BALANÇO PRELIMINAR DO PIBIC NA FACED/UFBA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACED/UFBA
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACED/UFBA COMO AVANÇAR?

 

         Em atenção aos professores, tanto aos que já estão inseridos em grupos consistentes, do ponto de vista teórico e infra-estrutural, quanto aos que estão iniciando, pertencentes a grupos e áreas emergentes, e ainda, atentas à avaliação das atividades fins e à necessidade de definição do projeto político pedagógico da Faculdade de Educação apresentamos a seguir um balanço sucinto da participação da FACED no PIBIC/UFBA 2008.

A intenção é reconhecer a possibilidade de ampliação da inserção da FACED no Programa de Iniciação Cientifica da UFBA, quanto ao número de envolvidos com pesquisas e orientações acadêmicas e científicas dos estudantes, enfrentando o que limita tal ampliação.

Somos 75 professores efetivos e 22 substitutos na FACED. Dos 75 efetivos 61 são doutores, 10 são mestres e 4 são especialistas (Anexo 1). Destes doutores 20 foram contemplados com um total de 28 bolsas de iniciação cientifica. Isto corresponde a aproximadamente 26% do corpo docente (Anexo 1).

O UFBA em números 2008 demonstra que a universidade foi contemplada no PIBIC (CNPq/ FAPESB/UFBA) com 569 bolsas e que seu contingente de estudantes da graduação é de 20.731.  

 Somos 21 grupos de Pesquisa. Foram contemplados com bolsa 12 Grupos o que representa aproximadamente 54% dos Grupos de Pesquisa da FACED/UFBA contemplados com bolsa PIBIC (Anexo 2).

Somos 5 Linhas de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação, constituídas por 15 grupos de pesquisa, o que aponta para grupos de pesquisa sem bolsistas de iniciação cientifica no programa de pós-graduação em educação (Anexo 3).

Estes dados são reveladores e nos demonstram, por um lado, o potencial da FACED/UFBA e, por outro, o quanto ainda temos que avançar. Isto significa avançar no percentual de doutores envolvidos com a pesquisa, avançar na orientação científica dos estudantes, avançar na ampliação do número de bolsas de PIBIC para a UFBA e, com isto na ampliação do número de bolsas para os estudantes. A direção da FACED/UFBA vai atuar nesta linha, mesmo porque isto significa ampliar o financiamento da educação pública, ampliar o financiamento para ciência e tecnologia, investindo na formação dos jovens cientistas, dos professores pesquisadores, dos educadores críticos.

O SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACED/UFBA 2008, previsto para 22, 23 e 24 de outubro deverá ampliar, sim, nossa critica para avançarmos. TODOS ESTÃO CONVIDADOS a construir este evento.

  


ANEXO 1

Docentes Efetivos dos Departamentos de Educação/FACED

Departamento

Doutor

Mestre

Especialização

TOTAL

Educação I

29

02

00

31

Educação II

21

04

02

27

Educação Física

11

04

02

17

TOTAL

61

10

04

75

Mlgoes, 28/05/2008

 


ANEXO 2

UFBA/FACED

GRUPOS DE PESQUISA – 2008

Grupo

Pesquisadores

História da Educação na Bahia

Antonietta D’Aguiar

MEL - Mídia/memória, educação e Lazer

Augusto Cezar Leiro

Pedro Rodolpho Abib

Romilson Augusto dos Santos

NECEA - Núcleo de Estudos em Ciências e Educação Ambiental

João Batista

Prudente Neto

Cleverson Suzart

NUTE - Núcleo Temático Trabalho e Educação

Iracy Picanço

Lucia Franca Rocha

Maria Regina Antoniazzi

Sandra Maria Siqueira

Uilma Amazonas

REDPECT - Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (in)formação, currículo e trabalho

Jamile Borges da Silva

Teresinha Fróes

Vera Fartes

GESTÃO - Política e Gestão da Educação

Celma Borges

Dora Leal

José Albertino Lordêlo

José Wellington Aragão

Márcia Pontes

Maria Couto

Robert Verhine

Robinson Tenório

Sara Dick

GRIME - Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Pesquisa em Multireferencialista e Educação

Roberto Sidnei Macedo

Teresinha Fróes

Vera Fartes

HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade

Admilson Santos

Antonietta D’Aguiar

Maria Cecília de Paula

LEG - Laboratório de Epistemologia Genética

Iara Rosa Farias

Paulo Roberto Gurgel

GELING - Educação e Linguagem

Dinéa Maria Sobral Muniz

Emilia Helena Portella

Iara Rosa Farias

Licia Maria Beltrão

Mary Arapiraca

GEPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade

Cristina D’Avilla

Cipriano Luckesi

GEINE - Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais

Álamo Pimentel

Alessandra Barros

Miguel Bordas

Roberto Rabello

Theresinha Miranda

GEFIGE - Grupo de Estudos em Filosofia, Gênero e Educação

Tereza Cristina P.C. Fagundes

Elizete Silva Passos

Ângela Maria F. de Lima e Souza

GEEPP - Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas

Cleverson Suzart

Dante Galeffi

Dinéa Maria Sobral

Miguel Bordas

Prudente Almeida Neto

Theresinha Miranda

GEC - Educação, Comunicação e Tecnologias

Alessandra de Assis

Maria Helena Bonilla

Nelson Pretto

EMETEP - Ensino Médio, Trabalho e Educação Profissional

Vera Fartes

FEP – Grupo de estudos sobre formação em exercício de professores

Maria Antonieta Tourinho

Maria Inez Carvalho

Maria Roseli Brito de Sá

FORMACCE – Currículo, Complexidade e Formação

Celi Taffarel

Maria Antonieta Tourinho

Maria Inez Carvalho

Maria Roseli Brito de Sá

Roberto Sidnei Macedo

Teresinha Fróes

CERELEPE/Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermidades Pediátricas

Alessandra Barros

GEPEMAE/Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação

Cleverson Suzart

LEPEL/Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer

Carlos Roberto Colavolpe

Celi Taffarel

Cláudio Lira

TOTAL DE GRUPOS – 21

DOCENTES 65

Mlgoes, 28/05/2008

Total de Grupos Pesquisa:  21


ANEXO 3

FACED

LINHAS DE PESQUISA/PPGE_2008

LINHA de Pesquisa

GRUPOS de Pesquisa

Currículo e (in)formação

FORMACCE

GEC

REDPECT

EMETEP

Filosofia, Linguagem e Práxis-pedagógica

GELING

GEEPP

LEG

Políticas e Gestão da Educação

GESTÃO

Educação e Diversidade

EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE

GEINE

GEPEL

GEFIGE

Educação, Cultura corporal e Lazer

LEPEL

MEL

HACEL

Mlgoes/28.05.2008

 

Agradeço a Meire Góes que contribuiu com o levantamento de dados.

Ano: 
Tipo de Documento: 
Descrição : 
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACED/UFBA COMO AVANÇAR?