DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA I

Obrigatória
Carga Horária Semestral:
Ementa:

Estudo teórico-metodológico das principais características do conhecimento matemático que considere sobretudo uma reflexão a respeito das condições de sobrevivência, convivência, inserção e integração das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e culturais, visando a análise e a construção de práticas pedagógicas para a educação básica.

Objetivos Gerais:

Refletir e (re) elaborar as próprias concepções de matemática, a partir dos estudos e discussões de textos das pesquisas recentes.

- Incorporar novos conhecimentos que explicitam a prática pedagógica como domínio integrado dos fundamentos da educação e os conteúdos específicos da área.

- Analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN de Matemática do Ensino Fundamental a partir da própria vivência em sala de aula.

- Analisar as relações e as interações que se estabelecem no cotidiano escolar destacando as referentes ao processo de ensino e aprendizagem da matemática.

- Experimentar e analisar situações docentes tais como: simulações de aulas, construção de seqüências didáticas, análise de textos e de livros didáticos.

Metodologia:

A disciplina Didática e Práxis Pedagógica de Matemática I, do curso de Licenciatura Especial de Matemática, com dimensões teórica e prática, visa a partir de  experiência do aluno-professor como ponto de partida e de uma fundamentação teórica, identificar obstáculos epistemológicos de construções matemáticas pelo professor e pelo aluno e as possibilidades de superação e intervenção em sua prática pedagógica. Nesse sentido o processo que será conduzido na disciplina em foco levará em conta quatro momentos principais:

Caracterização e problematização da prática do aluno-professor;

Análise de referenciais teóricos que sustentam de modo implícito ou explícito as práticas pedagógicas;

Confronto entre os referencias teóricos do Campo da Educação Matemática e as práticas pedagógicas dominantes no ensino da matemática;

Elaboração, execução e avaliação de seqüências didáticas para o ensino de matemática no nível fundamental.

Os conteúdos a serem trabalhados nesses momentos envolverão exposições dialogadas, estudos de textos, seminários, trabalhos de grupos, oficinas, utilização de jogos e modelos manipuláveis.

Caracterização e problematização da prática do aluno-professor;

Avaliação:

A avaliação será realizada continuamente de forma qualitativa e quantitativa. Essa de acordo com as normas regimentais da Instituição, que inclui a obrigatoriedade da freqüência mínima exigida pela legislação e o rendimento escolar.

Será preponderante a participação ativa e crítica dos participantes nas aulas, na apresentação dos trabalhos escritos e dos seminários, culminando com a avaliação geral do curso e da auto-avaliação.

Conteúdo Programático:

- Análise crítica do ensino de matemática no nível fundamental.

- A Educação Matemática como um campo científico

- Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN do Ensino Fundamental de Matemática

- Análise e construção de práticas pedagógicas para possíveis espaços de aprendizagem.

Bibliografia:

BRASIL, Ministério da Educação-Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. SEF.Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, D.L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

KLINE, M. O Fracasso da Matemática Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM/IMPA, 2003.

Lorenzato, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores associados, 2006.

LORENZATO, Sérgio e FIORENTINI, Dario. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos.Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

VALENTE, Wagner Rodrigues (Org). O nascimento da matemática no ginásio. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.