Projeto

 

Projeto

 

O

projeto

"Construindo" "uma" "nova" "escola"

precisa primeiramente de uma definição da palavra aspas. Buscando no Aurélio, encontramos

Aspas Pl. de Aspa]. 1. Ver Asa: Cada um dos caixilhos revestidos de tela dos moinhos de vento; aspas 2. Sinais de Pontuação( `` `` ou " " ) com que se abre e fecha uma citação; comas, vírgulas dobradas. [ O segundo destes sinais ( " ou ") é usado para evitar a repetição de palavras em linha sucessivas]. 3. Arquit. Ornato em feitio de ziguezague. ~V. aspa ( cruzamento de peças, em forma de X, usado para garantir a estabilidade de armações, ou estruturas.)

PEQUENO DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA ILUSTRADO - ED. Abril Cultural, Volume 1, Editor Victor Civita, 1971, SP, Brasil.

(…) s. pl. asas de moinho de vento; sinais ( `` `` ou " ") com que se abre e fecha citação ( emprega-se o segundo destes sinais) para evitar a repetição de palavras em linha sucessivas (sinôn.: conmas e vírgulas dobradas) Aspar: Pôr entre aspas ( sinôn. de aspear), crucificar na aspa; maltratar, mortificar, vexar.

O uso das palavras no mundo contemporâneo terminou ficando uma coisa muito difícil. As palavras são claras. São necessárias. Dizem coisas e tem um forte significado epistemologico. Mas mudam. Transformam-se. Transmutam-se. Vão sendo modificados com o tempo e, por vezes, sendo incorporadas pelo vernáculo. É a dinâmica da língua. Das línguas.

O desenvolvimento cientifico contemporâneo deste século que ora finda, levando junto com ele o milênio, introduziu novos elementos conceituais que modificam de forma substancial todas as áreas do conhecimento.

Complexidade, Caos, Hiperrealidade. Hipertexto. Ecologia Cognitiva. Realidade Virtual. Mecânica Quântica. Atratores Estranho. Buraco Negro. Palavras-conceitos ainda em processo de aprofundamento. Mas que já delineiam alguns novos elementos deste futuro que já é presente.

Por isso, todas as palavras to título de projeto estão entre aspas. E basicamente porque,

Construindo

Não é somente o pegar a ferramenta e modificar a matéria bruta. Construindo para nós é um processo. Um processo que pode, neste momento, não levar a nada de concreto. Pode, no fundo, nem usar concreto, cimento, madeira. Por isso as aspas.

Uma

Não é apenas de uno, de única. É algo de um possível entre tantos possíveis. Por isso as aspas.

Nova,

Não é um novo no sentido de algo como novidade. É, de novo, processo. É uma, são duas, três, talvez ene (n) que nas ciências chamadas de duras significa… e dai em diante ate o infinito. Por isso as aspas.

Escola

Pode não ser escola. E pode ser também. É espaço. Mas não só físico mas também físico. E também digital. E também virtual. É e não é escola. É educação em sentido amplo, não tendo como referencia, necessariamente, o agora, os tradicionais níveis, as áreas, as idades. Por isso as aspas.

FONT face=Arial size=2Enfim, um projeto de pesquisa, de ensino, de construção, de extensão, de interferência. Um projeto que envolve vários parceiros em várias instâncias. Quase a construção, o pensar e projetar uma instalação artística. Tudo isso com um grande

objetivo

que é o de envolver estudantes, professores, servidores de duas unidades da Universidade Federal da Bahia – de agora em diante chamada apenas de UFBA – em Salvador da Bahia, Brasil, para pensar ao longo de um semestre a Faculdade de Educação da UFBA.

Como

metas

esperamos poder ter um conjunto de projetos pensados e produzidos coletivamente que serão apresentados à comunidade acadêmica da UFBA no final do ultimo mês do milênio.

Estes

produtos

ficarão disponíveis para a comunidade da FACED para que ela possa em parceria com a Escola de Arquitetura e a Prefeitura do Campus da UFBA, definir o seu plano diretor para um período de tempo definido ao longo desse processo. Com isso, e numa

articulação

com a administração central da UFBA, o MEC, outros oragos públicos e a iniciativa privada poder executar as "obras", aqui também entre aspas pois pensamos em obras físicas no espaço da Faculdade mas também na rede digital de conexões intra e extra UFBA também, e com a mesma intensidade e importância na construção/re-construção/desconstrução/destruição dos "modelos" (desculpem-nos!) pedagógicos da FACED, quiçá da UFBA.

Mas esta articulação também se dará a nível de

pesquisa

visando a produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática espaço, urbanismo, arquitetura, escola e educação.

