2010 - Relatório Anual da Faculdade de Educação

 

RELATÓRIO ANUAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO – 2010
1 Metas definidas para o ano de 2010

- Aprovação do novo Regimento Interno da FACED/UFBA junto a Congregação da faculdade.
- Incentivar e implementar procedimentos, a partir dos departamentos, para ampliar a cultura avaliativa da instituição e avançar na análise critica e melhoria nos processos avaliativos no ensino da graduação e pós-graduação, avaliação do trabalho docente e avaliação da instituição.
- Expansão do ensino regular noturno de graduação com a implementação de turma noturna do Curso já aprovado na área de pedagogia e, aprovação em instâncias superiores dos cursos noturnos em  ciências naturais e educação física.
- Expansão do ensino especial de graduação com a implementação de dois novos cursos de licenciatura em pedagogia, atendendo demanda de prefeituras.
- Expansão do ensino de pós-graduação lato sensu, com a implementação dos dez cursos de especialização em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) já aprovados.
- Expansão do ensino de pós-graduação stricto sensu, com a abertura do programa de mestrado em Educação Física.
- Fortalecimento dos atuais programas de pós-graduação em educação e difusão do conhecimento, ampliando espaços, pessoal, projetos e programas e melhorando a base de dados informados ao Datacapes.
- Fortalecimento da infra-estrutura, equipamentos, instalações e financiamento da pesquisa em desenvolvimento na unidade.
- Ampliação da participação da Faced/UFBA, em programas e projetos para obtenção de bolsas para os estudantes –  PIBIC, PIBID, Permanecer, Monitoria e outras, bem como, a representação da unidade em órgãos, instituições e demais entidades externas à UFBA.
- Realização de balanços críticos sobre experiências curriculares desenvolvidas no ensino de graduação para atender demanda educacional do Estado, da região e balanço crítico da produção do conhecimento na graduação e pós-graduação.
- Melhoria das formas de comunicação, informatização, documentação da Faced/UFBA, com infraestrutura e projetos.
- Celebração de novos convênios estaduais, regionais, nacionais e internacionais.
- Reforma do atual prédio da Faced/UFBA com inicio nas dependências administrativas e grupos de pesquisa.
- Inicio das obras das instalações esportivas no CEFE.
- Continuidade da gestão para construção de novo prédio para a Faced/UFBA, em Ondina.
- Contratação de pessoal técnico-administrativo (06) e docentes (10) através de concurso público, pelo Regime Jurídico Único, para suprir necessidades identificadas, relatadas e encaminhadas as instâncias superiores da UFBA .
- Ampliação do montante do orçamento previsto e executado na Unidade e ampliação das fontes de financiamento das atividades fins da Faced/UFBA – ensino, pesquisa e extensão -, e das atividades meios – administrativas e de gestão. 
2 Ações implementadas para cumprimento das metas e avaliação das não-implementadas

- Todas as metas foram implementadas com ações aprovadas na Congregação da Faced, e conduzidas pelas instâncias departamentais e colegiados competentes.
- Implementação da turma de Pedagogia Noturna no semestre de 2010.2
- Encaminhamento de um curso especial de graduação em pedagogia para a Plataforma Paulo freire – PAFOR, para atender demanda das redes de educação básica da Bahia;
- Manutenção de três cursos especiais para formação de professores em exercício no Estado da Bahia – projeto Irecê, Projeto Tapiramuta; Projeto Licenciatura em Educação do Campo.
- Assinatura do convênio entre UFBA/FACED e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO/IAT para a implementação de dez cursos de especialização com inicio previsto para 2011.
- Encaminhamento da proposta do ensino de pós-graduação stricto sensu, Mestrado em Educação Física.
- Instalação do Laboratório III, com três ambientes equipados, inaugurado em 2010.2 para fortalecer os atuais programas de pós-graduação em Educação e Difusão do Conhecimento;
- Melhorias na consolidação de dados sobre atividades desenvolvidas e a serem informadas ao Datacapes para avaliação dos programas de pós-graduação.
- Ampliação do número de projetos para obtenção de bolsas para os estudantes – PIBIC, PIBID, Permanecer, Monitoria.
- Realização do II Seminário do PIBID – Novembro de 2010 com aproximadamente 800 participantes.. 
- Encaminhamentos a Pró-Reitor de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis da intenção da FACED criar a unidade de educação infantil, a partir da Creche.
– Encaminhamento ao CONSUNI do projeto de instalação do Instituto Superior de Educação Física, Esporte e Lazer contendo – cursos de graduação em educação física diurno reformulado e, proposta de abertura do noturno. Encaminhamento de Programas de pós-graduação strictu e latto sensu, EJA, GESTÃO e EDUCAÇÃO FÍSICA, projetos de pesquisa de envergadura nacional – Diagnostico Nacional do Esporte e programas de extensão em direitos humanos, educação, educação do campo.
- Implementação da decisão do CONSUNI para a celebração de parceria entre UFBA e Governo do Estado da Bahia para construção de instalações esportivas no Centro de Educação Física e Esporte da UFBA.
- Encaminhamento ao CONSUNI do Regimento Interno da Faced/UFBA, com reestruturação administrativa e acadêmica.
- Encaminhamentos de termos de convênios com a secretaria de Educação do Estado da Bahia, com a SECAD/MEC, com FNDE, com FINEP, para implementação de programas e projetos como o PROCAMPO, PROINFANTIL, ESCOLA DE GESTORES, EJA e, pesquisa nacional como o Diagnóstico Nacional do Esporte,  convênios com prefeituras para cursos de licenciatura em pedagogia e educação do campo, para professores em exercício.
- Reforma das 17 salas, dois auditórios, quatro salas de pós-graduação e da área administrativa do atual prédio da Faced/UFBA.
- AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES – expressas em documento da direção, publicado na pagina da Faced – Acesso
http://www2.faced.ufba.br/administracao/manifestos/gestaos_2008_2012/31_...
3 Ações desenvolvidas na melhoria do ensino da graduação e da pós-graduação
No período de 31 de maio a 2 de junho/10 foi realizado o  Concurso Público para Docente do Magistério Superior, no Departamento de Educação I, para Professor Adjunto – DE, na Matéria Teoria e Prática da Educação Infantil, não registrando nenhum candidato aprovado.
No período de 13 a 17 de dezembro/10 foi realizado o Concurso Público para Docente do Magistério Superior, no Departamento de Educação I, para Professor Assistente – DE, na matéria Teoria e Prática da Educação Infantil. A professora Marlene Oliveira dos Santos, primeira colocada, foi indicada para assumir o cargo. A professora Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo obteve a segunda colocação. Em terceiro lugar, a professora Ana Paula Silva da Conceição e em quarto, a professora Leila da Franca Soares.
