EDUCAÇÃO E IDENTIDADE CULTURAL

Código da disciplina: 
EDC 248
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
60h
Ementa: 

Analisa as relações entre SOCIEDADE/EDUCAÇÃO. Enfoca a Prática Pedagógica Escolar e Não Escolar enquanto práticas sociais específicas. Discute a importância dos fundamentos sócios-políticos-epistemológicos da Didática na formação do(a) profissional professor(a) e na construção da identidade do pedagogo. Aborda as relações dialéticas fundamentais do processo de trabalho docente. Estuda a organização da dinâmica da Prática Pedagógica: o processo de planejamento.

Objetivos Gerais: 

 

Analisar a Educação como processo que emerge da Sociedade em cada espaço/tempo histórico e a Escola como um dos locus privilegiado de criação/ (re)construção /reprodução de conhecimentos.
 
           Compreender as Práticas Pedagógicas Escolares enquanto práticas sociais específicas os processos de ensinar e aprender e suas relações com as outras práticas sociais.
 
           Conhecer os pressupostos Sócio-político-epistemológicos da Didática e sua importância na formação do(a) profissional professor(a) e sobretudo na construção da identidade do pedagogo.
 
           Estudar as relações fundamentais do processo de trabalho docente, em suas inter-relações  e em suas múltiplas determinações, com vistas ao confronto entre a realidade e os pressupostos teóricos estudados.
 
           Compreender o planejamento da Prática Pedagógica como processo pedagógico/político que se materializa em vários planos.
 
           Identificar os aspectos do Plano de Ensino como momentos indissociáveis de reflexão sobre a prática, atendendo à sua dinâmica, fruto da necessidade permanente de reformulação, em virtude das direções apontadas pela avaliação constante.
 
           Construir um Projeto Pedagógico.
Metodologia: 

 

  • Leitura de textos sobre os temas abordados com discussão em sala
  • Elaboração de 2 (dois) artigos versando sobre os temas discutidos e com base nos textos estudados.
  • Vivências práticas evidenciando a Corporeidade e Identidade Cultural num processo pedagógico utilizando Danças populares, jogos populares tradicionais, lutas e outras manifestações.
  • Análise de material ligado à nossa produção cultural como músicas, filmes, peças de teatro, poesias etc... visando estabelecer vínculos com os temas propostos pela disciplina.
  • Entrevistas a pesquisadores da área, convidados para as aulas.
  • Realização de pesquisa de campo, com grupos sociais específicos, em situação de aprendizagem formal ou informal, apresentando, no final do semestre, um relatório sobre a experiência.
  • Apresentação para discussão em sala, de aspectos de sua pesquisa, durante o período de elaboração do projeto e durante o trabalho de campo.
Avaliação: 

Os alunos serão avaliados com base na participação nas discussões sobre os textos e nos trabalhos de classe, nos artigos escritos solicitados, no relatório de pesquisa de campo e finalmente através da auto-avaliação e avaliação da disciplina realizadas ao final do semestre.

Conteúdo Programático: 

 

ALMEIDA, C. L. S. de.  Leitura de grupo e possibilidades metodológicas. Revista de  Educação-AEC, Ano 23, n.90, jan./mar., 1994. P.7/ 11.
 
ALVES, RUBEM. O preparo do educador In: O educador vida e morte, 6 ed., Rio de Janeiro: Graal,1985.137 p.
 
APLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas,1989. 201 p.
 
BARRETO, A. L. V. Desmistificar o fracasso escolar. A Tarde Cultural,Salvador, 11/01/92. p.4e5.
 
____________________.A dinâmica da sala de aula e a relação professor-aluno. Revista de Educação-CEAP, Ano 3, n.10, set., 1995. P.20/26.
 
BENICÁ, E. A prática pedagógica da sala de aula : princípios e metódos de uma ação dialógica.Revista de educação-AEC, Ano 23, n.90, jan./mar. 1994.P.85/103.
 
CANDAU, V. M.(org.) A didática em questão. 9 ed., Petrópolis: Vozes,1991. 114 p.
 
 _________________.Rumo a uma nova didática. 5 ed., Petrópolis: Vozes,1988.179 p.
 
CARVALHO,O F. de. A escola como mercado de trabalho.São Paulo: Iglu,1989. 142 p.
 
CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática.São Paulo: Papirus,1989. 182 p.
 
DAMKE, H e DAMKE, I. E. Planejamento participativo nas escolas: retomando aspecto sessenciais. Revista de Educação-AEC, Ano 19, n.75, abr./jun.,1990. p.12/24.
 
ELZIRIK, M. F. e COMERLATO, D. A escola (in)visível:jogos de poder, saber,
verdade.Porto Alegre,RS:Editora da Universidade/UFRGS, 1995. 125 p.
 
ENGUITA, M. F. Aface oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Medicas, 1989. 272 p.
 
FORQUIM, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 208 p.
 
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 6 ed., Petrópolis: Vozes, 1987. 280 p.
 
FRANCHI, E. P. (org.) A causa dos professores. Campinas,SP: Papirus, 1995. 169 p.     
 
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: ed. Scipione, 1989.
 
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
 
FURLANI, L. M. T. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso? São Paulo: Cortez, 1991. 78 p.
 
GENTILI, P. A A e SILVA, T. T. da S.(orgs.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 3 ed., Petrópolis: Vozes, 1995. 204 p.
 
GENTILI, P. A .A .(org.) Pedagogia da exclusão:crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. 303 p.
 
GIROUX, H. Escola crítica e política cultural.São Paulo: Cortez, 1987. 104 p.
 
GROSSI, E. P. e BORDIN, J.(orgs.) Paixão de aprender. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1992. 262 p.
 
HOFFMANN, J. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista.12 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994. 199 p.
 
____________. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 4 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994.199 p.
 
LIMA, A de O . Avaliação Escolar: julgamento ou construção ? Petropólis: Vozes,1994. 168 p.
 
LUCKESI, C. C. Elementos para uma didática no contexto de uma pedagogia para a transformação. Revista Tecnologia Educacional, n.63, jul./ago., 1985. P.6/13.
 
______________. Avaliação da aprendizagem escolar. 2.ed. São Paulo: Cortez,1995.180 p.
 
MARTINS, P. L. O . Didática teórica didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989. 181 p.
 
MENEGOLLA, M. I. e SANTANA, J. M. Porque planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992. 159 p.
 
MORAIS, R. de (org.) Sala de aula: que espaço é esse? São Paulo:Papirus,1991. 136 p.
 
MOREIRA, A . F. B.(org.) Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas, SP: Papirus, 1994. 138 p.
 
NOT, L. As pedagogias do conhecimento. São Paulo: Difel, 1981. 488 p.
 
 _______. Ensinando a aprender: elementos de psicodidática geral.São Paulo: Summus,1993. 166p..
 
OLIVEIRA, M. R. N. S. A reconstrução da didática: elementos teóricos-metodológicos. São Paulo: Papirus,1992. 169 p.
 
___________________.(org.) Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. São Paulo: Papirus,1993. 141 p.
 
PICONEZ, S. C. B.(coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 1994. 139 p.
 
SILVA, M. da. Controvérsias em didática.Campinas,SP: Papirus, 1995. 99 p.
 
VASCONCELOS, C. dos S. Construção do conhecimento em sala de aula.São Paulo: Libertad, 1994. 108p. (Cadernos Pedagógicos do Libertad-2).
 
VEIGA, I. P. A .(org.) Repensando a didática. 5.ed. São Paulo: Papirus, 1988. 158 p.
 
________________. Técnicas de ensino: por que não? 3.ed. São Paulo: Papirus,1995.149p.
 
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
 
WACHOWICZ, L. A  O método dialético na didática. São Paulo: Papirus,1989. 141 p. 
Bibliografia: 

 

ALMEIDA, C. L. S. de.  Leitura de grupo e possibilidades metodológicas. Revista de  Educação-AEC, Ano 23, n.90, jan./mar., 1994. P.7/ 11.
 
ALVES, RUBEM. O preparo do educador In: O educador vida e morte, 6 ed., Rio de Janeiro: Graal,1985.137 p.
 
APLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas,1989. 201 p.
 
BARRETO, A. L. V. Desmistificar o fracasso escolar. A Tarde Cultural,Salvador, 11/01/92. p.4e5.
 
