Código da disciplina:
EDC-215
Tipo:
Obrigatória
Carga Horária Semestral:
105h
Departamento:
Ementa:
Conceitos e objetivos da Educação Física e da Ginástica; histórico da Educação Física e da Ginástica; métodos tradicionais de Ginástica; fundamentos básicos da Ginástica.
Objetivos Gerais:
- Refletir sobre a Educação Física e a Ginástica, seus objetivos e importância em vários contextos, refletir sobre a ação pedagógica dos professores de Educação física, a partir de uma análise crítica das concepções e tendências pedagógicas na Educação Física de forma a subsidiar discussões sobre a matéria;
- Analisar criticamente a história da Educação Física e da Ginástica, seus condicionantes sócio-políticos, de forma a se construir um referencial teórico-prático para embasar discussões sobre os problemas vividos pela Educação Física atual e os papéis por representados historicamente;
- Vivenciar e analisar criticamente os métodos tradicionais da Ginástica, fundamentando-os e contextualizando-os historicamente, a fim de buscarmos uma compreensão sobre a realidade da Educação Física atual;
- Evidenciar conhecimentos sobre os fundamentos básicos da Ginástica no sentido de subsidiar a construção de propostas metodológicas de aulas de Ginástica, compatíveis com a realidade brasileira.
Conteúdo Programático:
- Conceitos, objetivos e tendências da Educação Física e da Ginástica: problemas e fatores que deram origem a crise de identidade na Educação Física brasileira. Contextualização da Ginástica enquanto conteúdo da Educação Física;
- Histórico da Educação Física e da Ginástica: introdução à concepção de história; História da Ginástica na antiguidade clássica (Grécia e Roma), Idade Média; História da Educação Física no Brasil;
- Métodos tradicionais de Ginástica: sueco, francês, calistênico e desportiva generalizada, contextualização histórica, análise crítica e comparativa das práticas corporais veiculadas hoje;
- Fundamentos básicos da Ginástica: classificação dos exercícios físicos (valências físicas) flexibilidade: alongamento e flexionamento; análise dos atuais métodos e propostas de aulas de ginásticas, assim como apresentação de propostas de aulas de Ginástica.