Ata da reunião de 31/05/2006

Ata da reunião de 31/05/2006
Sessão extraordinária da Congregação da Faced.

Ata da sessão extraordinária da Congregação da Faced, do dia 31 de maio de 2006.

Aos trinta e um dias do mês de maio de dois mil e seis, às quinze horas e trinta minutos, reuniram-se os membros da Congregação da Faculdade de Educação da UFBA, na Sala Iguape, tendo como pauta a discussão e homologação dos pontos referentes às matérias dos concursos para docentes nesta Faculdade. Havendo quorum, o Professor Nelson De Luca Pretto iniciou a reunião pedindo ao Chefe do Departamento de Educação II, Professor Roberto Sanches Rabello, que apresentasse os pontos elaborados por esse Departamento. Foram apresentados dez pontos para a matéria Arte e Educação, conforme Edital n. 06/2006, para a classe de Professor Assistente. Colocados em discussão, os pontos número sete e nove foram reformulados, sendo aprovada a seguinte lista: Arte, educação, tecnologia e sociedade; A leitura da obra de arte como componente da arte-educação; Arte, Ludicidade e lazer na educação; A formação do professor de arte e a arte na formação do professor; Arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; Pesquisa em arte-educação: opções teórico-metodológicas; Ensino de arte e diversidade cultural brasileira; Arte-educação, currículo e cidadania; Parâmetros e diretrizes curriculares para a arte-educação na educação básica; A avaliação no processo de ensino-aprendizagem de arte.Em seguida, o Professor José Wellington Marinho de Aragão fez a leitura dos pontos referentes às matérias dos concursos no Departamento de Educação I. Para a matéria Psicologia e Educação Infantil, classe de Professor Adjunto, foram apresentados dez pontos que, após questionamentos dos presentes, foram assim homologados: Origens e evolução da psicologia da educação e da psicologia do ensino ao longo do século XX; Educação infantil numa perspectiva histórica; A psicologia genética e as suas contribuições construtivistas para o processo pedagógico; A concepção de infância como fundamento da Educação infantil; A psicologia sociohistórica e as suas contribuições sociointeracionistas para o processo pedagógico; Referências curriculares nacionais para a educação infantil: uma visão analítica; A psicanálise e as suas contribuições para  a interpretação do ato pedagógico; Educação infantil: reflexões filosóficas e epistemológicas; O caráter integrado das aprendizagens escolares: aprendizagem de conteúdos, aprendizagem de procedimentos e a aprendizagem de atitudes, valores e normas em pré-escolas e em séries iniciais do ensino fundamental; As políticas de educação infantil no Brasil: seus referenciais e princípios. No tocante à matéria Organização da Educação Brasileira e Educação de Jovens e Adultos, para a classe de Professor Adjunto, também foram apresentados dez pontos. Levados à discussão, foi homologada a seguinte lista de pontos, sendo reformulados os  pontos oito e nove: Estado, sociedade e educação no Brasil contemporâneo; Aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil; Organização da educação nacional: estrutura, competências e gestão dos sistemas de ensino e das instituições escolares; Contribuições teóricas para a educação de jovens e adultos; Financiamento da educação: fontes, aplicação dos recursos e mecanismos de controle; Políticas públicas para  a educação de jovens e adultos no Brasil; Aspectos curriculares e metodológicas na educação de jovens e adultos; Políticas públicas de educação no Brasil na última década: balanço crítico; Educação continuada na perspectiva da reorganização produtiva do capitalismo; Níveis e modalidades de ensino: organização, políticas e problemas no Brasil contemporâneo.Dando continuidade à reunião, o Presidente da Congregação leu os dez pontos apresentados pelo Departamento de Educação Física, referentes à matéria Pedagogia da Educação Física, Esporte e Lazer, para a classe de Professor adjunto.

 Submetidos a uma ampla discussão, procedeu-se à reformulação dos  itens um, dois, três, seis e, sendo aprovada a seguinte lista: Abordagens históricas da educação física, esporte e lazer no Brasil; Políticas públicas da educação física, esporte e lazer: balanço crítico; Educação física, esporte e lazer na formação humana; Educação física, esporte e lazer: currículo e projeto-pedagógico; Produção do conhecimento na formação de professores de educação física, esporte e lazer;Nada mais tendo a tratar a sessão foi encerrada pelo Presidente, Professor Nelson Pretto; e eu, Álvaro Cardoso de Souza, secretário desta Congregação, lavrei esta Ata, que vai assinada por mim e pelos presentes. Salvador, 31 de maio de 2006.

Ano: 
Tipo de Documento: 
Descrição : 
Sessão extraordinária da Congregação da Faced.