1966.

LENHARD, Rudof, SOCIOLOGIA EDUCACIONAL, São Paulo, Pioneira,

                1982.    

GOMES, Cândido Alberto, A EDUCAÇÃO EM NOVAS PERSPECTIVAS

                SOCIOLÓGICAS, São Paulo, EPU, 2005.

TOSCANO, Moema, SOCIOLOGIA EDUCACIONAL, Petrópolis, Vozes,

                2001.

MORRISH, Ivor, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, Rio de Janeiro, Zahar,

                1977.

BIRNBAUM, P. e CHAZEL, F., TEORIA SOCIOLÓGICA, São Paulo,

                 Hucitec-Edusp, 1977.

VELHO, O. G., PALMEIRA. M. e BERTELLI,A. R., ESTRUTURA DE

                CLASSES E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL,. Rio de Janeiro, Zahar,

                1979.

MACHADO, Lia Z., ESTADO, ESCOLA E IDEOLOGIA, São Paulo,

                Brasiliense, 1983.

DURKEIM, Émile, EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA, São Paulo,

                Melhoramentos, s/d.

DOMINGUES, Maurício José, TEORIAS SOCIOLÓGICAS NO SÉCULO

               XX, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.

CARVALHO, Alonso B., EDUCAÇÃO E LIBERDADE EM MAX WEBER.

               Ijuí, 2004.

DELORENZO NETO, A., SOCIOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO.  

               São Paulo, Duas Cidades, 1977.

LEVITAS, Maurice, MARXISMO Y SOCIOLOGIA DE LA EDUCACIÓN,

                México, Siglo Veinteuno, 1977.

TEDESCO, Juan Carlos, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, São Paulo,

               Cortez/Autores Associados, 1983.

PEREIRA, Luiz, A ESCOLA NUMA ÁREA METROPOLITANA, São  

                Paulo, Pioneira, 1967.

RODRIGUES, Alberto Tosi, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, Rio de

                Janeiro, DP&A, 2000.

PEREIRA, Luiz e FORACCHI, Marialice M., EDUCAÇÃO E

               SOCIEDADE, São Paulo, Editora Nacional, 1964.

TORRES, Carlos Alberto, SOCIOLOGIA POLÍTICA DAS EDUCAÇÃO,

               São Paulo, Cortez, 1993.

MANHEIM, Karl e STEWART, W. A. C., INTRODUÇÃO À

                SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, São Paulo, 1969.

- REVISTAS

                           

TEMPO BRASILEIRO

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

TEORIA & EDUCAÇÃO

REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO

EM ABERTO

CADERNOS CEDES

REVISTA DE EDUCAÇÃO CEAP

REVISTA DA FACED

LUA NOVA

NOVOS ESTUDOS