FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Código da disciplina: 
EDC-A03
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

Visões e leituras pós-modernas de realidade e de mundo convivem, no Brasil, com cosmovisões que, para muitos, deveriam ter ficado a meio caminho.

A disciplina procura refletir sobre este quadro e sobre os saberes e transformações necessários ao desenvolvimento de um pensamento crítico no campo educacional.

Objetivos Gerais: 

 

 - Desmistificar o entendimento de que o conhecimento filosófico é distante da realidade;
 - Procurar instaurar uma maior presença prática  da filosofia no fazer pedagógico;
 - Refletir sobre o cotidiano na vida de cada um, na vida dos alunos e no processo educativo.

 
Metodologia: 
  • Aulas expositivas;
  • Trabalhos em grupo;

  • Debates em classe;

  • Seminários e produção individual de artigo
Avaliação: 

O aluno deverá obter três notas ao longo do semestre e 75% de 

 Freqüência nas aulas.

Conteúdo Programático: 

 

- Cosmovisões e o que delas decorrem;
- Liberdade e auto construção das sociedades;
- As cegueiras do conhecimento e o pensamento crítico;
- As transformações sociais e a educação;

- Consciência da complexidade humana

- Ética/comportamento/ação.

Bibliografia: 

 

Morin, Edgard, Os sete saberes necessários à educação do Futuro; Unesco/Cortez, 2000.
Morin, Edgard, Educar na Era Planetária.Unesco/Cortez, 2003. 

Toro, Bernardo, As transformações.Salvador,1996.
Toro, Bernardo, Os Códigos da Modernidade, idem ibidem.
Arantes, Paulo Eduardo Sentimento da Dialética Paz e Terra,         

Bauman, Zygmunt, Globalização-As conseqüências humanas, 
                      trad de Marcus Penchel, J. Zahar Editor, 1988;               
Bauman, Zygmunt, O mal-estar da pós-modernidade, trd.
                     De Mauro Gomes.Rj. J.Zahar Editor, 1998;
Kliksberg, Bernardo, América Latina: Uma região de risco: 
                      Pobreza, Desigualdade e Institucionalidade Social. Trad. Norma 
                      Araújo. UNESCO-2002.
Boff, Leonardo. Virtudes para um outro mundo possível; Vozes
    2005.

Adorno, Theodor e Hockheimer, Max, Temas Básicos de
                      sociologia, ed.Cultrix, 1973.