No ano de 2010, a Biblioteca Anísio Teixeira ampliou o Catálogo on-line da UFBA, enriquecendo a coleção em 1589 títulos e 3928 exemplares promovendo maior visibilidade ao acesso e à recuperação de informações pelos usuários. Em referência à coleção de periódicos foram cadastrados no Kardex on-line 144 títulos, totalizando 1 735 fascículos registrados; além disso, também foram indexados na base de dados de periódicos, da rede Pergmum, ICAP (Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos), mais quatro títulos: Ágere (57 artigos), Cadernos de pesquisa: Núcleo de Filosofia e História da Educação (36), Gestão em Ação (70), Noésis (45) e atualização da Revista da FACED com 110, cuja soma é de 389 artigos. Exceto a Revista da FACED os demais periódicos não são mais editados. No tocante a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da UFBA, a Biblioteca Anísio Teixeira  atingiu o total de 307 documentos em texto integral nesta base. Quanto à produção acadêmica dos estudantes (trabalhos de conclusão de curso) alcançou  um total de 925 títulos. Quanto à capacitação de servidores, a chefia participou do Treinamento Programa de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos - Pró-Multiplicar/CAPES, realizado em Salvador no período de 20 a 22 de julho. Registrou-se também a participação da bibliotecária Regina Ferreira Pinto como aluna regular do curso do PPGCI/UFBA. Na segunda quinzena de dezembro as bibliotecárias Sônia Vieira e Regina Pinto participaram do Ciclo de Palestras do SIBI: apresentação dos resultados da pesquisa de dissertação de Samir Lion (Departamento de Administração do SIBI/UFBA) intitulada A eficiência estratégica do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia: a percepção dos seus servidores.O bom andamento das atividades deveu-se ao trabalho desenvolvido pelas três bolsistas do programa Permanecer (duas estudantes do curso de Biblioteconomia e outra de Pedagogia), que contribuíram de maneira significativa. Quanto à infraestrutura, a Biblioteca recebeu um coletor de dados para inventário da coleção.
4 Destaques em relação ao ensino de graduação e de pós-graduação
Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (PPGE), coordenado pelo Prof. José Albertino Lordêlo, registrou 25 defesas de mestrado e 17 de doutorado. Registrou também a matrícula de 268 alunos especiais, em  20   disciplinas. Neste ano, o Programa lançou duas coletâneas editadas pela EDUFBA, com a participação de docentes e discentes do PPGE.
No Doutorado Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC), sob a coordenação do Prof. Dante Galeffi, encontra-se em funcionamento a 3ª turma, com 36 alunos especiais, em 20 disciplinas e 10 alunos regulares. Além disso, foram inaugurados dois laboratórios para pesquisa científica.
De 12 a 16 de julho/10, o Colegiado de Pedagogia registrou a apresentação de 46     monografias dos alunos concluintes referentes ao semestre 2010.1. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) versaram sobre variados temas na área da Educação.Em 2010.2, no período de 13 a 20 de dezembro, foram apresentadas 63 monografias, que também versaram sobre a mesma temática.
III Curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação     Física, Esporte e Lazer, com duração de 12 meses, e carga horária de 360 horas. O curso funcionou em três módulos com Momentos de Interação Pedagógica (MIC) e Momentos de Interação com o Trabalho (MIT), e iniciou em abril. Público-alvo: Licenciados em Educação Física, estudantes de graduação em fase de conclusão de curso, bolsistas de Iniciação Científica (IC), monitores em disciplinas e Atividade Curricular em Comunidade (ACC). Esta atividade foi coordenada pelo Professor Cláudio Lira.
Curso de Especialização em Gestão Escolar lato sensu, com carga horária de 400 horas, voltado para a formação continuada e pós-graduada em educação básica pública, que foi realizada por meio da educação a distância e implementadas nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo geral de formar em nível de especialização, gestores educacionais das escolas públicas. Este curso foi destinado a diretores e vice-diretores, nos seguintes polos: Salvador (Paralela), Salvador (Comércio), Feira de Santana, Santo Antonio de Jesus, Itabuna, Alagoinhas, Paulo Afonso, Guanambi, Itaberaba, Jacobina, Salvador (Canela) e Vitória da Conquista. Esta atividade foi coordenada pelo Prof. José Wellington e na vice-coordenação a professora Jocelma Rios.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido no âmbito da Faculdade de Educação da UFBA, em convênio com o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer de Salvador (SECULT). Com duração de 12 meses e carga horária de 425 horas. O curso foi iniciado em 26 de outubro/10 até fev/12, destinado a professores e militantes nesta área, com 120 matriculados. A atividade foi promovida pelo LEPEJA, sob a coordenação da professora Sandra Marinho.
Reforma curricular do curso de licenciatura em educação física aprovada e implementada no sistema com ingresso da primeira turma em 2011.1.
Quatro Cursos especiais de formação de professores em exercício - Plataforma Paulo Freire, um curso e, ainda, Projetos Irecê, Projeto Tapiramuta, e Projeto Piloto Licenciatura em Educação do Campo. 

Principais projetos de pesquisa
Salvador Lê – observatório de leitura;
Escritores do futuro;
A produção em História da Educação na Bahia (2009/2010);
Processo histórico de feminização do magistério na Bahia (2007/2009);
Cultura corporal, lazer, trabalho e ambiente: educação e história de humanidades invisíveis;
Cultura corporal, lazer e arte: um estudo histórico-cultural afrodescendente a partir do Nordeste do Brasil – BA;
Educação, Identidade e Diversidade Étnico-cultural: Contribuições da capoeira para afirmação da mulher, do estudante universitário e dos afrodescendentes no contexto baiano;
Experiências educacionais com danças e manifestações afro-brasileiras em comunidades periféricas urbanas;
Capoeira e Educação: produção de conhecimentos na Bahia;
Memórias do futebol na Bahia;
Memórias do remo na Bahia;
Cotidiano pedagógico do esporte na escola;
Problemáticas do trabalho pedagógico, da produção do conhecimento, das políticas públicas e da formação de professores de educação física, abordadas através de pesquisa matricial da rede dos grupos de pesquisa nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, articuladas pelo Grupo Lepel/Faced/UFBA;
Projeto de Pesquisa sobre o Curso de Licenciatura em Educação no Campo; Avaliação do Curso de Licenciatura em Educação no Campo; Formação de Professores para a escola do Campo.
Pesquisa Rede Cedes/ME – Política Pública do Esporte;
Organização do Trabalho Pedagógico: Ginástica Alegria na Escola e Mutirões e Círculos de esporte e Lazer na Cidade e no Campo;
Diretrizes curriculares; Para a formação de professores do Campo, Professores de educação física e, para a educação física escolar. 
Formação de professores, trabalho pedagógico e Formação de Militantes Culturais;
Formação de Professores de Educação Física e Currículo (DAAD);
Epistemologia da Educação e Educação Física (EPISTEF), com a UNICAMP e UEL;
Diagnostico Nacional do Esporte (UFBA/ME/Finep)
Investigação sobre o lazer em parceria com a UEL.
