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O projeto "Construindo" "uma" "nova" "escola" precisa primeiramente de uma definição da palavra aspas. Buscando no Aurélio, encontramos
O uso das palavras no mundo contemporâneo terminou ficando uma coisa muito difícil. As palavras são claras. São necessárias. Dizem coisas e tem um forte significado epistemologico. Mas mudam. Transformam-se. Transmutam-se. Vão sendo modificados com o tempo e, por vezes, sendo incorporadas pelo vernáculo. É a dinâmica da língua. Das línguas. O desenvolvimento cientifico contemporâneo deste século que ora finda, levando junto com ele o milênio, introduziu novos elementos conceituais que modificam de forma substancial todas as áreas do conhecimento. Complexidade, Caos, Hiperrealidade. Hipertexto. Ecologia Cognitiva. Realidade Virtual. Mecânica Quântica. Atratores Estranho. Buraco Negro. Palavras-conceitos ainda em processo de aprofundamento. Mas que já delineiam alguns novos elementos deste futuro que já é presente. Por isso, todas as palavras to título de projeto estão entre aspas. E basicamente porque, Construindo Não é somente o pegar a ferramenta e modificar a matéria bruta. Construindo para nós é um processo. Um processo que pode, neste momento, não levar a nada de concreto. Pode, no fundo, nem usar concreto, cimento, madeira. Por isso as aspas. Uma Não é apenas de uno, de única. É algo de um possível entre tantos possíveis. Por isso as aspas. Nova, Não é um novo no sentido de algo como novidade. É, de novo, processo. É uma, são duas, três, talvez ene (n) que nas ciências chamadas de duras significa… e dai em diante ate o infinito. Por isso as aspas. Escola Pode não ser escola. E pode ser também. É espaço. Mas não só físico mas também físico. E também digital. E também virtual. É e não é escola. É educação em sentido amplo, não tendo como referencia, necessariamente, o agora, os tradicionais níveis, as áreas, as idades. Por isso as aspas. FONT face=Arial size=2Enfim, um projeto de pesquisa, de ensino, de construção, de extensão, de interferência. Um projeto que envolve vários parceiros em várias instâncias. Quase a construção, o pensar e projetar uma instalação artística. Tudo isso com um grande objetivo que é o de envolver estudantes, professores, servidores de duas unidades da Universidade Federal da Bahia – de agora em diante chamada apenas de UFBA – em Salvador da Bahia, Brasil, para pensar ao longo de um semestre a Faculdade de Educação da UFBA. Como metas esperamos poder ter um conjunto de projetos pensados e produzidos coletivamente que serão apresentados à comunidade acadêmica da UFBA no final do ultimo mês do milênio. Estes produtos ficarão disponíveis para a comunidade da FACED para que ela possa em parceria com a Escola de Arquitetura e a Prefeitura do Campus da UFBA, definir o seu plano diretor para um período de tempo definido ao longo desse processo. Com isso, e numa articulação com a administração central da UFBA, o MEC, outros oragos públicos e a iniciativa privada poder executar as "obras", aqui também entre aspas pois pensamos em obras físicas no espaço da Faculdade mas também na rede digital de conexões intra e extra UFBA também, e com a mesma intensidade e importância na construção/re-construção/desconstrução/destruição dos "modelos" (desculpem-nos!) pedagógicos da FACED, quiçá da UFBA. Mas esta articulação também se dará a nível de pesquisa visando a produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática espaço, urbanismo, arquitetura, escola e educação. Neste sentido serão abertas inscrições para uma seleção especial – que ocorrera paralelamente aos dois programas de pesquisa e pós-graduação – para candidatos especificamente a está temática. O projetos serão avaliados por comissões de professores dos dois programas. Nesta articulação com a FAPEX, CADCT, BNDES e FINEP se pretende dotar os dois programas com bolsas de pesquisa para o desenvolvimento em ritmo acelerado de pesquisas nesta área que será considerada prioritária. A Operacionalização Deste projeto se dará através de dois