EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

Código da disciplina: 
EDC 287
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação, bem como as implicações pedagógicas e sociais desse uso. Elaboração de material audiovisual.

Objetivos Gerais: 

 

- estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação

- capacitar os educadores em formação a dominarem procedimentos e desenvolverem habilidades básicas de uso das tecnologias da informação e comunicação, necessários para desencadear processos de inclusão digital

- desencadear processos de ensino-aprendizagem voltados para a busca, análise e tratamento de informações, criação e integração em comunidades virtuais de aprendizagem e produção multimidiática

- estimular atitudes favoráveis diante do uso de tecnologias na educação como elementos estruturantes de diferentes possibilidade de práticas educativas e de formação dos cidadãos

Metodologia: 

No curso, estaremos produzindo conhecimento através de leituras, discussões, análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis na rede, seminários, análise de vídeos. Estaremos também prolongando os estudos e as discussões via lista de discussão, blogs, fóruns e chats. Com base nesses suportes os alunos estarão produzindo textos, materiais multimídias, participando de debates, seminários, interagindo, apresentando trabalhos.

Conteúdo Programático: 

 

CONJUNTO TEÓRICO

A sociedade contemporânea:

A nova relação com o saber

·         Inclusão digital e software livre

Ciberespaço:

·         cibercultura

·         hipertextualidade

·         interatividade

·         comunidades virtuais

As tecnologias e a educação

Materiais impressos e a educação

O rádio e a educação

A TV e o vídeo e a educação

A Internet e a educação

Programas governamentais brasileiros – Proinfo; TV Escola; Rádio Escola; Mídia Escola

 

CONJUNTO PRÁTICO

·         Usando computadores: hardware e softwares.

·         Usando redes: navegação e comunicação por e-mail,  listas de discussão, chats, fóruns; blogs

·         Usando ambientes virtuais: moodle

·         produção multimídia – editor de texto, imagem, apresentação, páginas, vídeos

 

 

Bibliografia: 

 

ATRATOR ESTRANHO Miniaturização das Tecnologias, São Paulo: ECA/USP, n° 10, mar.95. 
 

BABIN, Pierre e Kouloumdjian, Marie-France Os Novos Modos de Compreender - a geração do audiovisual e do computador, (título original: Les Nouveaux modes de comprendre, Paris: Éditions du Centurion, 1983) tradução Maria Cecília Oliveira Marques, São Paulo: Paulinas, 1989. 
 

BAKHTIN, MMarxismo e filosofia da linguagem. 2 ed. Tradução: Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1981. 
 

CARRAHER, David W. (1992). A aprendizagem de conceitos matemáticos com auxílio do computador. Em ALENCAR, E.S. (Org.) Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo. Cortez Editorial. 
CYSNEIROS, Paulo G. Pedagogia Logo. Mimeo, 1991. 
 

ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. Tradução Pérola Carvalho, São Paulo: Perspectiva, 1979.

FADUL, Anamaria(org.) Novas Tecnologias de Comunicação - impactos políticos, culturais e sócio-econômicos, São Paulo: Summus e INTERCOM, 1986.

FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação, tradução, Juan Acunã Llorens, 2ª edição, Editora: Artes Médica, Porto Alegre, 1996;

FUSARI, Maria Felisminda de R. e F. Meios de Comunicação na formação de Professores - Televisão e vídeo em questão, São Paulo: FEUSP, tese de doutoramento, 1990.

GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. S. P., Cortez, 1999.

GREENFIELD, Patrícia M. O Desenvolvimento do Raciocínio na Era da Eletrônica - os efeitos da TV, computadores e videogames, (título original: Mind and Media - The Effects of Television, Computers and Videogames, 1984), tradução Cecília Bonamine, São Paulo: Summus, 1988. 
 

GUTIEREZ, Francisco. Linguagem total - uma pedagogia dos meios de comunicação, tradução por Wladimir Soares. São Paulo : Summus, 1978.

HAYDT, Regina C. C. Didática geral São Paulo: Ática, 1995. 
 

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência - O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1990.

__________. As tecnologias da Inteligência- o futuro do pensamento na era da informática.Ed.34.Rio de Janeiro,1993. 
__________. A Árvore do Conhecimento São Paulo: Escuta, 1993.

__________ O Quê É Virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. 
__________ A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola. 1998.

 

PRETTO, Nelson De Luca.  O futuro da escola. Disponível em http://www.ufba.br/~pretto/textos/jb281199.htm