Extensão ECONOMIA SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM ASSENTAMENTOS DO MST: a Feira Agroecológica da Reforma Agrária na UFBA

O Projeto de Extensão intitulado “ECONOMIA SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL EM ASSENTAMENTOS DO MST: a Feira Agroecológica da Reforma Agrária na UFBA vem sendo sediado pelo Departamento de Educação Física, da Faculdade de Educação da UFBA desde o seu nascedouro em 2014.

A Feira Agroecológica da Reforma Agrária na UFBA é resultado das diversas atividades de extensão no interior da UFBA iniciados desde o ano de 2008, incluindo um dos projetos que recebeu o Prêmio Universidade Solidário (UNISOL), no 15o. Santander/Universidade Solidária, Edição 2013. As atividades foram coordenadas pela Profa. Dra. Nair Casagrande em conjunto com o Núcleo de Estudo e Práticas em Políticas Agrárias (NEPPA).

Em 2014 o acúmulo das ações de extensão realizadas pela UFBA nas áreas de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da região metropolitana de Salvador, demandou a criação de um espaço próprio para a comercialização destas produções locais vendendo alimentos livre de agrotóxicos.

Desta forma, em abril de 2014 foi iniciada ‘A Feira Agroecológica da Reforma Agrária’, em frente ao Instituto de Biologia (IBIO), no Campus da UFBA em Ondina. Inicialmente foi realizada quinzenalmente, as quartas-feiras pela manha. Em 2016 passou para sua realização semanal naquele mesmo local. Atualmente a feira envolve produtores dos Assentamentos Recanto da Paz, Maju, Bento e Panema.

A Feira envolveu três principais objetivos: divulgar as ações que vem sendo realizadas nas áreas de reforma agrária do MST e as ações de extensão da UFBA; divulgar e difundir a Produção Agroecológica através da venda de alimentos saudáveis e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida; e fomentar e estimular a geração de renda para as famílias envolvidas nas atividades.

Ao início deste segundo semestre letivo de 2022, com a retomada das atividades normalizadas após o período pandêmico, a FEIRA AGROECOLÓGICA DA REFORMA AGRÁRIA NA UFBA retoma as suas atividades! TODAS AS QUARTAS-FEIRAS, DAS 7:30 as 14:00 horas.

Venha conhecer e adquirir alimentos livres de agrotóxicos, a preços acessíveis e interagir diretamente com as produtoras das áreas de reforma agrária.