Sobre a Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade de Educação da UFBA foi instalada em fevereiro de 1971 e em 21 novembro do mesmo ano recebeu o nome de Biblioteca Anísio Teixeira, conforme Parecer do Conselho Universitário.

Parecer do Conselho Universitário

 

"Ninguém entre nós, na Bahia ou mesmo em todo o Brasil, teria a mais leve hesitação em considerar pertinente e justa semelhante homenagem. Anísio Teixeira foi um dos altos momentos da inteligência, cultura e da dignidade nacionais. Sua vida, tão lamentavelmente encerrada, foi um exemplo de dedicação persistente a uma causa: a causa da educação. Na cátedra, no livro, na ação administrativa, nesta sua terra, no Rio ou ainda em ambiente internacional, Anísio Teixeira, filósofo e humanista, foi sempre e acima de tudo educador. Nada mais razoável, pois, do que este gesto da Faculdade de Educação, consagrando ao seu culto o templo que seguramente mais venera uma biblioteca. Será uma homenagem ao Mestre, no reconhecimento do muito que ele fez e um convite aos alunos para que na trilha de seu exemplo encontrem o caminho do trabalho, dignificador e produtivo.

 

É nosso PARECER.

 

Salvador, Sala do Conselho Universitário,

25 de novembro de 1971.

(a) Hélio Simões - Relator"

 

 

A Biblioteca Anísio Teixeira tem como missão promover acesso, recuperação e transferência da informação para a comunidade universitária, contribuindo para formação profissional e social, colaborando para a produção científica e tecnológica da sociedade.

 

Seu acervo é constituído de livros, folhetos, periódicos, teses, dissertações, trabalho de conclusão de curso dentre outros. Para gerenciamento da sua coleção é utilizado o software Pergamum. Todo o acervo é de livre acesso aos usuários, predominando assuntos relacionados às áreas de Educação, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Educação física, Esportes, Lazer etc direcionados aos cursos residentes de Pedagogia, Educação Física, Licenciatura em Ciências, além das metodologias de ensino das licenciaturas, Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira e Difusão do Conhecimento.