Voleibol II

Código da disciplina: 
EDC-228
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
75h
Ementa: 

 

Aperfeiçoamento da técnica individual. Sistema de jogo-tático de ataque e defesa. Preparação física especial. Súmulas e arbitragem.

Objetivos Gerais: 

 

 

  • Favorecer o resgate do conteúdo trabalhado no VOLEIBOL I.

  • Possibilitar a análise e discussão de alternativas que buscam o sentido lúdico para o ensino do voleibol.

  • Desenvolver propostas de ensino do esporte, oriundos das alternativas criadas anteriormente, para alunos do 1o e 2o graus.

  • Produzir, junto com o alunado, propostas de aulas voltadas para a iniciação esportiva, visando a percepção do contexto social e a possibilidade dos conteúdos trabalhados.

  • Proporcionar a reflexão e discussão do papel do esporte na formação e transformação do cidadão num ser crítico-analítico, construtor da sua realidade.

  • Possibilitar o estudo e a discussão sobre a importância da segurança no esporte, criando situações e soluções para uma prática pedagógica mais segura.

  • Aprofundar os conteúdos técnicos e táticos do voleibol.

Metodologia: 

 

 

  • Aulas expositivas-participativas em sala e na quadra.

  • Leitura e discussão sobre textos.

  • Debates em grupos.

  • Montagem e apresentação de seminários.

  • Visitas à aulas extra-UFBa.

  • Discussão sobre vídeos mostrados.

  • Prática docente orientada.

  • Trabalhos individuais e em grupos.

  • Palestras com convidados da área.

Avaliação: 

 

A avaliação será realizada através de um processo contínuo, observando a participação do aluno nas diversas atividades tais como: relatórios de aulas, análise crítica de textos, resenhas, apresentação de seminários, preparação e execução de aulas, produção de textos, freqüência e auto-avaliação.

Conteúdo Programático: 

 

 

  • Resgate dos assuntos trabalhados no VOLEIBOL I.

  • Estudo e reflexão do lúdico no ensino do voleibol.

  • Análise comparativa e crítica dos diferentes tipos de prática do voleibol ( escola particulares, públicas, clubes, instituições, rua, etc ).

  • Construção de regras adaptadas à realidade das comunidades acima citadas e ao contexto social.

  • Montagem de propostas alternativas para o ensino do voleibol nos períodos: fundamental I, II e ensino médio.

  • Prática das propostas alternativas com construção de jogos e brincadeiras.

  • Discussão sobre a segurança no esporte e montagem de situações e soluções para uma prática mais segura do voleibol.

Bibliografia: 

 

 

CBV. Regras Oficiais do voleibol. Confederação Brasileira de Voleibol, 2000.

ADOLFO, Guilherme. Voleibol à beira da quadra, s/e, s/d.

BORSARI, José Roberto. Volibol: aprendizagem e treinamento – Um desafio constante. São Paulo. EPU, 1996.

BRACHT, Valter – Sociologia crítica do Esporte: uma introdução. Editora da UFES, Vitória, 1997.

MATTHLESEN, Sara Quenzer – Um estudo sobre o Voleibol – em busca de elementos para sua compreensão, Revista do CBCE, volume 15 número 2, Santa Maria, 1994.

SAVIANI, Demerval – Escola e Democracia, Cortez, S. Paulo, 1986.

WERNECK, Christaine L. Gomes. A criança e o esporte: o lúdico como proposta. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.18, n.2, janeiro, 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.