HIGIENE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Código da disciplina: 
EDC-219
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
60h
Ementa: 

Origem e evolução histórica da higiene e saúde pública. Políticas nacionais de saúde – CNS e SUS. Concepções de saúde e sua interação com a educação. Fundamentos e princípios da saúde escolar. Necessidades humanas básicas, indicadores de saúde e direitos humanos universais. Auto-conhecimento e suas interações bio-psico-sócio-cultural-histórica, política e espiritual. Trabalhos acerca dos cuidados e técnicas do corpo. Pesquisa de campo e seminários.

Metodologia: 

O curso se desenvolverá através de aulas expositivas participativas e  de estudo de texto, livros e vídeos, debates, visitas a campo e trabalhos individuais e em grupos. Entre esses trabalhos, a realização de uma pesquisa de campo (escola, academia, comunidade, empresa etc.), a ser definido pelos estudantes. No decorrer do curso os resultados encontrados na pesquisa de campo deverão ser apresentados na forma de relatórios e seminários.

Avaliação: 

 

A avaliação será feita durante todo o curso e se processará através da contabilização da freqüência; pontualidade; participação e desempenho nas aulas; e trabalhos individuais e em grupo, como por exemplo: debates, seminários, pesquisa bibliográfica e de campo e relatórios.
 
Obs.: a aplicação de provas escritas estará condicionada à realização dos trabalhos acima.
Conteúdo Programático: 

 

  • Origem e evolução histórica da higiene e da saúde pública com ênfase na idade moderna, enfocando a Europa e o Brasil.
  • Políticas de saúde do Brasil no século XX:  Conferências Nacionais de Saúde –CNS; O direito universal à saúde – Constituição de 1988; e o Sistema Único de Saúde – SUS.
  • Necessidade humanas básicas, indicadores de saúde e direitos humanos universais.
  • Concepções de saúde.
  • Auto-conhecimento e cuidados e técnicas do corpo na concepção holística de saúde.
  • Saúde escolar: a) fundamentos e princípios; b) PCNs.
  • Realização de estudos bibliográficos e de campo sobre o tema educação e saúde.
  • Realização de seminários temáticos envolvendo o campo da educação e saúde.
Bibliografia: 

AMÂNCIO FILHO, Antenor e MOREIRA, M. C. Saúde, trabalho e formação profissional. Rio de janeiro: Fiocruz, 1997.

BERLINGUER, G. Questões de vida: ética, ciência, saúde. São Paulo: HUCITEC, 1993.
 
_________. Medicina e política. São Paulo: Hucitec, 1987.
 
BERTOLLI FILHO, C. História da saúde pública no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
 
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas transversais: saúde. Brasília, 1998.
 
BRASIL. Relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Brasília, 1989.
 
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1966: 95-117.
 
FERRIANI, M. das Graças e GOMES, R. Saúde escolar: contradições e desafios. Goiânia: AB, 1997.
 
Foucault, M. A política de saúde no século XIX. In Foucault, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
 
HUARD, P. e WONG, l. Cuidados e técnicas do corpo na China, no Japão e na Índia. São Paulo: Summus, 1990.
 
MINAYO, M. C. et al. Demandas populares e saúde. Coleção Saúde e Realidade Brasileira. Rio de janeiro: Vozes, 1989.
 
ROSEN, G. Da polícia médica à medicina social: ensaios sobre a história da assistência médica. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
 
SOUZA, C. M. Concepções de saúde em educação física na Bahia. UEFS, Feira de Santana, Ba, 1999. Dissertação de Mestrado.
 
VALLA, Victor. Educação, saúde e cidadania: investigação científica e assessoria popular. Cadernos de saúde pública. Rio de Janeiro, 8 (1):
 
30-40, Jan/Mar, 1992.