Faculdade de Educação da Ufba tem nova diretoria

 

(retirado do jornal A TARDE)

domingo, 08/01/2000 - página 02

 

  Os professores Nelson Pretto e Mary Arapiraca serão empossados na próxima quarta-feira como diretor e vice-diretora da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia. Pretto, que substitui a professora Iracy Picanço, iniciou sua carreira em 1979 como professor do Instituto de Física da da Ufba. Com pós-doutoramento na Universidade de Londres, Inglaterra, é doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo e autor, entre outros, dos livros “Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia” e “Globalização & Educação”.
  O novo diretor da Faced já foi assessor do reitor da Ufba, diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) e superintendente de Projetos Especiais da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (Funtevê), no Rio. Atualmente coordenador da Biblioteca Virtual de Educação a Distância, um projeto do Prossiga/CNPq, Pretto também foi diretor do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro-BA).
  Já a vice-diretora da Faced é professora da Faculdade de Educação desde 1979, tendo doutorado e mestrado em educação pela Ufba. Mary Arapiraca é especialista em aquisição e ensino da língua materna e coordena o Projeto de Educação nos Assentamentos da Reforma Agrária (Pronera/BA) e o Programa Alfabetização Solidária na Ufba.
 
Planos
 
  O principal projeto para a faculdade, segundo o novo diretor, é “deixá-la sem rumo”. Segundo ele, “uma escola não pode ser um bloco monolítico onde todos andem igualmente. Estaremos nos próximos quatro anos trabalhando em torno das pedagogias da diferença, que respeitam e buscam fortalecer a diversidade dos seres humanos”. Pretto destaca a necessidade de uma maior aproximação da Faced com as demais faculdades de educação da Bahia e, principalmente, com as fundações, ONGs, associações e sindicatos que realizam projetos educacionais no estado.
  O maior orgulho da professora Iracy Picanço em seus quatro anos à frente da Faced foi a recuperação física da unidade. Além disso, a instituição agora dispõe de salas de educação física e musculação e uma biblioteca renovada e informatizada. Convênios com instituições públicas e fundações permitiram ações como as desenvolvidas no Centro Educacional Santo Antônio, em Camaçari. Ampliando o campo de educação de adultos, foram realizados esforços com o Sesi-Senac, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
  A Faced se fez presente nos eventos educacionais do país e recebeu o Encontro de Pesquisa em Educação do Nordeste. Iracy Picanço destaca o incentivo a cursos de especialização e pós-graduação e o impulso à participação de estudantes nas ações universitárias. A revista “Faced”, criada pela educadora, passa a ser editada semestralmente, trazendo os trabalhos dos pesquisadores da faculdade.

 

 

Ano: 
Tipo de Documento: 
Tipo de posse: 
Imprensa