TÉCNICAS E RECURSOS AUDIOVISUAIS

Código da disciplina: 
EDC 142
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
105h
Ementa: 

 Utilização de Técnicas e Recursos Audiovisuais no processo ensino-aprendizagem. Fundamentação teórica acerca da dinâmica da comunicação e aspectos técnicos dos recursos a serem utilizados. Elaboração e demonstração de utilização do material audiovisual. Oferecer ao aluno subsídio para a realização de materiais didáticos e a reflexão crítica sobre os mesmos.

Objetivos Gerais: 

Oferecer ao aluno subsídio para a realização de materiais didáticos e a reflexão crítica sobre os mesmos

Avaliação: 

 

  • Realização individual
  •  
  • Produção em grupo
  •  
  • Seminários
 
Conteúdo Programático: 

 

a) Fundamentação teórica A imagem, o som e o texto; os níveis de atenção; codificação e decodificação; As cores no processo de comunicação; os meios de comunicação de massa na sociedade atual; a linguagem fílmica; micro-didática da montagem; vídeo.
 
b) Técnicas e Recursos A ilustração nos livros didáticos; cartazes e álbuns seriados; transparências para retroprojetores; fotografias; diapositivos e diafilmes; seqüência sonorizada de diapositivos; cinema, rádio, e televisão educativos; vídeo-teipe na escola; computador na escola. 
 
c) Análise de experiências As políticas públicas de tele-educação; experiências de ensino com técnicas e recursos audiovisuais; a televisão educativa e os projetos nacionais de tele-educação.
Bibliografia: 

 

 

ALVES, Alfredo e outros.  Como fazer um audiovisual.  Petrópolis, Vozes, 1987, (Coleção Fazer).
 
ALMEIDA, Cândido Mendes de.  O que é vídeo.  São Paulo, Brasiliense,1984. ( Coleção Primeiros Passos)
 
AVELLAR, José Carlos. imagem e som, imagem e ação, imaginação.  Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982. (Coleção Cinema).
 
BERNADET,  Jean-Claude.  O que é cinema. 6a. ed., São Paulo, Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos)
 
_______e RAMOS, Alcides Freire.  Cinema e História do Brasil.  São Paulo, Contexto, 1988.
 
BORDENAVE, Juan Diaz e PEREIRA, Adair.  Estratégias de ensino-aprendizagem.  Petrópolis, Vozes, 1986.
 
CALDAS, Waldenyr.  O que todo cidadão precisa saber sobre cultura de massa e política de comunicações.  São Paulo Global, 1986, (Cadernos de educação política.  Série sociedade e Estado; 19...)
 
COELHO NETTO, José Teixeira, O que é indústria cultural.  São Paulo, Brasiliense, 1980. (Coleção Primeiros Passo,
 
COMPARATO, Doc. Roteiro - arte e técnica de escrever para cinema e televisão. 5ª. ed., Rio de Janeiro, Nórdica, 1983.
 
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem Visual.  São Paulo, M. Fontes. 1991.
 
FARINA, Modesto.  Psicodinâmica das cores em comunicação.  São Paulo, Edgard Blücher, 1982.
 
FERREIRA, Oscar e SILVA JÚNlOR, Plínio.  Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem.  São Paulo.  EPU, 1986.
 
FREIRE, Paulo.  Extensão ou comunicação?  Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.
 
GENRO FILHO, Adelmo.  O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. 2ª. ed., Porto Alegre, 1989.
 
GIACOMANTONIO, Marcello.  O ensino através dos audiovisuais.  São Paulo, Summus / EDUSP, 1981.
 
GOMES, Pedro e PRVA, Márcia Cruz (Orgs).  Políticas de comunicação: participação popular São Paulo, Edições Paulinas, 1988.  
 
GUARESCHI, Pedrinho, A. (Coord.) Comunicação e controle cocial. Petrópolis, Vozes. 1991.
 
BULIK, Linda e PlVA, Márcia C. Comunicação, memória e resistência.  São Paulo, Edições Paulinas, 1989.
 
GUARESCHI, Pedro A. Comunicação e poder: a presença dos meios de comunicação de massa estrangeiros na América Latina. 8ª. ed., Petrópolis, Vozes, 1987.
 
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KNOPLOCH, Zilda.  Ideologia do Publicitário.  Rio de Janeiro, Achiamé, 1976.
 
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RIBEIRO, Milton.  Planejamento Visual gráfico.  Brasília, Linha, 1987.
 
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