Programa Escola Ativa – Pedagogia histórico critica e metodologia critico superadora;
Escola, Trabalho e Cidadania: um estudo longitudinal de egressos e ingressantes do programa de educação de jovens e adultos:
Projetos Geres: estudo longitudinal de desempenho de alunos no ensino fundamental;
Avaliação diagnóstica e processual: por que a escola existe?
Projeto 30 anos do DEF/Cefe;
Educação, Arte e Estética Marxista: a experiência do teatro do oprimido nas ocupações do MSTB;
Educação popular e a dimensão estética e organizativa do MSTB na experiência da ocupação quilombo de Escada;
Reflexões sobre Ciência, Poder e Educação: a postura antropofágica, o inesperado talvez do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágica e Educação (Gepemae);
Ordenamento legal e políticas públicas de esporte e lazer: o sistema em rede; 
Repercussões das políticas públicas de esporte e lazer na mídia impressa na Bahia (parte 2);
Espaços de aprendizagem nas feiras livres da Cidade de Salvador;
Espaços de aprendizagem nos rios e fontes de Salvador;
Os indígenas no território baiano e a relação educativa do governo com eles;
Formação de gestores da educação básica;
Trajetória histórica da gestão escolar na Bahia: função de diretor 1960-2000;
Promoção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação da Ripe – Rede de Intercâmbio de Produção Educativa;
Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação superando as tecnologias educacionais;
Conhecimento e tecnologia livre na educação;
Narrativas digitais na formação docente;
Professores em rede: uso das tecnologias digitais no contexto da iniciação à docência na UFBA;
Tecnologias da informação, comunicação e formação de professores no contexto do campo: possibilidades de transformação da realidade social;
O papel das tecnologias livres ( parte 2 );
Inclusão Digital na Escola: as políticas do MEC;
O livro digital: uso, possibilidades e limites;
Professor e cultura digital: novos desafios para a sua ação/formação;
Produção em História da Educação na Bahia;
Práticas de inclusão da pessoa com deficiência na rede pública de ensino estadual da Bahia;
A relação entre educação, inclusão e sucesso escolar de alunos com deficiência;
Um estudo e dimensionamento de acesso, permanência e progressão de crianças e adolescentes com anemia falciforme em idade escolar na cidade de Salvador;
Produzindo conhecimento para a escolarização e o lazer adaptados na classe hospitalar no Hupes;
Domínio da lecto-escritura em alunos de ensino fundamental;
Diferenciação dos níveis de alterações da aprendizagem;
Determinação da dominância hemisférica cerebral na função auditiva;
Currículo e espaços multirreferenciais de aprendizagem;
Gestão do conhecimento do cenário brasileiro;
Educação e saúde;
Coordenação de implantação das redes interativas de pesquisa e pós-graduação em conhecimento e sociedade;
Projeto kirimurê;
Administração Escolar na Bahia: trajetórias do exercício da função de diretor de escola pública no período 1960 – 2000, (com uma bolsa PIBIC 2008 – 2009);
Organização do Sistema de Ensino na Bahia e Qualidade da Educação Básica na Rede Pública, 1930 – 2008, (com uma bolsa PIBIC 2009 – 2010);
A problemática da Formação e Profissionalização do Magistério da Educação Básica no Brasil;
Aquisição da língua escrita: aspectos linguísticos e psicogenéticos;
Projetos de extensão de caráter permanente e outras ações de extensão
Curso Intensivo e Seminário interativo durante a visita do professor Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann da Universidade de Braunschweg, Alemanha como parte de intercâmbio acadêmico, no período de 22 a 28 de fevereiro de 2010 em parceria com a secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Curso de Extensão Diálogos em Imagens: interações educacionais, com carga horária de 120 horas – presencial e EAD (moodle), e foi realizado de 9 de março a 22 de junho, às terças-feiras, das 18 às 21 horas. O curso, que foi uma atividade do Grupo de pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade (HCEL), foi destinado aos graduandos, graduados ou professores da Educação Básica,  coordenado pela Professora Maria Cecília de Paula, sob a responsabilidade do Professor Miguel Bordas e da doutoranda Cristine Pires.
III turma do Curso de Introdução ao Marxismo, realizado no período de 20 de março a 12 de junho, quinzenal e aos sábados. Esta atividade registrou a frequência de 300 participantes de todos os cursos da UFBA, alunos da UFRB e de outras universidades baianas, além de professores e militantes sociais. O curso foi promovido pelo Grupo Lemarx, coordenado pela professora Sandra Marinho.
Curso intensivo Educação Física e Saúde Coletiva, com carga horária de 68 horas, às sextas-feiras, das 9 às 13 h. O curso, coordenado pela Professora Cláudia Miranda, iniciou no dia 9 de abril até o final do semestre e foi destinado a estudantes de Educação Física da UFBA, a partir do 5º semestre. Em 2010.2, funcionou como disciplina do Departamento de Educação Física.
Curso de Leitura, Interpretação e Produção de Textos em Ciências Humanas, que também foi promovido pelo HCEL, com carga horária de 60 horas – presencial e EAD (moodle), no período de 10 de março a 16 de junho, às quartas - feiras, das 18 às 21 horas. O curso, coordenado pelo Professor Ubirajara Sá, foi destinado a graduandos em qualquer curso da UFBA ou outras instituições de nível superior.
Curso de Extensão  Projeto de pesquisa científica: fundamentos lógicos realizado nos dias 29 e 30 de março e ministrado pelo Professor Sílvio Sánchez Gamboa, do Grupo PAIDEIA – Faculdade de Educação da UNICAMP. O curso foi destinado a professores e estudantes interessados na elaboração de projetos de pesquisa, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado e organizado pelo Grupo de Atividade de PIBID do Curso de Educação Física e pela disciplina ACC – Educação Popular em Áreas de Reforma Agrária: os desafios da Educação do Campo, ambos coordenados pela Professora Nair Casagrande.
Curso sobre o sistema Braille realizado em maio/10, promovido pelo Núcleo de Apoio ao Estudante  com Necessidade Especial (NAPE/UFBA), coordenado pela Professora Theresinha Miranda, em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil/Coordenação de Ações Afirmativas (PROAE/UFBA. Este curso, com carga horária de 40 horas, foi destinado a professores e funcionários da UFBA.
A Educação Popular e as suas Questões. Curso de extensão coordenado pelo Professor Maurício Mogilka (Departamento de Educação II), e realizado no período de 12 de agosto a 21 de outubro/2010, às quintas-feiras, com carga horária de 40 horas. O curso foi oferecido a pessoas que atuam ou desejam atuar em movimentos sociais e liderança comunitária, organizações não governamentais, trabalho comunitário e pastorais, saúde comunitária, projetos sociais, registrando a participação de 50 agentes sociais.