Neste sentido serão abertas inscrições para uma seleção especial – que ocorrera paralelamente aos dois programas de pesquisa e pós-graduação – para candidatos especificamente a está temática. O projetos serão avaliados por comissões de professores dos dois programas. Nesta articulação com a FAPEX, CADCT, BNDES e FINEP se pretende dotar os dois programas com bolsas de pesquisa para o desenvolvimento em ritmo acelerado de pesquisas nesta área que será considerada prioritária.

A

Operacionalização

Deste projeto se dará através de dois grandes movimento paralelos. Um destes movimentos será a elaboração do programa de pesquisa visando o doutorado e o mestrado alinhavado anteriormente. O outro, será o próprio desenvolvimento do

plano diretor da FACED

através da realização dos projetos dos alunos. Estes trabalhos iniciais, durante o segundo semestre de 1999 serão desenvolvidos na

disciplina Projetos XXXXXXX [nem sei se seriam em projetos e numa só disciplina. Isso seria uma idéia inicial!]

da Faculdade de Arquitetura envolvendo os professores XYZ, ABC, %^& e *^?. Estariam integrados a esta disciplina os professores da Faculdade de educação que participariam de aulas temáticas teóricas sobre o futuro da educação. Estes encontros, teriam como objetivo básico dar o suporte teórico para que os estudantes de arquitetura pudessem repensar a FACED. Ao mesmo tempo, eles seriam objetos de análise do grupo gestor da pesquisa no sentido de ao longo de um ano poder pensar e produzir conhecimento no sentido de melhor entender o papel das faculdades de educação na formação de profissionais para o próximo milênio.

numa primeira listagem de

temas e pessoas

para tratar destes temas teríamos:

Abertura geral e concepção do projeto – Nelson Pretto

Currículo? – Teresinha Froes

Avaliação - Caló

Financiamento – Robert Verhine

Educação, Ciência, Cultura: papel da FACED – Luis Felippe Serpa

Arte, Teatro, estripulias – Sérgio Farias

O corpo e o movimento... a educação física fica na FACED? – painel com Cessar e outros professores do Departamento III

Administrar o que? – Valdinei (PG), Rose (Depto II), Ianira (Sec) e Cristina (Projetos)

Por onde andaram os projetos de escola – Faculdade de Arquitetura

Anísio Teixeira e a Escola Parque – Mary Arapiraca

A PG vista de dentro e de fora – Miguel Bordas e Robert Verhine

Os estudantes existem? – DAs

No final do ano de 1999, será organizado uma semana de atividades envolvendo as duas universidades e demais parceiros para

repensar a educação na virada do milênio

onde serão apresentados os projetos da disciplina de graduação e os projetos de pesquisas aprovados para o mestrado e doutorado.

Encerrando a semana, será realizada uma mesa redonda com um

Painel

Composto pelos professores da Faculdade de Arquitetura que ofereceram a disciplina, a diretora da FACED, dois alunos(as) da disciplina e dois alunos da FACED.

Para a viabilização deste projeto se buscará captar

recursos

para viabilizar a

memória do projeto

através de fotografia, videografia e da produção de textos jornalísticos ao longo de todo o período do projeto.

pesquisa

bolsa de pesquisa para mestrandos e doutorandos

aquisição de acervo sobre a temática para a biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFBA

Montagem de uma biblioteca de referencia digital sobre a temática.

Infra-estrutura de equipamentos de informática para a pesquisa

Ensino

Bolsa de auxílio para os professores envolvidos com as disciplinas do projeto

Recursos auxiliares para a realização do projeto(copias, equipamentos de informática, filmes, vídeos, etc.)

obras físicas

articulação com empresas de construção civil, fornecedores de material de construção e outros órgãos públicos para viabilizar em etapas as obras na FACED

Londres, 01 de junho de 1999.

Nelson Pretto

pretto@ufba.nr

Este documento, nesta primeiríssima fase de discussão deve ter um circulação restrita e foi distribuído apenas aos seguintes professores:

circulação deste documento na primeira rodada

Ana Fernandes – diretora da Faculdade de Arquitetura

Luis Felippe Serpa - FACED

Sérgio Farias - FACED

Maria Ines Carvalho - FACED

Como a idéia é estabelecer parceria e não simplesmente busca de financiamento, sugiro que já na próxima semana a versão 1.0 deste documento possa ser distribuída para opiniões entre os seguintes órgãos/pessoas:

Cleilza Andrade - CADCT

Palmira Maroniconi - FINEP

Claudia Soares – BNDES

Presidente da FAPEX

Paulo Penteado – Pró Reitor de Graduação

Othon Jambeiro – Pró Reitor de planejamento

Geraldo Machado – FLEM

Luis Carlos Menezes – IFUSP

Iracy Picanço – Diretora da FACED

 

 

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