PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACED/UFBA
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACED/UFBA COMO AVANÇAR?
Em atenção aos professores, tanto aos que já estão inseridos em grupos consistentes, do ponto de vista teórico e infra-estrutural, quanto aos que estão iniciando, pertencentes a grupos e áreas emergentes, e ainda, atentas à avaliação das atividades fins e à necessidade de definição do projeto político pedagógico da Faculdade de Educação apresentamos a seguir um balanço sucinto da participação da FACED no PIBIC/UFBA 2008.
A intenção é reconhecer a possibilidade de ampliação da inserção da FACED no Programa de Iniciação Cientifica da UFBA, quanto ao número de envolvidos com pesquisas e orientações acadêmicas e científicas dos estudantes, enfrentando o que limita tal ampliação.
Somos 75 professores efetivos e 22 substitutos na FACED. Dos 75 efetivos 61 são doutores, 10 são mestres e 4 são especialistas (Anexo 1). Destes doutores 20 foram contemplados com um total de 28 bolsas de iniciação cientifica. Isto corresponde a aproximadamente 26% do corpo docente (Anexo 1).
O UFBA em números 2008 demonstra que a universidade foi contemplada no PIBIC (CNPq/ FAPESB/UFBA) com 569 bolsas e que seu contingente de estudantes da graduação é de 20.731.
Somos 21 grupos de Pesquisa. Foram contemplados com bolsa 12 Grupos o que representa aproximadamente 54% dos Grupos de Pesquisa da FACED/UFBA contemplados com bolsa PIBIC (Anexo 2).
Somos 5 Linhas de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação, constituídas por 15 grupos de pesquisa, o que aponta para grupos de pesquisa sem bolsistas de iniciação cientifica no programa de pós-graduação em educação (Anexo 3).
Estes dados são reveladores e nos demonstram, por um lado, o potencial da FACED/UFBA e, por outro, o quanto ainda temos que avançar. Isto significa avançar no percentual de doutores envolvidos com a pesquisa, avançar na orientação científica dos estudantes, avançar na ampliação do número de bolsas de PIBIC para a UFBA e, com isto na ampliação do número de bolsas para os estudantes. A direção da FACED/UFBA vai atuar nesta linha, mesmo porque isto significa ampliar o financiamento da educação pública, ampliar o financiamento para ciência e tecnologia, investindo na formação dos jovens cientistas, dos professores pesquisadores, dos educadores críticos.
O SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACED/UFBA 2008, previsto para 22, 23 e 24 de outubro deverá ampliar, sim, nossa critica para avançarmos. TODOS ESTÃO CONVIDADOS a construir este evento.
ANEXO 1
Docentes Efetivos dos Departamentos de Educação/FACED
Departamento |
Doutor |
Mestre |
Especialização |
TOTAL |
Educação I |
29 |
02 |
00 |
31 |
Educação II |
21 |
04 |
02 |
27 |
Educação Física |
11 |
04 |
02 |
17 |
TOTAL |
61 |
10 |
04 |
75 |
Mlgoes, 28/05/2008
ANEXO 2
UFBA/FACED GRUPOS DE PESQUISA – 2008 |
|
Grupo |
Pesquisadores |
História da Educação na Bahia |
Antonietta D’Aguiar |
MEL - Mídia/memória, educação e Lazer |
Augusto Cezar Leiro Pedro Rodolpho Abib Romilson Augusto dos Santos |
NECEA - Núcleo de Estudos em Ciências e Educação Ambiental |
João Batista Prudente Neto Cleverson Suzart |
NUTE - Núcleo Temático Trabalho e Educação |
Iracy Picanço Lucia Franca Rocha Maria Regina Antoniazzi Sandra Maria Siqueira Uilma Amazonas |
REDPECT - Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (in)formação, currículo e trabalho |
Jamile Borges da Silva Teresinha Fróes Vera Fartes |
GESTÃO - Política e Gestão da Educação |
Celma Borges Dora Leal José Albertino Lordêlo José Wellington Aragão Márcia Pontes Maria Couto Robert Verhine Robinson Tenório Sara Dick |
GRIME - Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Pesquisa em Multireferencialista e Educação |
Roberto Sidnei Macedo Teresinha Fróes Vera Fartes |
HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade |
Admilson Santos Antonietta D’Aguiar Maria Cecília de Paula |
LEG - Laboratório de Epistemologia Genética |
Iara Rosa Farias Paulo Roberto Gurgel |
GELING - Educação e Linguagem |
Dinéa Maria Sobral Muniz Emilia Helena Portella Iara Rosa Farias Licia Maria Beltrão Mary Arapiraca |
GEPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade |
Cristina D’Avilla Cipriano Luckesi |
GEINE - Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais |
Álamo Pimentel Alessandra Barros Miguel Bordas Roberto Rabello Theresinha Miranda |
GEFIGE - Grupo de Estudos em Filosofia, Gênero e Educação |
Tereza Cristina P.C. Fagundes Elizete Silva Passos Ângela Maria F. de Lima e Souza |
GEEPP - Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas |
Cleverson Suzart Dante Galeffi Dinéa Maria Sobral Miguel Bordas Prudente Almeida Neto Theresinha Miranda |
GEC - Educação, Comunicação e Tecnologias |
Alessandra de Assis Maria Helena Bonilla Nelson Pretto |
EMETEP - Ensino Médio, Trabalho e Educação Profissional |
Vera Fartes |
FEP – Grupo de estudos sobre formação em exercício de professores |
Maria Antonieta Tourinho Maria Inez Carvalho Maria Roseli Brito de Sá |
FORMACCE – Currículo, Complexidade e Formação |
Celi Taffarel Maria Antonieta Tourinho Maria Inez Carvalho Maria Roseli Brito de Sá Roberto Sidnei Macedo Teresinha Fróes |
CERELEPE/Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermidades Pediátricas |
Alessandra Barros |
GEPEMAE/Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação |
Cleverson Suzart |
LEPEL/Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer |
Carlos Roberto Colavolpe Celi Taffarel Cláudio Lira |
TOTAL DE GRUPOS – 21 |
DOCENTES 65 |
Mlgoes, 28/05/2008
Total de Grupos Pesquisa: 21
ANEXO 3
FACED
LINHAS DE PESQUISA/PPGE_2008
LINHA de Pesquisa |
GRUPOS de Pesquisa |
Currículo e (in)formação |
FORMACCE GEC REDPECT EMETEP |
Filosofia, Linguagem e Práxis-pedagógica |
GELING GEEPP LEG |
Políticas e Gestão da Educação |
GESTÃO |
Educação e Diversidade |
EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE GEINE GEPEL GEFIGE |
Educação, Cultura corporal e Lazer |
LEPEL MEL HACEL |
Mlgoes/28.05.2008
Agradeço a Meire Góes que contribuiu com o levantamento de dados.