Estudo das transformações sócio-políticas, econômicas e culturais no contexto da globalização e da reestruturação produtiva, com ênfase na situação brasileira, relacionando e analisando criticamente as exigências e desafios que se colocam ao campo educacional, no que se refere à qualificação e inserção dos educandos no mundo do trabalho.
Discutir e analisar os problemas e desafios hoje colocados ao setor educacional, considerando as transformações econômicas, políticas e culturais que vem ocorrendo face à mudança de paradigma na organização e gestão do trabalho.
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Exposição oral,
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seminários,
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vídeos,
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trabalhos de grupo,
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visitas,
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análise e
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resenha de textos.
- Análise marxista do processo de trabalho: implicações para a análise da prática educativa
- Mudança dos paradigmas produtivos e novas abordagens na análise do processo de trabalho. Taylorismo, Fordismo e pós-fordismo.
- Transformações do Estado contemporâneo e educação.
- Empregabilidade: problemas e perspectivas. A centralidade da qualificação. Reconversão profissional: conceitos e proposta.
- Valores e disposições sócio-motivacionais: os aspectos subjetivos e atitudinais da competência.
- Ensino médio e ensino profissional na Lei 9.394/96
- Educação e mercado de trabalho; o perfil do trabalho no Brasil: uma força de trabalho qualificada ?
- A experiência do PLANFOR / MTb / SETRAS.
ARROYO, Miguel Revendo os vínculos entre trabalho e educação. Porto Alegre:Artes Médicas,1991
BRUNO, Lúcia Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo: leituras selecionadas. São Paulo:Atlas, 1996
CASALI, Alípio (org.) Empregabilidade e educação: novos caminhos no mundo do trabalho. São Paulo:EDUC, 1997
CORRÊA, Suzana A crise da sociedade do trabalho e os sistemas edicativos em Claus Offe. Boletim Técnico do SENAC, 1994
DOWBOR, Ladislau Educação, tecnologia e desenvolvimento. São Paulo:Atlas, 1996
GORZ, André O despotismo da fábrica e o seu futuro. Porto:Escorpião, 1976
MACHADO, Lucília Educação e Divisão Social do Trabalho. São Paulo:Cortez, 1989
SAVIANI, Dermeval O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Petrópolis:Vozes, 1994