Origem e evolução histórica da higiene e saúde pública. Políticas nacionais de saúde – CNS e SUS. Concepções de saúde e sua interação com a educação. Fundamentos e princípios da saúde escolar. Necessidades humanas básicas, indicadores de saúde e direitos humanos universais. Auto-conhecimento e suas interações bio-psico-sócio-cultural-histórica, política e espiritual. Trabalhos acerca dos cuidados e técnicas do corpo. Pesquisa de campo e seminários.
O curso se desenvolverá através de aulas expositivas participativas e de estudo de texto, livros e vídeos, debates, visitas a campo e trabalhos individuais e em grupos. Entre esses trabalhos, a realização de uma pesquisa de campo (escola, academia, comunidade, empresa etc.), a ser definido pelos estudantes. No decorrer do curso os resultados encontrados na pesquisa de campo deverão ser apresentados na forma de relatórios e seminários.
- Origem e evolução histórica da higiene e da saúde pública com ênfase na idade moderna, enfocando a Europa e o Brasil.
- Políticas de saúde do Brasil no século XX: Conferências Nacionais de Saúde –CNS; O direito universal à saúde – Constituição de 1988; e o Sistema Único de Saúde – SUS.
- Necessidade humanas básicas, indicadores de saúde e direitos humanos universais.
- Concepções de saúde.
- Auto-conhecimento e cuidados e técnicas do corpo na concepção holística de saúde.
- Saúde escolar: a) fundamentos e princípios; b) PCNs.
- Realização de estudos bibliográficos e de campo sobre o tema educação e saúde.
- Realização de seminários temáticos envolvendo o campo da educação e saúde.
AMÂNCIO FILHO, Antenor e MOREIRA, M. C. Saúde, trabalho e formação profissional. Rio de janeiro: Fiocruz, 1997.