Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação, bem como as implicações pedagógicas e sociais desse uso. Elaboração de material audiovisual.
- estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação
- capacitar os educadores em formação a dominarem procedimentos e desenvolverem habilidades básicas de uso das tecnologias da informação e comunicação, necessários para desencadear processos de inclusão digital
- desencadear processos de ensino-aprendizagem voltados para a busca, análise e tratamento de informações, criação e integração em comunidades virtuais de aprendizagem e produção multimidiática
- estimular atitudes favoráveis diante do uso de tecnologias na educação como elementos estruturantes de diferentes possibilidade de práticas educativas e de formação dos cidadãos
No curso, estaremos produzindo conhecimento através de leituras, discussões, análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis na rede, seminários, análise de vídeos. Estaremos também prolongando os estudos e as discussões via lista de discussão, blogs, fóruns e chats. Com base nesses suportes os alunos estarão produzindo textos, materiais multimídias, participando de debates, seminários, interagindo, apresentando trabalhos.
CONJUNTO TEÓRICO
A sociedade contemporânea:
A nova relação com o saber
· Inclusão digital e software livre
Ciberespaço:
· cibercultura
· hipertextualidade
· interatividade
· comunidades virtuais
As tecnologias e a educação
Materiais impressos e a educação
O rádio e a educação
A TV e o vídeo e a educação
A Internet e a educação
Programas governamentais brasileiros – Proinfo; TV Escola; Rádio Escola; Mídia Escola
CONJUNTO PRÁTICO
· Usando computadores: hardware e softwares.
· Usando redes: navegação e comunicação por e-mail, listas de discussão, chats, fóruns; blogs
· Usando ambientes virtuais: moodle
· produção multimídia – editor de texto, imagem, apresentação, páginas, vídeos
ATRATOR ESTRANHO Miniaturização das Tecnologias, São Paulo: ECA/USP, n° 10, mar.95.
BABIN, Pierre e Kouloumdjian, Marie-France Os Novos Modos de Compreender - a geração do audiovisual e do computador, (título original: Les Nouveaux modes de comprendre, Paris: Éditions du Centurion, 1983) tradução Maria Cecília Oliveira Marques, São Paulo: Paulinas, 1989.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2 ed. Tradução: Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1981.
CARRAHER, David W. (1992). A aprendizagem de conceitos matemáticos com auxílio do computador. Em ALENCAR, E.S. (Org.) Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo. Cortez Editorial.
CYSNEIROS, Paulo G. Pedagogia Logo. Mimeo, 1991.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. Tradução Pérola Carvalho, São Paulo: Perspectiva, 1979.
FADUL, Anamaria(org.) Novas Tecnologias de Comunicação - impactos políticos, culturais e sócio-econômicos, São Paulo: Summus e INTERCOM, 1986.
FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação, tradução, Juan Acunã Llorens, 2ª edição, Editora: Artes Médica, Porto Alegre, 1996;
FUSARI, Maria Felisminda de R. e F. Meios de Comunicação na formação de Professores - Televisão e vídeo em questão, São Paulo: FEUSP, tese de doutoramento, 1990.
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. S. P., Cortez, 1999.
GREENFIELD, Patrícia M. O Desenvolvimento do Raciocínio na Era da Eletrônica - os efeitos da TV, computadores e videogames, (título original: Mind and Media - The Effects of Television, Computers and Videogames, 1984), tradução Cecília Bonamine, São Paulo: Summus, 1988.
GUTIEREZ, Francisco. Linguagem total - uma pedagogia dos meios de comunicação, tradução por Wladimir Soares. São Paulo : Summus, 1978.
HAYDT, Regina C. C. Didática geral São Paulo: Ática, 1995.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência - O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1990.
__________. As tecnologias da Inteligência- o futuro do pensamento na era da informática.Ed.34.Rio de Janeiro,1993.
__________. A Árvore do Conhecimento São Paulo: Escuta, 1993.
__________ O Quê É Virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
__________ A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola. 1998.
PRETTO, Nelson De Luca. O futuro da escola. Disponível em http://www.ufba.br/~pretto/textos/jb281199.htm