Participação nas atividades de classe, observação, planejamento, regência e avaliação, a partir dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos no curso de Filosofia, vivenciando na prática a realidade escola/comunidade.
Realizar o estágio curricular, acompanhando o processo de desenvolvimento metodológico-prático de cada aluno em particular, a partir da sua atividade docente e de seu desempenho geral (aulas, planos de aula, observações e relatório final).
Ao longo do curso cada aluno deverá produzir e participar das seguintes atividades:
a) Elaborar os planos de aulas para o estágio curricular;
b) Participar dos seminários preliminares de preparação do estágio curricular;
c) Preparar e proferir pelo menos uma aula sobre assunto pertinente para os colegas e professores; as aulas devem ser formalmente elaboradas e realizadas segundo o planejamento escrito;
d) Realizar o Estágio Curricular;
e) Elaborar o Relatório Final de acordo com as normas adotadas para a realização de Trabalhos Monográficos;
f) Participar do seminário final e relatar a sua experiência no estágio curricular, assim como sua avaliação dos trabalhos realizados.
ARANTES, Paulo Eduardo (org.) A Filosofia e seu Ensino. Petrópolis / São Paulo: Vozes / EDUC, 1995.
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 1995.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Prática de Ensino. Os estágios na formação do professor. 2ª ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1987.
CERLETTI, Alejandro A. & KOHAN, Walter. A filosofia no ensino médio. Caminhos para pensar seu sentido. Tradução de Norma Guimarães Azeredo.
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GALEFFI, Dante Augusto. O Ser-Sendo da Filosofia. Uma compreensão poemático-pedagógica para o fazer-aprender Filosofia. Salvador: EDUFBA, 2001, 583p.
GALEFFI, Dante Augusto. Filosofar e Educar. Inquietações pensantes. Salvador; Editora Quarteto, 2003, 238 p.
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