BASQUETEBOL - TREINAMENTO E RECREAÇÃO

Obrigatória
Carga Horária Semestral:
Ementa:

Estudos teóricos dos fundamentos do jogo de Basquetebol, sua história, suas regras, os aspectos culturais importados e suas conseqüências em nossa sociedade.

Objetivos Gerais:

Oportunizar o aprendizado do Jogo de Basquetebol como forma de socialização, recreação e manutenção da saúde física.

Metodologia:

• Vivências na quadra
  • Aulas expositivas
  • Discussões sobre textos
  • Vídeos
  • Palestras
  • Assistência a jogos
Conteúdo Programático:

Fundamentos Individuais:

• Manuseio, Empunhadura, Drible, Passes e recebimentos, Arremesso, Bandeja e Jump, Rebote Defensivo e Ofensivo.

Fundamentos Coletivos:

• Defesa individual, por zona de quadra e por pressão, Formação ofensiva com posicionamento de armadores alas e pivô.

• A História e a evolução do Jogo de Basquetebol.

• O estudo da evolução das regras oficiais.

• Estudo comparativo das regras do Basquetebol amador ( FIBA) e as regras do Basquetebol profissional da NBA.

Bibliografia:

Borsari, J.R. Et alli, Educação Física da Pré-Escola à Universidade. São Paulo,      EPU,     1980.

BRASTEBA - Convenção Nacional de Técnicos em Basquetebol, Joinville - 1981

C.C.B. - Confederação Brasileira de Basquetebol - Regras Oficiais - RJ. - Palestra     Editora - 1997

Daiuto. M.B. Basquetebol: Metodologia do Ensino. São Paulo, Brasil Editora, 1983.

Fernandes, J. L. O treinamento Desportivo: Procedimentos, organização e     métodos. São Paulo, EPU, 1981.

Ferreira, Aluísio E. X.  e  Dante Rose Jr. Basquetebol e Técnicas; Uma abordagem didática-pedagógica. São Paulo: EPU: Ed. Da Universidade São Paulo.1987.

Ministério de Educação e Cultura. Caderno Técnico Didático: Basquetebol. Brasília, MEC/DED, 1980.