Curso: Projeto Capoeiragem na UFBA, de 15 de agosto/2010 a julho/2011, com 20 horas semanais, às  segundas, quartas e sextas-feiras. As aulas foram ministradas pelo graduando em Educação Física Márcio Alves de Souza e coordenado pela Professora Amélia Conrado. O curso foi aberto ao público.
Proinfantil – Projeto de Formação de Professores em Exercício na Educação Infantil em parceria com o MEC e SEC-Bahia/IAT. Com carga horária de 160 horas, de 2009 a 2011, coordenado pelo Professor Cleverson Suzart, vice-coordenadora adjunta Professora Lícia Beltrão e Pesquisadora adjunta Professora Mary Arapiraca. Atendeu um público de 650 alunos em sete polos: Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana,   Itaberaba, Gandu, Salvador  e Vitória da Conquista.
Oficina de Ginástica: Terra, Lazer e Trabalho, realizada às terças-feiras. A atividade foi promovida pelo Grupo HCEL e coordenada pela professora, com os seguintes objetivos: Desenvolver a consciência corporal; possibilitar a correção postural; combater os sintomas do estresse, ansiedade e irritabilidades, melhoria da concentração e clareza mental, dentre outros.
Três atividades curriculares em Comunidade – ACC relacionados a educação do campo e educação popular e educação de jovens e adultos. Professores Celi Taffarel, Cláudio Lira Santos Junior, Nair Casagrande e Sandra Marinho.
Seminário Dança e Cidadania: memória e tradição no Brasil e no Caribe – realizado no dia 18 de agosto/2010, onde foram apresentados cinco temas na área da dança e arte educação. A atividade, aberta ao público, foi uma iniciativa do Departamento de Educação III e do Grupo HCEL – Linha História, Memória e Diversidade, sob a coordenação das Professoras Amélia Conrado e Maria Cecília de Paula.
Cinco Módulos implementados do programa Escola Ativa sob a coordenação de professor Cláudio de Lira Santos Júnior atendendo 179 municípios. Proposta de uma curso de especialização em metodologia do ensino para classes multiseriadas.
Instalação do Pólo de referencia em Educação do Campo e a articulação dos CDP – Centro Digital Pedagógico em 14 Municípios da Bahia.Eventos relevantes realizados pela Unidade
Primeira Semana dos Calouros da Faced realizada no período de 1 a 5 de março para instalação do semestre 2010.1, com a seguinte programação: recepção aos calouros, apresentação dos dirigentes, professores e representantes estudantis, a cargo dos Professores Ancidé Vilasboas, Prudente Neto e Maria Couto; O Curso de Pedagogia na Faced – aspectos estruturais e funcionais.(Profa. Maria Couto); A educação como campo de estudo e como prática social: implicações para a formação dos profissionais da educação. (Profa. Rosilda Arruda); O ensino, a pesquisa e a extensão como objetivos da Universidade – Projetos PIBIC, PET e PIBIC. (Profs. Paulo Gurgel, Ana Kátia e Celi Taffarel); As mudanças de diretrizes na formação do pedagogo de acordo com as novas políticas educacionais. (Prof. Kleverton Bacelar); Encontro dos alunos com o DA do Curso de Pedagogia – principais informações sobre a funcionalidade do curso e da Faced; Educação, diversidade e manifestações culturais (Profa. Rosângela Araújo); Projeto Nenhum a Menos, coordenado pelo Prof. Albertino Lordêlo (DA de Pedagogia e participação das estudantes Ana Cláudia e Andréia); Café da manhã e confraternização. Conhecendo as instalações e setores da Faced; Atividades de introdução à disciplina EDC 271 – Iniciação ao Trabalho Acadêmico (Profa. Teresinha Fróes e equipe).        
Seminário ProAGE – Avaliação e Gestão da Educação, realizado no dia 11 de março, sob a coordenação do Professor Robinson Tenório. O evento foi promovido pelo ProAGE, que é um projeto de pesquisa coordenado pelo referido professor e composto por bolsistas e pesquisadores colaboradores, e foi destinado a estudantes e pesquisadores da Educação, membros da comunidade local e educacional do município de Teodoro Sampaio.
Para abertura do semestre 2010.1 da Pós-Graduação em Educação e Difusão do Conhecimento, o Professor Arthur K. Spears, chefe do Departamento de Antropologia do City College – Universidade de Nova York, proferiu aula inaugural sobre o tema Linguagem, cultura e relações étnicas, no dia 2 de março. A visita do professor foi promovida pela Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In) formação, Currículo e Trabalho (REDPECT) e o Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC).
No período de 17 a 19 de março foi realizado o curso intensivo e seminário sobre Pedagogia histórico-crítica e Psicologia histórico-cultural. As contribuições de Vigostsky, Luria, Leontiev e Saviani para a educação escolar, que foi conduzido pela Professora Lígia Márcia Martins, da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP/Bauru). Esta atividade foi promovida pelo Grupo Lepel, PPGE e o Departamento de Educação Física.
No dia 25 de março foi lançado, na Biblioteca Central da UFBA, o livro Avaliação e Gestão: teorias e práticas, organizado pelos professores Robinson Tenório e Uaçaí Lopes (Departamento de Educação II e PPGE).
1º Seminário Antropofágico O que é isto a inclusão?, realizado em 26 de março, com a realização de  duas palestras: O território-lugar como ponto de partida para inclusão antropofágica? (Professor Cleverson Suzart) e A inclusão da criança com deficiência sensorial na educação infantil? (Professora Nelma de Cássia S. Galvão). Esta atividade foi promovida pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação (Gepemae), e coordenada pelo Professor Cleverson Suzart.
Uma vez todo mês – atividade promovida pelo Grupo de Pesquisa, Educação e Linguagem (Geling), coordenado pela Professora Dinéa Maria Sobral Muniz, e vinculada à produção da pesquisa Salvador Lê – Observatório de Leitura, um espaço de estudos sobre a leitura e objetos correlatos, que envolve professores da Educação Básica e pessoas interessadas pela questão. O primeiro evento aconteceu no dia 23 de março com a palestra da Professora Ana Maria Netto Machado (UNIPLAC). A centralidade da escrita no mundo acadêmico: relações com a formação universitária, o sistema de pós-graduação e o mundo da ciência. O evento foi  coordenado pela Professora Lícia Maria Freire Beltrão.
No dia 25 de março foi realizado o lançamento na Biblioteca Central da UFBA, o livro Avaliação e Gestão – Teorias e Práticas, organizado pelos Professores Robinson Tenório e Uaçaí Lopes, do PPGE.
