À Comunidade FACED

À Comunidade FACED,

Informamos que a nossa Direção continua acompanhando e se implicando nos encaminhamentos das nossas atividades essenciais, das nossas ações solidárias, da conservação e preservação do nosso patrimônio, dos cuidados com nossxs trabalhadorxs terceirizadxs e do diálogo constante com nossos Coordenadorxs, Chefes de Departamento e Técnicxs Administrativos, procurando monitorar na medida do possível, a condição dos nossos estudantes. Temos também dado atenção e o apoio às ações acadêmicas  nesses tempos tão  difíceis.
Queremos esclarecer, ademais, que estamos monitorando as orientações dos nossos Conselhos Superiores e dos órgãos da Reitoria no que concerne às possibilidades de volta às nossas atividades formacionais. Nesses termos, acabamos de conversar com nosso Pró-Reitor de Ensino de Graduação, sobre sinalizações de uma possível preparação para volta a essas atividades. A narrativa oficial é de que não há  qualquer orientação nesse sentido. O que se tem de concreto é a Portaria que institui a paralização institucional, a manutenção das atividades essenciais e os ajustes de gestão universitária. Não há, segundo o Prof. Penildon Silva,  qualquer orientação quanto a volta às atividades, até porque, a pandemia não mostra sinalização de arrefecimento. Esclareceu o referido Pró-Reitor, que a UFBA e seus Conselhos Superiores não tomará qualquer atitude assodada, nem cobrará das Unidades tais ações  quanto a esse assunto, levando em conta a complexidade dos encaminhamentos e o enorme cuidado que a volta às atividades requer.
Da parte da Direção da FACED, compreendemos que este momento não impede que possamos ir criando debates, consultas críticas às exemplaridades de outras instituições e avaliações de possiblidades de volta à normalidade acadêmica, no sentido de subsidiarmos com proposições, um devir extremamente
complexo.

Com nosso apreço.