____________________.A dinâmica da sala de aula e a relação professor-aluno. Revista de Educação-CEAP, Ano 3, n.10, set., 1995. P.20/26.
 
BENICÁ, E. A prática pedagógica da sala de aula : princípios e metódos de uma ação dialógica.Revista de educação-AEC, Ano 23, n.90, jan./mar. 1994.P.85/103.
 
CANDAU, V. M.(org.) A didática em questão. 9 ed., Petrópolis: Vozes,1991. 114 p.
 
 _________________.Rumo a uma nova didática. 5 ed., Petrópolis: Vozes,1988.179 p.
 
CARVALHO,O F. de. A escola como mercado de trabalho.São Paulo: Iglu,1989. 142 p.
 
CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática.São Paulo: Papirus,1989. 182 p.
 
DAMKE, H e DAMKE, I. E. Planejamento participativo nas escolas: retomando aspecto sessenciais. Revista de Educação-AEC, Ano 19, n.75, abr./jun.,1990. p.12/24.
 
ELZIRIK, M. F. e COMERLATO, D. A escola (in)visível:jogos de poder, saber,
verdade.Porto Alegre,RS:Editora da Universidade/UFRGS, 1995. 125 p.
 
ENGUITA, M. F. Aface oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Medicas, 1989. 272 p.
 
FORQUIM, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 208 p.
 
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 6 ed., Petrópolis: Vozes, 1987. 280 p.
 
FRANCHI, E. P. (org.) A causa dos professores. Campinas,SP: Papirus, 1995. 169 p.     
 
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: ed. Scipione, 1989.
 
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
 
FURLANI, L. M. T. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso? São Paulo: Cortez, 1991. 78 p.
 
GENTILI, P. A A e SILVA, T. T. da S.(orgs.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 3 ed., Petrópolis: Vozes, 1995. 204 p.
 
GENTILI, P. A .A .(org.) Pedagogia da exclusão:crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. 303 p.
 
GIROUX, H. Escola crítica e política cultural.São Paulo: Cortez, 1987. 104 p.
 
GROSSI, E. P. e BORDIN, J.(orgs.) Paixão de aprender. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1992. 262 p.
 
HOFFMANN, J. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista.12 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994. 199 p.
 
____________. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 4 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994.199 p.
 
LIMA, A de O . Avaliação Escolar: julgamento ou construção ? Petropólis: Vozes,1994. 168 p.
 
LUCKESI, C. C. Elementos para uma didática no contexto de uma pedagogia para a transformação. Revista Tecnologia Educacional, n.63, jul./ago., 1985. P.6/13.
 
______________. Avaliação da aprendizagem escolar. 2.ed. São Paulo: Cortez,1995.180 p.
 
MARTINS, P. L. O . Didática teórica didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989. 181 p.
 
MENEGOLLA, M. I. e SANTANA, J. M. Porque planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992. 159 p.
 
MORAIS, R. de (org.) Sala de aula: que espaço é esse? São Paulo:Papirus,1991. 136 p.
 
MOREIRA, A . F. B.(org.) Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas, SP: Papirus, 1994. 138 p.
 
NOT, L. As pedagogias do conhecimento. São Paulo: Difel, 1981. 488 p.
 
 _______. Ensinando a aprender: elementos de psicodidática geral.São Paulo: Summus,1993. 166p..
 
OLIVEIRA, M. R. N. S. A reconstrução da didática: elementos teóricos-metodológicos. São Paulo: Papirus,1992. 169 p.
 
___________________.(org.) Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. São Paulo: Papirus,1993. 141 p.
 
PICONEZ, S. C. B.(coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 1994. 139 p.
 
SILVA, M. da. Controvérsias em didática.Campinas,SP: Papirus, 1995. 99 p.
 
VASCONCELOS, C. dos S. Construção do conhecimento em sala de aula.São Paulo: Libertad, 1994. 108p. (Cadernos Pedagógicos do Libertad-2).
 
VEIGA, I. P. A .(org.) Repensando a didática. 5.ed. São Paulo: Papirus, 1988. 158 p.
 
________________. Técnicas de ensino: por que não? 3.ed. São Paulo: Papirus,1995.149p.
 
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
 
WACHOWICZ, L. A  O método dialético na didática. São Paulo: Papirus,1989. 141 p.