Curso de extensão "Avaliação da Aprendizagem: como vem sendo praticada?"

Venha participar conosco do curso de Extensão de AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Essa atividade foi pensada em conjunto com a Coordenação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), com o objetivo de discutir a Avaliação da Aprendizagem como prática pedagógica que contribui para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

Os encontros acontecerão todas as primeiras sextas-feiras do mês (de junho a setembro) no Auditório I da FACED/UFBA.

Tema: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: como vem sendo praticada?

DATAS: 02/06; 07/07; 04/08; 01/09/17

Local: Auditório I da FACED

Horário: 18h30 às 21h30

Público Alvo: Professores(as) e alunos(as) internos e externos à UFBA

Nº de vagas: 100 vagas

Carga Horária do Curso: 20 horas (certificado pelo Siatex)

Coordenadoras: Professoras Iracy Alves e Rejane Alves

Pré-requisitos e/ou documentos necessários:  disponibilidade para participar dos encontros presenciais para discussão e estudo em torno da área da Avaliação da Aprendizagem. A inscrição será via e-mail: avaliar.faced2017@gmail.com

Data/ Carga horária

02/06/17 (4horas/aula)

AvaliAÇÃO

Concepções teóricas (as quatro gerações da Avaliação); funções; características; modalidades de Avaliação.

07/07/17 (4horas/aula)

Avaliar não é examinar

Par dialético da Avaliação (objetivo/critérios); Instrumentos e Critérios de Avaliação: autoavaliação; entrevista; experimento; observação; pesquisa; portfólio; produção textual; prova; seminário; trabalho em grupo.

Ativ.extra (8horas/aula)

Avaliação como processo contínuo

Estudo articulado com leitura dos textos selecionados e organização do trabalho que será apresentado sobre os instrumentos avaliativos.

04/08/17 (4horas/aula)

Avaliação como prática pedagógica

Apresentação de Ateliê com utilização de instrumentos avaliativos como: observação; pesquisa; produção textual; prova; seminário; trabalho em grupo.

01/09/17 (4horas/aula)

Avaliação na perspectiva da práxis

Análise de situações-problemas envolvendo a Avaliação.

Encerramento com Avaliação do Curso

Observações:

·       A inscrição será gratuita e poderá ser realizada exclusivamente pelo e-mail avaliar.faced2017@gmail.com com preenchimento do formulário em anexo.

·      Qualquer pessoa poderá se inscrever, independente de ser aluno(a) ou professor(a) da UFBA, desde que esteja vinculado(a) à área de Educação.

·       Receberão certificado os cursistas que frequentarem pelo menos três encontros presenciais.

ESCREVA NO CAMPO ASSUNTO: Inscrição no Curso de Extensão - NOME COMPLETO

Aguardamos você!