Estudo crítico de questões conceituais (filosóficas-éticas-políticas) relativas às necessidades especiais no contexto da Educação Inclusiva, refletindo sobre as relações entre necessidades especiais e contexto social, caracterizando os diferentes tipos de necessidades especiais e analisando alternativas pedagógicas para o seu atendimento educacional e o papel dos professores, da família e da comunidade.
1 - Analisar, criticamente, a dimensão histórica do significado da concepção de deficiência e de necessidades educativas especiais – PNEE;
2 – Refletir sobre as relações entre necessidade especial e sociedade na criação de preconceitos e estigmas;
3 – Identificar e analisar as questões básicas do processo de desenvolvimento e aprendizagem do PNEE e suas implicações sócio-educacionais.
4 – Conhecer os fundamentos básicos sobre a integração escolar e a escola inclusiva: seus impasses e possibilidades.
O curso será desenvolvido através de discussão de textos, debates, vivência de situações didáticas, apresentação oral e escrita de seminário sobre um dos temas de Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais e socialização de relatório de observações e/ou entrevistas realizados em visitas a serviços que atendam pessoas deficientes.
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