Semana de Integração de Pedagogia 2017.2

Do centro Acadêmico:

É com imenso prazer que convidamos todo o corpo docente da FACED-UFBA para a nossa IX Semana de Integração que acontecerá entre os dias 02 a 05 de outubro de 2017. O tema dessa edição será: “A Aplicação das leis 10.639 e 11.645 e suas implicações no combate às intolerâncias”.
A escolha do tema se deve à necessidade de suscitarmos um amplo debate acerca da aplicação de tais leis que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena, e que foram fruto de décadas de lutas e reivindicações do Movimento Negro e dos Povos indígenas Brasileiros. Diante dos recentes acontecimentos, onde Terreiros e Centros de Candomblé e Umbanda tem sido destruídos em todo o país, e aldeias e etnias indígenas vem sendo dizimadas e perseguidas, se faz urgente e necessário debater o quanto a educação é responsáveis por tais acontecimentos. A resistência e a não aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, infelizmente, refletem diretamente nessa realidade de Racismo e Intolerância Religiosa que assola o nosso País.

Com o intuito de fugir dos padrões pré-formatados, a Semana de Integração tem como objetivo principal desconstruir o modelo de educação com práticas autoritaristas, unilaterais e verticais, possibilitando um diálogo aberto entre educadores/as e educandas/os e uma formação, onde as(os) estudantes sejam protagonistas de sua formação. Nossa intenção é discutir os temas que a sociedade vem colocando em pauta, sejam nas discussões das redes sociais ou nas reivindicações populares históricas. Questionamentos acerca dos profissionais da educação, tanto os/as que estão em sala de aula quanto os/as que pensam a educação atual, bem como a formação destes, são pontos relevantes para este processo de desconstrução.