ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Código da disciplina: 
EDC A81
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
102h
Ementa: 

Estudo exploratório e investigativo sobre prática de ensino de matemática em espaços formais de educação (níveis fundamental e/ou médio em escolas oficiais), em espaços alternativos e/ou em diferentes modalidades educacionais, através da articulação entre investigação da prática e reflexão sobre os fundamentos teórico-práticos contemplados em disciplinas como Didática e Práxis Pedagógica e Metodologia do Ensino de Matemática, de modo contextualizado e contemporâneo, tomando-se por base os conteúdos desse campo.

Objetivos Gerais: 

 

- Compreender e avaliar a complexidade das relações na escola e seu entorno, incluindo o papel da família, da comunidade e do contexto multicultural do estudante.

- Analisar as relações e as interações que se estabelecem no cotidiano escolar .compreender as concepções de matemática presentes em diferentes espanções de aprendizagem, a partir de observações da prática e do estudos sobre já produzidos sobre ela.

- Observar as necessidades de aprendizagem e interesses dos sujeitos que compõem os espaços e identificar possíveis correlações entre ensino de matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.

- Observar e analisar situações docentes tais como: aulas, preparo de material didático, análise de textos e de livros didáticos e para didáticos.

 - Observar e analisar outras atividades pedagógicas, sociais, culturais vivenciadas pelos sujeitos, que possam ser relacionadas com o ensino e aprendizagem de matemática

- Interagir com profissionais da área e sua dinâmica global de trabalho

- Observar e analisar as competências, habilidades e atitudes do professor, presente nos espaços de aprendizagem, visando debater as potencialidades de um ensino inovador e de qualidade.

- Acompanhar a prática de disciplinas de outras áreas de conhecimento e identificar os vínculos entre estas e a matemática

- Elaborar um relatório crítico das experiências vivenciadas na escola.

Metodologia: 

O curso será desenvolvido através de visitas programadas a espaços de aprendizagem seguidas de relatos, reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teoria e prática, privilegiando o diálogo e as interações entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Com isso serão criadas condições para a caracterização do espaço selecionado, caracterização da presença da matemática no currículo da Escola, dos desafios e soluções apontados por professores com experiências diversificadas, do processo de coordenação pedagógica e orientação educacional relativas à essa área, da administração geral do espaço e de outros setores da escola. O trabalho de estágio nessa etapa toma como princípio o caráter investigativo e multicultural da construção de conhecimento, bem como o necessário desenvolvimento da visão crítica e da autonomia do futuro professor.

Avaliação: 

 

A avaliação do curso em sintonia com os objetivos e a metodologia envolve a participação ativa e crítica de todos os alunos, na construção dos conhecimentos. O processo será contínuo considerando os pontos de partida e chegada dos sujeitos em cada etapa do processo, verificando o nível de aprendizagem dos alunos através de:

Observação na participação das atividades;

Desempenho nos trabalhos teóricos e práticos;

Elaboração de relatório critico da prática vivenciada no campo de estágio;

Auto-avaliação

Conteúdo Programático: 

 

- a matemática e a realidade social, política, econômica e cultural

- o papel da matemática para a formação do cidadão

- a contribuição da matemática para uma perspectiva interdisciplinar de construção de conhecimento

- a crítica ao ensino e à situação da docência em espaços públicos e privados de ensino de matemática, nos diferentes níveis de ensino.

- os materiais manipuláveis disponíveis nesses espaços ou acessíveis através dele.

- as relações pedagógicas que compõem o espaço-tempo do processo de enisino e aprendizagem.

- o projeto político-pedagógico

- o regimento escolar