GINÁSTICA ESPECIAL

Código da disciplina: 
EDC-216
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
60h
Ementa: 

Conhecimento de abordagens que contemplam análises do sujeito portador de deficiência corporal e reconstrução identidária, considerando limites, estigma e discriminação. Pesquisa, discussão de tendências de tratamentos interativos norteando as perspectivas da disciplina.

Objetivos Gerais: 
  • Conceituar a deficiência físico-corporal e processos pedagógicos da ginástica;
  • Verificar formas de discriminação existentes contra o sujeito  portador de deficiência que dificulta sua recuperação;
  • Buscar no campo, dados e referências para construção de conhecimentos teóricos e práticos na Ginástica Especial Corretiva. 
Metodologia: 

 

  • Leitura e discussão de textos específicos à compreensão da problemática do portador de deficiência e processos práticos de recuperação;
  • Vivências - Laboratório de sensibilização para organização de programas de aulas para portadores de deficiência;
  • Palestras com profissionais envolvidos nesta temática; visitação no campo e entrevistas com os sujeitos em questão.
Avaliação: 

 

  • Participação nas discussões e atividades práticas da disciplina.
  • Estudo, produção de textos e apresentação em Seminários, utilizando dinâmicas criativas e recursos de multilinguagens.
  • Relatório das experiências, entrevistas e análises do campo a partir de trabalhos práticos segundo os interesses de cada um e seus programas de estudos e/ou pesquisas. 
Conteúdo Programático: 

 

  • Concepção do Ser portador de deficiência - Enfoque à Ginástica Especial nas tendências atuais da Ciência do Movimento Humano;
  • Campos de atuação do professor de Ginástica Especial;  
  • Noções básicas de projeto de pesquisa no campo;  
  • Questão de identidade estigmatizada no contexto sócio-cultural baiano;  
  • Problemas e origem das debilidades posturais;  
  • Ausência de visão - o imaginário dos cegos;  
  • Linguagem gestual dos surdos;  
  • Terapias alternativas no tratamento de sujeitos lesados corporalmente: Capoeira, Ginástica Escolar e Auto-desenvolvimento, Biodança, etc.;  
  • A interação de paraplégicos na convivência sócio-cultural - o carnaval e os esportes.
Bibliografia: 

 

SINASON, Valerie. Compreendendo seu filho deficiente; tradução Sérgio Nunes Melo. Rio de Janeiro, Imago Ed., 1993.
 
FONSECA, Vitor da.  Educação Especial: programa de estimulação precoce - Uma tradução as idéias de Feureteins. 2a. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
 
GOFFMAN, Erving. Estigma - notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Zahar editores, 2a. Ed., Rio de janeiro, 1978.
 
BERGER, Yvone. Viver seu corpo, por uma pedagogia do movimento. Martins Fontes, S.P., 1981.
 
MELO, Paulo Roberto Barcellos de. Introdução ao estado da ginástica escolar especial - Ed. Manole - S.P., 1986.
 
CARMO, Apolônio Abadio do. Deficiência Física: a sociedade brasileira cria, "recupera e discrimina". Sec. Dos Desportos/PR - 1991.
 
RODRIGUES,  José Carlos. O Tabu do corpo. Achiamé, R.J., 1975.