Ata da reunião de 07/11/2005

 

Ata da reunião de 07/11/2005
Sessão ordinária da Congregação da Faced.

 

Ata da reunião da Congregação da Faced no dia 7 de novembro de 2005

Aos sete dias do mês de novembro do ano de dois mil e cinco, reuniram-se na Sala Iguape, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, os membros da Congregação da Faced Mary Arapiraca (vice-diretora), Roberto Sanches Rabelo, Dinéa Maria Muniz Sobral, João Batista, Kleverton Bacelar, Inez Carvalho, Roseli.Brito de Sá, Iara Rosa Farias (na qualidade de ouvinte) e a representante dos estudantes no DA de Pedagogia, Maiane Cecília. Iniciada a reunião pela professora Mary Arapiraca, o professor Kleverton informou sobre o ganho de causa na justiça da aluna Telma,.que teve direito de concluir o curso de pedagogia sem cumprir nem o currículo antigo, nem o novo, dizendo da possibilidade de isto vir a abrir precedentes, o que a vice-diretora anuiu. Os professores João, Roseli e Inez se pronunciaram sobre os problemas que isto pode vir a causar.A professora Mary perguntou ao professor Kleverton se gostaria que a Congregação reiterasse a posição do colegiado sobre a ação judicial da referida aluna, sem integralizar o currículo, no que todos foram de acordo. Primeiro item da pauta: Projeto acadêmico de monitoria. A professora Mary perguntou se todos leram o documento, e mediante a negativa da maioria dos participantes ela pediu que depois de lido por todos fosse discutido na próxima reunião. Todos concordaram. Segundo item: Posição da FACEd sobre os Arquivos abertos. A professora Iara fez uma explanação falando sobre as características gerais desse projeto que visa a difusão ampla do conhecimento científico. A professora Dinéa utilizou a seguinte metáfora para figurativizar sua opinião “ As idéias são como filhos, se estes não são nossos por que segurar o conhecimento?”.A professora Mary disse acreditar que o melhor é sempre democratizar o conhecimento e o open access pode ser um dos meios, inclusive entre os professores da FACED. O professor João disse que quanto mais divulgada uma idéia, esta será relacionada ao pesquisador responsável e/ou à instituição em que foi gerada, depois declarou seu apoio ao open access. O professor Kleverton disse que mesmo não tendo lido o documento elaborado pela FACED, apoiava de forma geral. A professora Roseli ponderou sobre como serão feitos os registros, ao que a professora Dinéa deu uma explicação relacionando a proposta do open access à publicação de teses no meio digital. Roseli disse que com os procedimentos devem ser diferentes porque com teses não há dependência de apoio ou não. Dinéa alertou que se a Congregação apoiar o documento, será preciso agir de acordo. Iara disse que seria melhor todos lerem o documento para esclarecer dúvidas, para na próxima reunião dar apoio ou não; além dissou, se prontificou a passar pela lista FACED links em que houvesse explicações sobre o open office. Terceiro item da pauta de reunião: Participação da FACED no CEALE/FE/UFMG. A professora. Mary leu o convite feito pelo CEALE, informando a reunião a ser realizada nos dias nove, dez e onze de novembro , com apoio do MEC. A professora Mary disse que havia material enviado pelo CEALE em sua sala, o qual é todo sobre alfabetização e continua informando que respondeu positivamente o convite dizendo que repassaria os informes para o GELING/FACED. Ainda informa que será representante da FACED, inclusive por ter as despesas pagas pelo CEALE, sem ônus, pois para a UFBA e observa que apenas uma passagem foi enviada.A professora Dinéa disse que se houvesse outra passagem paga estaria disponível a comparecer ao encontro. Quarto item da pauta: Ampliação das ofertas dos cursos de Pedagogia Especial (Irecê, Salvador, Tapiramutá e outras demandas). A professora Inez Carvalho informou sobre a defasagem entre oferta de vagas e demanda. No projeto Salvador, por exemplo, foram abertas cem vagas e tiveram cento e cinqüenta aprovados. Pede-se, com a anuência da Secretaria Municipal de Salvador, que os cinqüentas excedentes passem a fazer o projeto já em 