Estudo teórico-metodológico das principais características do conhecimento matemático que considere sobretudo uma reflexão a respeito das condições de sobrevivência, convivência, inserção e integração das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e culturais, visando a análise e a construção de práticas pedagógicas para a educação básica.
- Refletir e (re) elaborar as próprias concepções de matemática, a partir dos estudos e discussões de textos das pesquisas recentes.
- Incorporar novos conhecimentos que explicitam a prática pedagógica como domínio integrado dos fundamentos da educação e os conteúdos específicos da área.
- Analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN de Matemática do Ensino Fundamental a partir da própria vivência em sala de aula.
- Analisar as relações e as interações que se estabelecem no cotidiano escolar destacando as referentes ao processo de ensino e aprendizagem da matemática.
- Experimentar e analisar situações docentes tais como: simulações de aulas, construção de seqüências didáticas, análise de textos e de livros didáticos.
A disciplina Didática e Práxis Pedagógica de Matemática I, do curso de Licenciatura Especial de Matemática, com dimensões teórica e prática, visa a partir de experiência do aluno-professor como ponto de partida e de uma fundamentação teórica, identificar obstáculos epistemológicos de construções matemáticas pelo professor e pelo aluno e as possibilidades de superação e intervenção em sua prática pedagógica. Nesse sentido o processo que será conduzido na disciplina em foco levará em conta quatro momentos principais:
Caracterização e problematização da prática do aluno-professor;
Análise de referenciais teóricos que sustentam de modo implícito ou explícito as práticas pedagógicas;
Confronto entre os referencias teóricos do Campo da Educação Matemática e as práticas pedagógicas dominantes no ensino da matemática;
Elaboração, execução e avaliação de seqüências didáticas para o ensino de matemática no nível fundamental.
Os conteúdos a serem trabalhados nesses momentos envolverão exposições dialogadas, estudos de textos, seminários, trabalhos de grupos, oficinas, utilização de jogos e modelos manipuláveis.
A disciplina Didática e Práxis Pedagógica de Matemática I, do curso de Licenciatura Especial de Matemática, com dimensões teórica e prática, visa a partir de experiência do aluno-professor como ponto de partida e de uma fundamentação teórica, identificar obstáculos epistemológicos de construções matemáticas pelo professor e pelo aluno e as possibilidades de superação e intervenção em sua prática pedagógica. Nesse sentido o processo que será conduzido na disciplina em foco levará em conta quatro momentos principais:
Caracterização e problematização da prática do aluno-professor;
Análise de referenciais teóricos que sustentam de modo implícito ou explícito as práticas pedagógicas;
Confronto entre os referencias teóricos do Campo da Educação Matemática e as práticas pedagógicas dominantes no ensino da matemática;
Elaboração, execução e avaliação de seqüências didáticas para o ensino de matemática no nível fundamental.
Os conteúdos a serem trabalhados nesses momentos envolverão exposições dialogadas, estudos de textos, seminários, trabalhos de grupos, oficinas, utilização de jogos e modelos manipuláveis.
A avaliação será realizada continuamente de forma qualitativa e quantitativa. Essa de acordo com as normas regimentais da Instituição, que inclui a obrigatoriedade da freqüência mínima exigida pela legislação e o rendimento escolar.
Será preponderante a participação ativa e crítica dos participantes nas aulas, na apresentação dos trabalhos escritos e dos seminários, culminando com a avaliação geral do curso e da auto-avaliação.
- Análise crítica do ensino de matemática no nível fundamental.
- A Educação Matemática como um campo científico
- Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN do Ensino Fundamental de Matemática
- Análise e construção de práticas pedagógicas para possíveis espaços de aprendizagem.
BRASIL, Ministério da Educação-Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. SEF.Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, D.L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
KLINE, M. O Fracasso da Matemática Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM/IMPA, 2003.
Lorenzato, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores associados, 2006.
LORENZATO, Sérgio e FIORENTINI, Dario. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos.Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
VALENTE, Wagner Rodrigues (Org). O nascimento da matemática no ginásio. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.