NOTA PÚBLICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA No contexto que marca o Dia do Professor, a Faculdade de Educação da UFBA rememora e reforça as palavras e as ações de dois grandes mestres brasileiros...

NOTA PÚBLICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA

No contexto que marca o Dia do Professor, a Faculdade de Educação da UFBA rememora e reforça as palavras e as ações de dois grandes mestres brasileiros, Paulo Freire, nosso patrono da educação, pensador internacionalmente reconhecido, cujo legado tem influenciado gerações de professores e professoras comprometidos/as com a tarefa de ensinar, e Mestre Moa, capoeirista e referência cultural em Salvador e na Bahia, assassinado com 12 facadas, na noite do domingo, 07/10, dia do primeiro turno da eleição, por exercer democraticamente a defesa de suas convicções políticas, contrapondo-se à prática fascista de silenciamento.

Inspirada no humanismo defendido por Paulo Freire e na luta de Mestre Moa pela valorização da cultura popular e dos direitos das chamadas minorias sociais, e tendo em vista a análise das diretrizes programáticas para a área de Educação das duas propostas em disputa para o futuro governo do Brasil, a Faculdade de Educação da UFBA reitera seu compromisso com a educação pública e, por isso, defende, pela natureza de seu mister, a gestão democrática da educação, garantida, dentre outras vias, pela concretização das metas do Plano Nacional de Educação, pela construção de uma escola que promova e valorize a diversidade, bem como pela retomada de investimentos em Educação.

Desse modo, a Congregação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, acompanhando o endosso da Reitoria da UFBA à Nota da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, igualmente, se pronuncia contra discursos eivados de violência que suscitam ataques motivados por racismo, homofobia e toda ordem de preconceito que atinja direitos e liberdades individuais. Em defesa da democracia e da Universidade pública, laica, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada para todos e para todas, a Faculdade de Educação da UFBA repudia enfaticamente todas as formas de silenciamento, segregação e eliminação das diferenças, próprias do fascismo, avessas aos princípios democráticos. Por fim, conclama a comunidade universitária e a sociedade em geral a enfrentar democraticamente a escalada de ódio, intolerância e desrespeito que se instalou no país, para a garantia de sua missão, como comunidade científica, de defender todas as instituições públicas, prezando pelos princípios democráticos de que é guardiã.