Aperfeiçoamento da técnica individual. Sistema de jogo-tático de ataque e defesa. Preparação física especial. Súmulas e arbitragem.
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Favorecer o resgate do conteúdo trabalhado no VOLEIBOL I.
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Possibilitar a análise e discussão de alternativas que buscam o sentido lúdico para o ensino do voleibol.
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Desenvolver propostas de ensino do esporte, oriundos das alternativas criadas anteriormente, para alunos do 1o e 2o graus.
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Produzir, junto com o alunado, propostas de aulas voltadas para a iniciação esportiva, visando a percepção do contexto social e a possibilidade dos conteúdos trabalhados.
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Proporcionar a reflexão e discussão do papel do esporte na formação e transformação do cidadão num ser crítico-analítico, construtor da sua realidade.
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Possibilitar o estudo e a discussão sobre a importância da segurança no esporte, criando situações e soluções para uma prática pedagógica mais segura.
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Aprofundar os conteúdos técnicos e táticos do voleibol.
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Aulas expositivas-participativas em sala e na quadra.
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Leitura e discussão sobre textos.
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Debates em grupos.
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Montagem e apresentação de seminários.
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Visitas à aulas extra-UFBa.
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Discussão sobre vídeos mostrados.
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Prática docente orientada.
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Trabalhos individuais e em grupos.
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Palestras com convidados da área.
A avaliação será realizada através de um processo contínuo, observando a participação do aluno nas diversas atividades tais como: relatórios de aulas, análise crítica de textos, resenhas, apresentação de seminários, preparação e execução de aulas, produção de textos, freqüência e auto-avaliação.
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Resgate dos assuntos trabalhados no VOLEIBOL I.
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Estudo e reflexão do lúdico no ensino do voleibol.
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Análise comparativa e crítica dos diferentes tipos de prática do voleibol ( escola particulares, públicas, clubes, instituições, rua, etc ).
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Construção de regras adaptadas à realidade das comunidades acima citadas e ao contexto social.
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Montagem de propostas alternativas para o ensino do voleibol nos períodos: fundamental I, II e ensino médio.
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Prática das propostas alternativas com construção de jogos e brincadeiras.
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Discussão sobre a segurança no esporte e montagem de situações e soluções para uma prática mais segura do voleibol.
CBV. Regras Oficiais do voleibol. Confederação Brasileira de Voleibol, 2000.
ADOLFO, Guilherme. Voleibol à beira da quadra, s/e, s/d.
BORSARI, José Roberto. Volibol: aprendizagem e treinamento – Um desafio constante. São Paulo. EPU, 1996.
BRACHT, Valter – Sociologia crítica do Esporte: uma introdução. Editora da UFES, Vitória, 1997.
MATTHLESEN, Sara Quenzer – Um estudo sobre o Voleibol – em busca de elementos para sua compreensão, Revista do CBCE, volume 15 número 2, Santa Maria, 1994.
SAVIANI, Demerval – Escola e Democracia, Cortez, S. Paulo, 1986.
WERNECK, Christaine L. Gomes. A criança e o esporte: o lúdico como proposta. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.18, n.2, janeiro, 1997.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.