grandes movimento paralelos. Um destes movimentos será a elaboração do programa de pesquisa visando o doutorado e o mestrado alinhavado anteriormente. O outro, será o próprio desenvolvimento do plano diretor da FACED através da realização dos projetos dos alunos. Estes trabalhos iniciais, durante o segundo semestre de 1999 serão desenvolvidos na disciplina Projetos XXXXXXX [nem sei se seriam em projetos e numa só disciplina. Isso seria uma idéia inicial!] da Faculdade de Arquitetura envolvendo os professores XYZ, ABC, %^& e *^?. Estariam integrados a esta disciplina os professores da Faculdade de educação que participariam de aulas temáticas teóricas sobre o futuro da educação. Estes encontros, teriam como objetivo básico dar o suporte teórico para que os estudantes de arquitetura pudessem repensar a FACED. Ao mesmo tempo, eles seriam objetos de análise do grupo gestor da pesquisa no sentido de ao longo de um ano poder pensar e produzir conhecimento no sentido de melhor entender o papel das faculdades de educação na formação de profissionais para o próximo milênio. numa primeira listagem de temas e pessoas para tratar destes temas teríamos: Abertura geral e concepção do projeto – Nelson Pretto Currículo? – Teresinha Froes Avaliação - Caló Financiamento – Robert Verhine Educação, Ciência, Cultura: papel da FACED – Luis Felippe Serpa Arte, Teatro, estripulias – Sérgio Farias O corpo e o movimento... a educação física fica na FACED? – painel com Cessar e outros professores do Departamento III Administrar o que? – Valdinei (PG), Rose (Depto II), Ianira (Sec) e Cristina (Projetos) Por onde andaram os projetos de escola – Faculdade de Arquitetura Anísio Teixeira e a Escola Parque – Mary Arapiraca A PG vista de dentro e de fora – Miguel Bordas e Robert Verhine Os estudantes existem? – DAs No final do ano de 1999, será organizado uma semana de atividades envolvendo as duas universidades e demais parceiros para repensar a educação na virada do milênio onde serão apresentados os projetos da disciplina de graduação e os projetos de pesquisas aprovados para o mestrado e doutorado. Encerrando a semana, será realizada uma mesa redonda com um Painel Composto pelos professores da Faculdade de Arquitetura que ofereceram a disciplina, a diretora da FACED, dois alunos(as) da disciplina e dois alunos da FACED. Para a viabilização deste projeto se buscará captar recursos para viabilizar a memória do projeto através de fotografia, videografia e da produção de textos jornalísticos ao longo de todo o período do projeto. pesquisa bolsa de pesquisa para mestrandos e doutorandos aquisição de acervo sobre a temática para a biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFBA Montagem de uma biblioteca de referencia digital sobre a temática. Infra-estrutura de equipamentos de informática para a pesquisa Ensino Bolsa de auxílio para os professores envolvidos com as disciplinas do projeto Recursos auxiliares para a realização do projeto(copias, equipamentos de informática, filmes, vídeos, etc.) obras físicas articulação com empresas de construção civil, fornecedores de material de construção e outros órgãos públicos para viabilizar em etapas as obras na FACED Londres, 01 de junho de 1999. Nelson Pretto Este documento, nesta primeiríssima fase de discussão deve ter um circulação restrita e foi distribuído apenas aos seguintes professores: circulação deste documento na primeira rodada Ana Fernandes – diretora da Faculdade de Arquitetura Luis Felippe Serpa - FACED Sérgio Farias - FACED Maria Ines Carvalho - FACED Como a idéia é estabelecer parceria e não simplesmente busca de financiamento, sugiro que já na próxima semana a versão 1.0 deste documento possa ser distribuída para opiniões entre os seguintes órgãos/pessoas: Cleilza Andrade - CADCT Palmira Maroniconi - FINEP Claudia Soares – BNDES Presidente da FAPEX Paulo Penteado – Pró Reitor de Graduação Othon Jambeiro – Pró Reitor de planejamento Geraldo Machado – FLEM Luis Carlos Menezes – IFUSP Iracy Picanço – Diretora da FACED
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