SUPERVISÃO EDUCACIONAL II

Código da disciplina: 
EDC-296
Tipo: 
Optativa
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Implicações da função Supervisora nos diferentes campos de atuação, na perspectiva de um trabalho coletivo, tendo como eixo a produção de um projeto político-pedagógico no processo educativo.

Objetivos Gerais: 

 

- Situar a função Supervisora nos seus diversos campos de atuação, na perspectiva de um trabalho coletivo;

- Significar os elementos e os processos inerentes ao objeto de trabalho do Supervisor no subsidiar a construção de um projeto político-pedagógico.

 

Metodologia: 

 

O curso será desenvolvido com base no trabalho participativo, envolvendo: leitura, análise e discussão de textos; construção coletiva de trabalhos individuais e em grupo; exposições participadas; visita a profissionais da área e palestras / relatos de experiências de profissionais que atuam em empresa e escola.

Conteúdo Programático: 

 

- As funções do Supervisor nos diversos campos de atuação frente a atual realidade educacional brasileira. Papel e dimensões da atuação da Supervisão na prática pedagógica gerencial;

- Elementos e processos inerentes ao objetivo de trabalho do Supervisor

- diálogo

- planejamento

- acompanhamento / coordenação

- avaliação.

 

Bibliografia: 

 

 ALVES, Iracy Maria de Azevedo.  Viajando na Avaliação da Aprendizagem, embarquei nos provérbios.  In: Revista de educação CEAP - setembro/97- n 18. São   Paulo: Edições Loyola, 1997

ALVES, Nilda (coord.).  Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola - 5º ed. São Paulo: Cortez, 1991

BALZAN, Newton César, Supervisão e Didática.  In: Educação e supervisão:  o trabalho coletivo na escola de ALVES, Nilda et. al. São Paulo: Cortez Editora, 1984

ENGERS, Maria Emilia Amaral.  A supervisão escolar e o processo de alfabetização: um estudo de caso em uma escola pública de Porto Alegre.  Brasilia, INEP/MEC. Série Documental: Relatos de Pesquisa, n. 23, abr. 1995

GARCIA, Regina Leite. Especialistas em Educação, os mais novos responsáveis pelo frasso escolar.  In: ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite.  O fazer  e o pensar dos Supervisores e Orientadores Educacionais.  São Paulo: Loyola, 1986.

PEREIRA, Eliana Póvoas (org.). Supervisão Escolar: cartografando roteiros edefinindo rotas.  Injuí - Rio Grande do Sul: Editora UNIJUÍ, 1996. (Cadernos UNIJUÍ)

SILVA, Ezequiel Theodoro da.  Carbono para planejamento.  Extraído de Magistério e Mediocridade: Editora Cortez

SILVA JUNIOR, Celestino Alves.  Nove olhares sobre a supervisão.  Papirus - 3º ed. São Paulo, 1999