Aperfeiçoamento da técnica individual. Sistemas de jogos. Esquemas táticos.Treinamento para goleiros. Arbitragem.
-
Ampliar a compreensão sobre questões referentes á prática pedagógica no ensino-aprendizagem do futebol.
-
Estudo técnico sobre os fudamentos do futebol, regras e sistemas de jogos.
-
Elaborar análise do papel social do futebol no Brasil.
-
Aplicar a história do futebol e sua introdução no Brasil, para facilitar a compreensão dos seus aspectos sociológicos.
-
Elaborar planos de aulas objetivando o ensino dos conteúdos do futebol, para crianças na faixa etária de 12 á 16 anos, as quais estarão inseridas no projeto no decorrer do nosso curso.
Durante o curso, nossa atenção estará voltada principalmente para a nossa práxis pedagógica em relação aos conteúdos do futebol. A bibliografia será usada nas discussões e elaborações dos conceitos e estudos do curso. A presença e a participação no curso se constituem elementos indispensáveis para a garantia de aproveitamento da disciplina.
Nossa avaliação terá início a partir da elaboração de ensaio de anteprojeto; a ser aplicado com crianças da comunidade; da elaboração de planos de curso e de aulas e da participação ativa nas aulas.
1ª Avaliação - Ensaio de ante-projeto.
2ª Avaliação - Plano de curso, e de aulas aplicadas.
3ª Avaliação - Relatório do projeto.
4ª Avaliação - auto avaliação .
-
Análise sociológica do futebol.
-
História do futebol.
-
Introdução do futebol no Brasil.
-
Estudo dos fundamentos com suas respectivas práticas.
-
Sistemas de jogos. (campo e salão)
-
Táticas. (campo e salão)
-
Regras oficiais. (campo e salão)
-
Testes específicos.
1. DIOLIO , Jocimar : Cultura , Educação Física e Futebol , Campinas , SP. Ed. da Unicamp , 1997.
2. BORSARI , José Roberto , Futebol de Campo, São Paulo , Ed. EPU , 1989.
3. FERNANDES , José Luiz , Futebol Ciência , Arte ou Sorte ? Treinamento para pofissionais: alto rendimento; preparação física; técnica, tática e avaliação. São Paulo , Ed. EPU ,1994.
4. SANTOS , Filho José Laudier, Manual de Futsal, Rio de Janeiro ; 2ª edição : Sprint , 2000 .
5. LEAL , Júlio Cersar: Futebol Arte e Ofício , Rio de Janeiro : 2ª Ed. Sprint 2000.
6. CAPARROZ , F. Eduardo: Entre a Educ. Física na Escola e a E. F. da Escola. Vitória : UFES, 1997.
7. CONFEDERAÇÃO Brasileira de Futebol: Regras Oficiais de Futebol, Sprint, Rio de Janeiro: 2000.
Bibliografia Complementar
1. CASTELLANI , Lino Filho , O Fenômeno Cultural Chamado Futebol - Uma proposta de estudo. Ed.
Artus, 1985 (Revista de educação física).
2. Da MATTA , Roberto; et alii ; Universo do Futebol -Esporte e Soc. Brasileira – R J Pinakotheke , 1982.
3. BYINGTON , C. A ; Riqueza Simbólica do Futebol. Psicologia Atual , 1982.