Realização da II Sessão de Intercâmbio: políticas educacionais sobre o tema A educação na dimensão dos direitos humanos e nas temáticas discutidas na CONAE, cujo palestrante foi o professor Erasto Fortes Mendonça, diretor-executivo da APAE e Coordenador da Política Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. O evento foi em 8 de abril, organizado e promovido pela ANPAE/Seção Bahia, Faced/UFBA (Linha de Pesquisa – Política e Gestão da Educação do PPGE), com o apoio do Núcleo de Estudos sobre Educação Municipal (NEEM/UFBA).
Exposição Entre Livros de Arte realizada no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, na Sala de Leitura da Biblioteca Anísio Teixeira. Esta atividade contou com o apoio do Grupo Geling , quando foram expostos cerca de 30 livros.
A REDPECT realizou no dia 20 de maio, o Seminário Artes-Filosofia-Ciência sobre o tema Filosofia da Ancestralidade, cujo palestrante foi o professor Eduardo Oliveira, coordenador da REDPECT. O evento foi uma atividade do Programa de Extensão do Grupo de pesquisa Africanidades, Corpo, História, Educação e (In) formação (ACHEI).
No dia 31 de maio/2010, Uma vez todo mês, evento promovido pelo Geling e coordenado pela Professora Lícia Beltrão, organizou a conversa com Coriolinda Vasconcelos de Carvalho (Bebinha) sobre: Bárbara Vasconcellos de Carvalho: palavras que contam suas histórias.
No dia 1º de junho a Autêntica Editora e Livraria LDM lançaram o livro Do MEB à WEB – O rádio na educação, organizado pelos Professores Nelson Pretto e Sandra Pereira Tosta. O lançamento foi transmitido ao vivo pelas Rádios Web Faced e Teatro – UFBA. 
No período de 7 a 10 de junho foi realizado o II Seminário Terra, Lazer e Trabalho: Diálogos Imagéticos com a História e Cultura de Comunidades Tradicionais. O evento, organizado pelo HCEL/Faced, sob a coordenação da Professora Maria Cecília de Paula, teve como objetivo socializar, divulgar e aprofundar os conhecimentos científicos sobre a cultura local e a educação de comunidades, a partir das linguagens imagética, científica e artística, e constou de mesas-redondas, exposições, mostra de vídeos, oficinas, apresentação de trabalhos e apresentação cultural. Público-alvo: estudantes da graduação e da pós e comunidade em geral.
Lançamento do livro A Razão e O tempo –  Trilhas da Matemática na teia da História, de autoria do Professor Robinson Tenório, do PPGE, realizado na Faced, no dia 9 de junho/2010.
CinecomCiência, Ciência Móvel, Oficinas e Palestras – realizado de 14 a 18 de junho/10, com o objetivo de discutir sobre o ensino de Ciências e as implicações sociais e ambientais das inovações científicas e tecnológicas e dos modelos atuais de produção e consumo. O evento foi promovido pela Faced – Curso de Ciências Naturais, Colegiado e DA do Curso de Ciências, Saladearte e Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB. 
Sob a coordenação da Linha de Pesquisa História, Trabalho e Sociedade, foi realizado em 18 de junho de 2010, o debate sobre o tema Educação profissional nos limites da sociedade capitalista e as alternativas hoje para a classe trabalhadora. O evento, aberto ao público em geral, contou com os seguintes debatedores: Professores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Luciano Bomfim (UNEB) e como mediadora a Professora Regina Antoniazzi (UFBA).
Fórum EJA Bahia – Sessão Científica do Fórum, realizado no dia 5 de agosto, quando a Professora Fátima Urpia, da UNEB, apresentou a sua pesquisa de mestrado Esta atividade foi coordenada pela Professora Sandra Marinho do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (Lepeja).
Para abertura do semestre 2010.2, foi realizada a Primeira Semana dos Calouros da Faculdade de Educação, com a seguinte programação: Dia 11 de agosto/10 – Recepção aos calouros: Apresentação dos dirigentes, professores da Faced e representantes estudantis; Palestra da Professora Iracy Picanço sobre o tema: As novas perspectivas para a formação em Pedagogia; O curso de Pedagogia na Faced – aspectos estruturais e funcionais, com a Professora Maria Couto. Dia 12 –  A educação como campo de estudo e como prática social: implicações para a formação dos profissionais da educação, com a Professora Rosilda Arruda (Departamento de Educação II); O ensino, a pesquisa e a extensão como objetivos da Universidade – Projetos PIBIC, PET e PIBID, com os Professores Celi Taffarel, Paulo Gurgel e Ana Kátia; Oficina do grupo de alunos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL). Dia 13 – Confraternização e encontro com os alunos do DA do Curso de Pedagogia – Principais Informações sobre a funcionalidade do curso e da Faculdade de Educação, Orientações gerais para o estudo na Universidade e principais  informações  para o uso das bibliotecas, com a Professora Teresinha Fróes e as Bibliotecárias Sônia Vieira e Regina Pinto, da Biblioteca Anísio Teixeira. Administrativos da Biblioteca Anísio Teixeira. O curso noturno teve a seguinte programação: Dia 11 – Apresentações, Palestra de abertura com a professora Dora Leal Rosa, sobre o tema A UFBA dos novos tempos. O curso de Pedagogia na Faced – aspectos estruturais e funcionais, com a Professora Maria Couto. Dia 12 –  Principais orientações para o uso das bibliotecas, pelas bibliotecárias Sônia Vieira e Regina Pinto, da Biblioteca Anísio Teixeira da Faced. A educação como campo de estudo e como prática social: implicações para a formação dos profissionais da educação, com a Professora Rosilda Arruda. Dia 13 – O ensino, a pesquisa e a extensão como objetivos da Universidade – Projetos PIBIC, PET e PIBID, com os Professores Celi Taffarel, Paulo Gurgel e Ana Kátia Encontro com os alunos do Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia – Principais informações sobre a funcionalidade do curso e da Faced. Confraternização. Oficina: Grupo Mitologia, Tabuleiros Digitais e Escola de Gestores.
No dia 20 de agosto/2010, no Museu de Arte da Bahia, a Professora Maria Inês Corrêa Marques, do Departamento de Educação II, lançou o seu livro de estreia  intitulado UFBA na memória: 1946-2006.
I Seminário sobre Formação em Exercício de Professores. O A-con-tecer na formação de professores em exercício, realizado nos dias 25 e 26 de agosto/2010. O evento, promovido pelo Grupo Formação em Exercício de Professores – FEP/CNPq, e coordenado pelas professoras Maria Antonieta Tourinho, Maria Inez Carvalho e Maria Roseli de Sá, teve o apoio da Faced, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas/UFBA, EDUFBA e LDM. Na ocasião foi lançado livro Currículo, formação & saberes profissionais: a revalorização epistemológica da experiência, organizado pelas Professoras Maria Roseli de Sá e Vera Fartes.
Integrando o evento Uma vez todo mês,  promovido pelo Geling e coordenado pela Professora Lícia Beltrão, foi realizada no dia 30 de agosto/2010, a palestra da Professora Rosemary Lapa, do Departamento de Educação II, sobre o tema A literatura no dia a dia do leitor. 
