METODOLOGIA DA PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA II

Obrigatória
Carga Horária Semestral:
Ementa:

Participação nas atividades de classe, observação, planejamento, regência e avaliação, a partir dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos no curso de Filosofia, vivenciando na prática a realidade escola/comunidade.

Objetivos Gerais:

Realizar o estágio curricular, acompanhando o processo de desenvolvimento metodológico-prático de cada aluno em particular, a partir da sua atividade docente e de seu desempenho geral (aulas, planos de aula, observações e relatório final).

Metodologia:

Ao longo do curso cada aluno deverá produzir e participar das seguintes atividades:

a)      Elaborar os planos de aulas para o estágio curricular;

b)      Participar dos seminários preliminares de preparação do estágio curricular;

c)       Preparar e proferir pelo menos uma aula sobre assunto pertinente para os colegas e professores; as aulas devem ser formalmente elaboradas e realizadas segundo o planejamento escrito;

d)      Realizar o Estágio Curricular;

e)      Elaborar o Relatório Final de acordo com as normas adotadas para a realização de Trabalhos Monográficos;

f)        Participar do seminário final e relatar a sua experiência no estágio curricular, assim como sua avaliação dos trabalhos realizados.

Conteúdo Programático:

1. Seminário preparatório: Planejamento de estágio curricular.
2. Observações de aulas na turma de estágio.
3. Regência de classe durante uma unidade didática.
4. Discussão das dificuldades do estágio quanto a:
            . conteúdo
            . metodologia
            . avaliação
            . relação educador/educando
5.  Seminário de exposição e avaliação da experiência de estágio.
6. Construção do relatório final e auto-avaliação.
Bibliografia:

ARANTES, Paulo Eduardo (org.)  A Filosofia e seu Ensino.  Petrópolis / São Paulo: Vozes / EDUC, 1995.

BURIOLLA, Marta A. Feiten.  O Estágio Supervisionado.  São Paulo: Cortez, 1995.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de.  Prática de Ensino.  Os estágios na formação do professor. 2ª ed.  São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1987.

CERLETTI, Alejandro A. & KOHAN, Walter. A filosofia no ensino médio. Caminhos para pensar seu sentido. Tradução de Norma Guimarães Azeredo.

DANIEL, Marie-France. A Filosofia e as Crianças. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

GALEFFI, Dante Augusto.  O Ser-Sendo da Filosofia. Uma compreensão poemático-pedagógica para o fazer-aprender Filosofia. Salvador: EDUFBA, 2001, 583p.

GALEFFI, Dante Augusto. Filosofar e Educar. Inquietações pensantes. Salvador; Editora Quarteto, 2003, 238 p.

GALLO, Sílvio (Coord.)Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Elementos para o ensino de filosofia.  Campinas, SP: Papirus, 1997.

KOHAN, Walter (org.). Ensino de filosofia. Perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LIPMAN, Matthew.  A filosofia vai à escola. Tradução: Maria Elice Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer.  São Paulo: