V COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES VI (IN)FORMACCE 09 - 11.11.21

V COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES VI (IN)FORMACCE
FORMACCE FACED-UFBA             IE-UMINHO                    ISE/Uni-CV

TÍTULO – CURRÍCULO, SABERES E CULTURAS NUM SÉCULO EM DESAFIOS: REEXISTÊNCIAS E(M) FORMAÇÃO

Congregados nesta edição, o V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e o VI (IN)FORMACCE, coordenados pelo Grupo de Pesquisa FORMACCE FACED-UFBA/BRASIL, pelo Instituto de Educação da UMinho/Portugal e pelo ISE-Uni-CV/Cabo Verde,  apresentam na temática central da sua proposição deste ano de 2021, questões curriculares entretecidas à problemáticas e proposições formacionais e culturais. Afirmando ações nas quais erguem-se reexistências em face da crise pandêmica e do ataque sistêmico e explícito à Universidade Pública no Brasil, o CLABQC e o (IN)FORMACCE objetivam se constituir num ato de política pública no qual clamam por críticas propositivas no âmago das lutas pela afirmação da ciência, dos saberes e sua diversidade, assim como do direito à educação e à formação de qualidade, orientados por uma ética da dignidade dos atos de currículos e dos ´processos formacionais. Nesses termos, congregam-se na defesa da legitimação e do aperfeiçoamento participativo da democracia e da constituição qualificada da cidadania, em todos os seus âmbitos e onde a vida floresça.

Dessa forma, reafirmam a educação, a ciência, a cultura e a arte pela vida, assim como a Universidade Pública, seus ideários históricos e culturais.