No dia 2 de setembro/2010, na Sala de Videoconferência do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Professor Roberto Sidnei Macedo, do Departamento de Educação II, lançou o livro  de sua autoria Compreender/Mediar a Formação – O Fundante da Educação. Logo após, o autor realizou a Videoconferência inaugural sobre a Formação-Pesquisa FORMACCE/FACED/UFBA/IAT-SEC.
Seminário Antropofágico realizado no dia 15 de setembro/10, cujo tema principal foi o corpo. O evento foi organizado pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação (GEPEMAE), em parceria com o PROINFANTIL e o GELING, sendo palestrantes os professores Cecília de Paula, Fabio Zoboli, Miguel Bordas e Miliane de Lemos Vieira.
Sob a coordenação geral da Professora Cristina Maria D’Ávila e da coordenação executiva composta de pesquisadores e membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL), foi realizado o VI ENELUD – Ludicidade: múltiplos campos do saber, no período de 15 a 17 de setembro/10. O evento foi promovido pela FACED/GEPEL/UNEB /FAEEBA – Campus I e destinado a professores, estudantes e profissionais da área de educação e das ciências humanas, com o objetivo de...............
No dia 24 de setembro/10 foi realizada a palestra do professor Dermeval Saviani, da Unicamp, sobre o tema A importância do ensino e da pesquisa em história da educação na formação do educador. O evento foi promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) e da Linha de Pesquisa Educação: História, Trabalho e Movimentos Sociais.
Com o apoio do Colegiado e do Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Naturais, foi realizado no período de 19 a 22 de outubro o II Ciências ConVida, aberto à comunidade acadêmica, com o objetivo de discutir com os alunos assuntos pertinentes ao curso. O evento foi coordenado pela professora Izaura Santiago, coordenadora do Colegiado de Ciências Naturais.
Nos dias 18 e 19 de outubro/10 foi realizado o evento A Ética Hacker e o desenvolvimento científico e tecnológico, promovido pela UFBA/Faced e pela TV e Rádio educadora da Bahia, com apoio da Fapesb. Foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e objetivou envolver a comunidade e os meios de comunicação nas discussões sobre a chamada ética hacker e sua relação  com a educação, cultura, ciência e tecnologia. Entre outros, estiveram presentes representantes da UFABC, Unicamp, USP e UFRB.
Realização no período de 25 a 28 de outubro/10 da I Conferência Internacional de Africanidades, I Simpósio Internacional de Multirreferencialidade e do IV Colóquio Internacional Saberes e Práticas.
Simpósio Internacional sobre Formação de Professores e Referências Curriculares Básicas para a Educação Física Escolar e II Seminário do Polo de Referência de Formação e Pesquisa em Educação do Campo, realizado de 30 de agosto a 3 de setembro /10. O objetivo do encontro foi a exposição, análise crítica e elaboração coletiva, a partir da contribuição de especialistas, dos referenciais curriculares para a formação de professores de educação física e educação do campo e referenciais curriculares para a escola pública da cidade e do campo, em especial na área da Educação Física e da Educação do Campo. Estiveram presentes representações das 33 Diretorias Regionais da SEC/Ba, pesquisadores dos Movimentos Sociais e Organizações do Campo, pesquisadores internacionais, pesquisadores da rede de intercâmbio do Lepel/Faced/UFBA, UEL, UNICAMP, UFSC, UFS, UFAL, UFRPE, UFPE, UFPB e UEFS. O evento contou com o apoio da SECAD/MEC, Ministério do Esporte, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, CNPq e do  Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Durante os eventos foram lançados seis livros contendo textos de autores presentes.
Realização da II Semana de Educação Física da UFBA – Da universidade ao mundo do trabalho, de 8 a 12 de novembro, que foi organizada pelas estudantes Nairara Aguilera e Alini Rogaciano, do DA de Educação Física, aberta à participação dos interessados e objetivou a reaproximação dos alunos no debate da formação do professor e a universidade no mundo do trabalho. Na programação: palestras, apresentação de trabalhos, atividade cultural. Práxis: capoeira e o minicurso Biomecânica. 
Nos dias 24, 25 26 de novembro/10 foi realizado o I (IN)FORMACCE – Encontro de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação, que discutiu o tema Currículo e Formação: saberes, experiências e cultura. O evento coordenado pelo Grupo de Pesquisa de Currículo, complexidade e Formação (Formacce) reuniu professores da Faculdade de Educação da UFBA e de outras instituições como: Universidade de Genebra, UERJ, UNEB, UFPB, UFAL e UFSCar.
Uma vez todo mês, atividade do Grupo Geling, coordenado pela professora Lícia Beltrão, sobre o tema As pessoas que fazem as coisas têm muito o que contar, foi realizada no dia 6 de dezembro.
Lançamento do livro Alfabetização para a infância: perspectivas contemporâneas, que foi organizado pela professora Ana Kátia Alves dos Santos, do Departamento de Educação II. O livro foi resultado do processo de estudo das estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Faced, que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro foi realizado o II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA. O evento visou socializar informações entre os licenciandos das diferentes áreas, apresentando as atividades realizadas no segundo ano de funcionamento do Programa em escolas públicas que firmaram parceria com a universidade. Público-alvo: alunos e professores da universidade, escolas parceiras e demais interessados no tema. Participaram do Programa 231 alunos bolsistas dos cursos de Física, Química, Matemática, Biologia, Teatro, Dança, Música, Pedagogia, educação do Campo, Filosofia, Sociologia, História, Geografia. Foram contemplados também como bolsistas 38 professores das escolas públicas parceiras e 17 professores da universidade. 
Programa Permanecer (Projeto Nenhum a Menos) – Em 2010, ampliou suas ações, atuando na alfabetização de crianças das classes regulares e daquelas que já estavam em classes subsequentes, mas ainda analfabetas. Essas ações foram desenvolvidas na  Escola Municipal Padre Anchieta, no bairro de Engenho Velho da Federação. As visitas de aconselhamento  às famílias dos alunos que evadem foram realizadas às sextas-feiras. O projeto Nenhum a Menos, coordenado pelo Prof. José Albertino Lordêlo, foi implantado com o intuito de prevenir e diminuir a evasão e irregularidade na freqüência escolar. Proporcionou também o reforço escolar para promover a aprendizagem dos indivíduos em processo de retorno à escola, e do mesmo modo para outros que demonstram impedimento de aprendizagem. A execução constou de duas etapas: Primeira – refere às intervenções didáticas (avaliação das atividades escolares), com 16 horas semanais. Segunda – visitas domiciliares aos alunos em situação de evasão escolar. As bolsistas dispunham de quatro horas no turno vespertino, às sextas-feiras. Sugestões para continuidade: Das vinte horas semanais, quatro deverão ser utilizadas para a formação das bolsistas, quatro para visitas domiciliares e doze para orientar os alunos em sala de aula.
