Histórico

Em fevereiro de 1968, através do decreto nº 62.241, que reestruturou a Universidade Federal da Bahia segundo a Reforma Universitária, foi criada a Faculdade de Educação, como única unidade de ensino profissional e pesquisa aplicada que emergiu da antiga Faculdade de Filosofia e Letras da UFBA.

Instalada no ano de 1969, a FACED representou, desde o seu início, um desafio, "significando a exigência da demanda de um país em busca de uma resposta na árdua seara das indagações educacionais", de acordo com palavras textuais da Professora Leda Jesuíno dos Santos.

Na Bahia, esta unidade se formou a partir de quatro vertentes: o Departamento de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, o Colégio de Aplicação da mesma Faculdade, o Centro de Ensino de Ciências da Bahia e o Programa de Lingüística, financiado pela Fundação Ford.

Na graduação, a FACED oferece os cursos de Pedagogia, Licenciatura em Ciências Naturais e Educação Física, assim como, é responsável pela formação pedagógica dos vinte e dois cursos de Licenciatura da UFBA.