2006. Em Irecê foram duzentas vagas oferecidas e aprovados cento e quarenta e seis professores, há pois cinqüenta e seis vagas remanescentes. O município de Tapiramutá fez pedido para mais cem vagas, ou seja, é preciso fazer um novo vestibular para esta cidade. Esclareceu-se que em Salvador pede-se uma ampliação de vagas e para os outros é a abertura de um novo convênio com as prefeituras.A professora Dinéa perguntou se alguém via obstáculos para a abertura de vagas.A professora Inez reiterou que as demandas são enormes e que a idéia não é ir fazendo pacotes, mas estudar as condições locais.O município de Tapiramutá é participante e interessado (prefeito e secretário de educação já vêm demonstrando isso ao participar de eventos em Educação; fica próximo a Irecê e ainda tem condições materiais e humanas.EM seguida, estudante Maiane indagou se aumentando as turmas dos cursos especiais em Pedagogia como ficaria o quadro de professores da Faced, se a Faculdade tem condições de atender essas demandas e manter a qualidade de ensino. A professora. Inez respondeu que essas licenciaturas especiais têm uma política de elaborar novas soluções para os problemas e, lembrando o professor Felippe Serpa, que se poderia aproveitar os alunos de Mestrado e Doutorado. A professora Roseli disse que de todos professores da FACED a única que tem como carga o curso de licenciaturas especial, é a professora Inez e outros como eu é uma carga além da sua, assim isto não interfere os cursos regulares. Temos como referência o quadro de professores da FACED, mas por ser convênio podemos chamar professores de fora da UFBA. O professora Kleverton disse ver com bons olhos a ampliação da demanda, que as parcerias públicas devem ser muito bem-vindas, pois a solicitação vem de município, e que a FACED deve buscar atender tais demandas. Assim, não via motivos para recusa. Em seguida, perguntou se há um currículo diferenciado para pedagogia especial e os projetos. A professora. Inez explicou que Tapiramutá não é um novo curso, mas ampliação. A vice-diretora Mary explica que estes projetos são voltados a professores que trabalham com séries iniciais e diferem do curso de Pedagogia da FACED. O ponto de ancoragem desses projetos é a especificidade de cada realidade, por isso há um processo de discussão na elaboração e implementação de cada projeto. O projeto Irecê teve dois anos de discussão, enquanto o Salvador um ano. A professora. Inez disse que os cursos especiais têm currículos distintos: o projeto Salvador e o curso de Pedagogia. Estes cursos têm um esqueleto comum e as características da região é o seu preenchimento. Kleverton disse ser difícil entender a lógica implicada.O professor João fez a ressalva de que é a favor da diversidade e da riqueza; porém, o que o preocupa é a necessidade de universalizar as experiências na FACED. Observou que o projeto Irecê nasceu de maneira peculiar, de repente existe Tapiramutá e outras, e pergunta; quando se vai estabelecer uma matriz de pedagogia (?), pois as experiências múltiplas deveriam apontar para uma matriz. E demandou? Nós queremos estabelecer uma universalização ou uma unidade? Senão o que pode ocorrer é: várias formações para um mesmo curso. A matriz, continuou o professor João, é necessária a referência para nós como grupo, assim como para atender as diretrizes nacionais.A professora. Mary deu o exemplo da língua: há uma unidade na diversidade. Os eixos temáticos são os mesmos que temos na FACED, na UESC e nas católicas, pois currículo é movimento. Os pontos de ancoragem são os mesmos, pois a legislação é exigente.O professor João contra-argumentou dando exemplo que nem mesmo dentro da FACED sabemos o que os grupos de pesquisa fazem. A professora Inez disse que estes cursos dão visibilidade à FACED. Num colóquio internacional, o exposto foi o projeto Irecê. O professor. Kleverton disse que seria interessante aprovar parcerias públicas e que a FACED não se furtasse disso. Minha sugestão é de formular um núcleo/matriz do curso de pedagogia especial. A professora Mary respondeu que dentro do possível serão feitas