A Organização, Administração e o Marketing Esportivo no contexto histórico atual no Brasil e no mundo. Os elementos que integram os projetos de Esporte e Lazer. A mudança de paradigmas de gerenciamento do Esporte e do Lazer face a globalização. A contribuição sócio-cultural do Esporte como produto, como negócio e elemento de sustentabilidade ao turismo. Os processos de disputas aplicados às competições esportivas.
. Compreender a sistemática operacional dos Processos de Disputas que regem as competições esportivas;
. Proporcionar meios que levem o aluno-professor a elaborar e dirigir projetos, eventos e instituições de esporte e lazer;
. Compreender os pressupostos filosóficos, antropológicos e sociológicos do esporte e do lazer frente a sociedade.
. O processo histórico da recreação e do lazer na sociedade.
Aulas expositivas, visitas a complexos esportivos e parques, exposição de vídeos, fotos e similares, seminários e dinâmica de grupo.
A avaliação será feita de forma contínua, ao longo do Semestre, e constará de pesquisa sobre temas ligados a esporte e lazer, sondagem, seminários e participação do aluno nas atividades.
. Características do Administrador e do Professor
. Princípios de Qualidade
. Processos de Disputas
. Elementos de Projetos de Esporte e Lazer
. Projeto Comercial
. Regulamento Geral e de Modalidades
. Marketing Esportivo
. Organização e Administração de Eventos de Esporte e Lazer
. Processo de Implantação de equipamentos de Esporte e Lazer
. Esporte e os aspectos sócio-culturais e econômicos
. Os Regulamentos e Regras.
NETO, Francisco Paulo de Melo. Marketing Esportivo. Editora Record.
WOERNER, Joachim. Marketing Para Todos. Summus Editorial.
CONTURSI, Ernane Bevilacqua. Marketing Esportivo. Editora Sprinter.
NASCIMENTO, Antônio Walter de A. Gerência de Si Mesmo. Summus Editorial.D
BRAMANTE, Antonio Carlos. Esporte, tempo livre, Recreação e Lazer na América Latina. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. CBCE. Vol 11, nº 02, janeiro de 1990.
BRUNHS, Heloisa T. - Conversando com o Corpo. Campinas, SP. Papirus, 1995
DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva, 1973.
UIZINGA, Juhan. Homo/Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Moreira, Wagner Ney - Perspectivas para o lazer: mercadoria ou sinal de utopia? In: (org) Educação Física e Esportes: Perspectivas para o século XXI, Campinas Papirus, 1992.
YURGEL, M. Urbanismo e lazer. São Paulo, Nobel, 1984.