Informativo: Laboratório de Acervos e Práticas

Numa mesa do Congresso 75 anos UFBA, intitulada “Laboratórios formativos nas Universidades: docência e alfabetização”, foi lançada, no dia 09 de dezembro de 2021, a Rede de Laboratórios de Alfabetização nas Universidades - a Rede AlfaLABS - que concretiza parcerias interinstitucionais iniciadas desde 2017, entre laboratórios formativos no campo da alfabetização. Na mesa, além da apresentação dos laboratórios em funcionamento - o LAP - Laboratório de Acervos e Práticas, na FACED/UFBA, o LAL - Laboratório de Alfabetização e Letramento, no Ceale/FaE/UFMG, o LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, na FACED/UFRGS e o LAPIL - Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura no IE/FURG - foram apresentadas também algumas das ações da Rede, dando início a essa nova etapa de trabalho conjunto desses laboratórios, fortalecendo redes de colaboração, pesquisa e trabalho e agregando iniciativas em outras instituições.

Laboratórios de alfabetização têm surgido em algumas Universidades, como espaços de trabalho no âmbito da formação para a docência em alfabetização, com ações que articulam ensino, pesquisa e extensão, teoria e prática, e que promovem tanto a formação dos estudantes dos cursos de Pedagogia, quanto a integração entre a Universidade, as redes de ensino - em especial as escolas públicas - e a comunidade. Com ações que envolvem saberes, estratégias e recursos didáticos, repertórios culturais, literários, os diversos laboratórios têm suas particularidades, mas apresentam aspectos que conferem unidade ao conjunto, justificando a discussão desse coletivo sobre o papel dos laboratórios na formação inicial nas Universidades.

O LAP - Laboratório de Acervos e Práticas, na FACED/UFBA, é coordenado pela professora Liane Castro de Araujo

Mesa de lançamento da Rede AlfaLABS no Congresso:

 https://youtu.be/f9dhv8g4PPg