as parcerias e já existe uma matriz para as pedagogias especiais.O professor. Kleverton observou que há reações diferentes para os projetos Irecê e Salvador no departamento I.A professora Inez falou que o problema é que Irecê veio primeiro e sofreu mais críticas, enquanto Salvador não passou pelo departamento.O professor Kleverton comentou que Irecê sofreu críticas do ponto de vista formal.A professora Roseli lembrou que houve reunião sobre as atividades nos três eixos temáticos.A professora Dinéa disse estar surpresa pelo fato de um projeto ser alvo de críticas e outro não, quando os dois projetos nascem de uma mesma matriz como ocorre com uma língua onde há unidade na diversidade. O que sinto é que a comunidade científica não percebe que a diversidade é boa; é saudável. Imagine quando houver outros projetos.A professora Inez disse que mais que saudável, é inevitável. Trabalha-se numa lógica que não tem dado resultado que se comporta com modelos, mas a lógica que vence é a diversidade.A professora Dinéa comentou: no entanto, existe uma força que mantém o pólo da unidade.A professora Mary falou que esta discussão está sendo boa, há uma riqueza enorme nela. Precisamos pensar em fazer outros fóruns de discussão.Maiane lembrou que estas experiências deveriam ser divididas. O currículo tem de ter uma base; o que falta para o currículo é respeitar as diferenças. Não aprendemos a trabalhar com a diversidade tão evocada pelos PCNs. O currículo é a espinha comum, mas precisam ter vertenptes. A Pedagogia da UFBA é diferente da UNEB.A professora Mary abriu a votação para ampliação de vagas das pedagogias especiais. Aprovado por aclamação. Quinto item de pauta: Solicitação de espaço físico para projetos em parceria (Biblioteca Municipal Cultura Viva/Ponto de Cultura e Núcleo Pérolas Negras- estudantes negras da UFBA).A professora Mary explicou que há uma solicitação de espaço pelo Núcleo Pérolas Negras que quer sediar aqui o núcleo, a justificativa é que tem muita mulher negra em Pedagogia, solicitas-se um espaço na FACED. Professora Dinéa perguntou quem coordenava o projeto? professora Mary: as estudantes negras. O professor João argumentou que socializar o espaço é ótimo, mas onde sediar? Se são estudantes não poderia ser no DA? Maiane: as estudantes negras são de diversos cursos, o movimento negro almeja a ascensão do povo negro e eles não se unem a outros movimentos e o DA faz uma luta geral. Professora Mary: Não sabemos onde sediar. Este item da pauta ficou em suspenso Professor Kleverton: fala do projeto das Bibliotecas Municipais e diz que foi solicitado para redigir o documento. A proposta foi que: o colegiado de Pedagogia cederia o espaço por um ano e a Secretaria Municipal cederia o mobiliário que ficaria para a FACED. Posto em votação pela professora Mary, foi aprovado por aclamação. Sexto item da pauta: Décimo sétimo Encontro estadual de Estudantes de Pedagogia. Tema: Pedagogo: história e perspectivas. Maiane fez uma explanação do tema e as discussões implicadas. No encontro haverá oitocentos estudantes, e será de 12 a 15 de novembro. O DA de Pedagogia veio pedir que no dia 14 de novembro as aulas sejam suspensas. Maiane reiterou a participação dos docentes. Comunicou a solicitação ao LEPEL da cessão do espaço por ser gradeado, pois lá ficará o departamento financeiro do Encontro.A professora Mary respondeu que por imposição do calendário acadêmico não será possível para todos os professores da FACED suspenderem as aulas, mas garantiu a utilização da sala Iguape, da sala 20 e solicitou aos professores não darem faltas aos alunos participantes. O colegiado do curso de Pedagogia se comprometeu enviar mensagem solicitando apoio. Sétimo item da pauta: o que ocorrer. O representante do DA de Ciências Naturais pediu para freqüentar as reuniões da Congregação. O pedido foi aceito pelos presentes. Esta reunião foi transcrita pela Professora Iara Rosa Farias e vai assinada por todos os presentes. Salvador, 07 de novembro de 2005

 

 

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Sessão ordinária da Congregação da Faced.