Curso de Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica (CECOP), coordenado pela Profa. Iracy Maria de Azevedo Alves (Departamento de Educação I) e vice-coordenador Ronaldo Figueiredo Venas. Esta atividade foi iniciada em julho de 2010 com término programado para julho de 2011, envolvendo oito polos: (Cristópolis, Feira de Santana, Irecê,  Ipirá, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso e São Domingos), reunindo 35 municípios.  Registrou-se a participação de 519 cursistas, com uma carga horária de 405 horas. Foram realizados os seguintes eventos: Aula inaugural nos polos; três encontros de formação de tutores, na Faced; I Evento Acadêmico para Apresentação de Resultados Parciais do Desenvolvimento do Projeto, com a participação da SEC, IAT, MEC, UNDIME, UAB e Secretários Municipais de Educação
Programa Escola Ativa – Adesão 2008-2009 sob a coordenação do professor Cláudio de Lira Santos Júnior (Departamento III). Esta atividade foi desenvolvida com a participação de professores de 198 municípios da Bahia, com a participação de 340 professores. Cada módulo foi realizado durante cinco dias na semana, durante cinco semanas distribuídas de dois em dois meses.O Relatório de cumprimento do objeto foi encaminhado a SECAD/MEC. O Programa contou com apoio do FNDE.Participaram da capacitação convidados como Demerval Saviani, Ligia Martins, Ana Carolina Marsiglia entre outros. A base teórica da formação foi a pedagogia histórico critica e a metodologia critica superadora.
Seminário de encerramento do Ciclo Cinco do Curso de Pedagogia/UFBA Irecê, no dia 10 de dezembro de 2010. Mesa redonda sobre Experiências baianas em formação em exercício realizada durante o Seminário de Encerramento do Ciclo Cinco do Curso de Pedagogia UFBA/Irecê, na cidade de Irecê-Bahia. Participaram da mesa, que foi coordenada pela Professora Roseli de Sá, as professoras Lúcia Franca Rocha, Maria Inez Carvalho, Mina Lizzie Silveira, representando os cursos de licenciatura oferecidos pela Faced para professores em exercício e a Professora Marcea Sales, que tratou do mesmo tema pela UNEB. O evento veio assegurar a deliberação do Colegiado de promover discussões sobre formação de professores em exercício no cenário atual das políticas públicas sobre educação na região, na Bahia e no Brasil e meta do Plano diretor da FACED UFBA que previu a intensificação da discussão sobre formação de professores – experiências da FACED.
Intercâmbios de natureza acadêmica
Foi iniciada em 22 de fevereiro mais uma etapa de trabalhos acadêmicos de intercâmbio  institucional entre o DAAD/Alemanha, Universidade Braunschweg, sob a coordenação do Professor Reiner Hildebrandt-Stramann, e o Departamento de Educação Física da Faced. Essas atividades (seminário interativo sobre Currículo de formação de professores de educação física; encontro dos Grupos de Pesquisa) prosseguiram até o dia 27, com a participação dos grupos de pesquisa de universidades brasileiras que mantêm intercâmbio com o Grupo Lepel, da Faced, nos estudos sobre Educação do Campo, Esporte e Lazer.Exposição da experiência alemã pelos Professores Reiner Hildebrandt Stramann  e Heike Beckmann sobre a investigação do currículo de formação de professores e da educação física escolar. Experiência espanhola  pelos Professores  Lucio Martinez e Nicolas Borres, e experiência portuguesa pelo Professor Antonio Faustino sobre a investigação do currículo de formação de professores e da educação física, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2010, durante o Simpósio Internacional e II Seminário do Polo de Referência de Formação e Pesquisa de Educação do Campo.
Convênios, Cooperações e Parcerias de que participe a Unidade
       
Semana de Cooperação Técnica, Científica e Cultural entre os Grupos de Pesquisa Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE/UEL e a Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer (Lepel/Faced/UFBA, realizada no período  de 5 a 10 de abril. Este evento foi uma atividade vinculada ao convênio de cooperação técnica celebrado entre a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Federal da Bahia. Com  uma programação intensa, ocorreu uma disciplina ofertada pelo mestrado em Educação Física UEM/UEL – Políticas Educacionais e Educação Física, além do ciclo de debates sobre a Política Educacional no Brasil. A Professora Celi Taffarel ministrou a disciplina vinculada à linha Trabalho e Formação, do Programa de Pós-graduação UEM/UEL, quando fez a doação de livros produzidos pela equipe do Lepel. A semana reuniu 150 estudantes de graduação, de pós-graduação e professores em formação no PDE.
Termos de cooperação assinados entre FACED/UFBA com Ministério da Educação SECAD/MEC para atender as áreas de Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Gestão, Informática, Educação do Campo
Termos de cooperação assinados com o Ministério do Esporte – REDE CEDES para desenvolvimento de projetos dos Grupos MEL (Coordenação de professor César Leiro) e LEPEL (Coordenação professor Cláudio Lira Santos Júnior). 
Termo de Cooperação assinado com a FINEP para realização do Diagnóstico Nacional do Esporte.  
Prêmios recebidos por discentes e/ou docentes vinculados à Unidade
- Entrega do titulo de cidadã baiana a professora Dra. Celi Zulke Taffarel, solenidade ocorrida durante a realização do festival de Ginástica Alegria na Escola, no Centro Educacional Edgard Santos, no dia 06 de novembro de 2010. Título atribuído em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a educação na Bahia.
11Informações complementares
Em 9 de março, na cidade de Natal-RN, a bibliotecária-chefe, Sônia Chagas Vieira, participou da reunião técnica promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN sobre o tema: Proposição de uma Política de Produção e Avaliação de Livros Acadêmicos da Área de Educação. 
Participação da Bibliotecária-chefe, Sônia Chagas Vieira, em quatro reuniões técnicas da ABNT, em São Paulo, no período de agosto e outubro, para revisão das seguintes normas: NBR 6021 – Informação e Documentação – Publicação periódica científica impressa – Apresentação; NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração; NBR 15287 – Informação e Documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação.
A bibliotecária-chefe participou também de quatro reuniões, nos meses de outubro e novembro, com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) e a EDUFBA para criação do Núcleo de Apoio aos Periódicos da UFBA.
Nos meses de outubro a dezembro participou de quatro reuniões do Comitê Organizador do X CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação a ser realizado em Salvador nos dias 7 a 10 de junho de 2011. 
Representando a Faced, a bibliotecária-chefe participou ainda da Comissão do Subprojeto CT-Infra do Sistema Universitário Editorial, em 17 de dezembro e da Comissão do Sistema Universitário de Bibliotecas, em 29 de dezembro.
O Tabuleiro Digital, coordenado pela Profa. Salete de Fátima Cordeiro, continuou suas atividades em 2010, que foram implementadas com o recebimento de 24 computadores doados pelo SERPRO. Contou com a participação de três bolsistas do programa Permanecer, que desenvolveram várias atividades: orientação na área, utilização das máquinas, tempo de uso, sistemática do tabuleiro e manutenção. Também foi feita recepção aos calouros, distribuição de panfletos sobre a informática e palestras – O que é o tabuleiro digital. No 1º e no 2º semestres, as bolsistas organizaram ainda oficinas à comunidade da Faced. Foi criado o novo site, disponibilização de vídeos e informações sobre o tabuleiro.
Publicação impressa dos números 13 e 14 da Revista da FACED. Publicação on-line e impressa da Revista da FACED nº 15, no endereço www.revistafaced.ufba.br,  cujo editor é o Prof. Nelson De Luca Pretto (Departamento de Educação II).
Consolidação da REDE Nordeste de Grupos de pesquisa LEPEL – articulando grupos de pesquisa nas universidades da região nordeste UFPB, UFRPE, UFAL, UFS, UFRBA, UEFS e da região sul e sudeste – UEL, UFSC, UNICAMP, Instituto da TERRA (ITERRA). 
Participação em convênios internacionais, eventos científicos internacionais organizados em  Portugal (Universidade de Castelo Branco), Espanha (Universidade de Palença) e Alemanha (Universidade de Braunschweg) em junho de 2010. Professora Celi Taffarel foi convidada participou e tratou das temáticas Educação Pública, Movimentos de Luta Social, Formação de Professores e Educação Física, Esporte e Lazer.
Termo de colaboração com a Secretaria de Educação do estado da Bahia, para assessoria na elaboração de referencias básicas para as diretrizes curriculares da educação física na rede publica de ensino.
Elaboração, apresentação a Congregação da Faculdade de 10 Manifestos contendo avaliação de conjuntura, dados educacionais e posições teóricas e políticas defendidas pela direção da Faculdade. Acesso In:
http://www2.faced.ufba.br/administracao/manifestos/gestaos_2008_2012
       
12Perspectivas para o exercício de 2011
- Eleição da nova direção para a FACED/UFBA, 2012-2015, a partir de um amplo debate participativo e da referencia em um programa que incorpore no  projeto político pedagógico  metas de curto, médio e longo alcance;
- Aprovação do novo Regimento Interno da FACED/UFBA no CONSUNI;
- Implementação de nova forma de gestão administrativa considerando o aprovado no Regimento Interno da FACED;.
- Aprovação da nova unidade  IEFEL – Instituto de Educação Física, Esporte e Lazer;
- Aprovação do programa de pós-graduação Mestrado em Educação Física, Esporte e Lazer;
- Encaminhar o pleito para tornar regular o Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
- Encaminhar o pleito de formação de professores indígenas – educação indígena.
- Encaminhar o Curso de Especialização em Metodologia Critico Superadora para classes multisseriadas – programa Escola Ativa, assim da sinalização do financiamento aprovado pela SECAD/MEC. 
- Intensificar os balanços críticos sobre experiências curriculares desenvolvidas no ensino de graduação para atender demanda educacional do Estado e da região e, intensificar o  balanço crítico da produção do conhecimento na graduação e pós-graduação que vem ocorrendo na FACED/UFBA.
- Incentivar e implementar procedimentos, a partir dos departamentos, para ampliar a cultura avaliativa da instituição e avançar na análise critica e melhoria nos processos avaliativos no ensino da graduação e pós-graduação, avaliação do trabalho docente e avaliação institucional.
- Intensificar o debate acerca das políticas públicas para a educação dos municípios, do Estado, da região e do pais, a partir da análise critica das políticas de Estado e de governos para a Educação pública no Brasil. Intensificar debate em torno do Plano Nacional de Educação. Intensificar o debate sobre planos de expansão das instituições públicas de ensino superior no Brasil frente aos desafios e fardo do tempo histórico.
- Expansão do ensino regular de graduação com o encaminhamento da proposta do Curso Noturno em Educação Física e Ciências Naturais;
- Expansão do ensino especial de graduação com a implementação de dois novos cursos de licenciatura em pedagogia, atendendo demanda de prefeituras – PAFOR Plataforma Paulo Freire.
- Expansão do ensino de pós-graduação lato sensu, com a implementação dos dez cursos de especialização em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) já aprovados.
- Fortalecer os atuais programas de pós-graduação em educação e difusão do conhecimento, ampliando espaços, pessoal, projetos e programas e melhorando a base de dados informados ao Datacapes.
- Fortalecimento da infra-estrutura, equipamentos, instalações e financiamento da pesquisa em desenvolvimento na unidade.
- Ampliação da participação da Faced/UFBA, em programas e projetos para obtenção de bolsas para os estudantes –  PIBIC, PIBID, Permanecer, Monitoria e outras, bem como, a representação da unidade em órgãos, instituições e demais entidades externas à UFBA.
- Inclusão da FACED na representação da UFBA no Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente da Bahia
- Melhoria das formas de comunicação, informatização, documentação da Faced/UFBA, com infra-estrutura e projetos participando do Projeto do CT-Infra sistemas de informatização , bibliotecas e editoração.
- Celebração de novos convênios estaduais, regionais, nacionais e internacionais, por iniciativa de docentes e grupos de pesquisa.
- Reforma do atual prédio da Faced/UFBA com inicio nas dependências administrativas e salas de aulas, incorporando reformas na parte elétrica, hidráulica, infra-estrutural e de informatização;
- Pintura e modernização da biblioteca da FACED/UFBA.
- inicio da instalação do elevador da FACED/UFBA
- Inicio das obras das instalações esportivas no CEFE.
- Melhoria nos ambientes de trabalho e móveis novos na área administrativa da FACED;
- Ampliar com a contratação de pessoal técnico-administrativo (06) e docentes (10) através de concurso público, pelo Regime Jurídico Único, o quadro de pessoal, para suprir necessidades identificadas, relatadas e encaminhadas as instâncias superiores da UFBA .
- Ampliação do montante do orçamento previsto e executado na Unidade e ampliação das fontes de financiamento das atividades fins da Faced/UFBA – ensino, pesquisa e extensão -, e das atividades meios – administrativas e de gestão. 
- Participação do CT-Infra nos projetos que visam ampliar e modernizar os Sistemas Universitários de Biblioteca, de Editoração, de Informatização e de Laboratórios unificados e multifuncionais. Compor o comitê gestor do CT-Infra.
- Elevar a qualificação da Revista da FACED, implementando deliberações da Congregação referentes a reformulações do corpo editorial, periodicidade.
- Manutenção do projeto Tabuleiros Digitais, com apoio do Grupo GEC, mantendo monitores, infra-estrutura e projetos para a comunidade.  

 

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