SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II (Disciplina inativada)

Código da disciplina: 
EDC-279
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processos sociais básicos, detendo-se de forma especial na análise da escola e das demais agências de apoio ao processo educativo.

Objetivos Gerais: 

 

Possibilitar ao aluno refletir sobre o fenômeno educativo, mediante a análise das relações entre a escola, a sociedade e o processo de ensino.

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

- Bases Sociológicas da Educação

- Cultura e educação

- Estrutura e organização social

- Estratificação social: status, papel e função social; sistemas básicos de estratificação social

- Controle social e educação

- Processos sociais básicos: interação social, isolamento social, contato social, cooperação, competição, conflito, acomodação, assimilação

- As instituições sociais básicas e a educação

- A educação e a escola

- Educação e divisão social do trabalho

 -Educação e comunicação social

 

Bibliografia: 

 

BAUDELOT,  C.   A sociologia da educação para quê  ?  Teoria e Educação, no. 3, 1991,pp.29-42

BERGER, P. & LUCKMAN, T.   A construção social da realidade.   Petrópolis:Vozes,  1973

CABANAS, J.M.Q.  Sociologia de la educacion.   Madrid:Dykinson,  1989

DURKHEIM, E.   Educação e Sociologia.   São Paulo:Melhoramentos, s/d

______________  A evolução pedagógica.  Porto Alegre:Artes Médicas, 1995

GIDDENS, A   Sociologia.  Madrid:Alianza Editoria S/A, 1997

GHIRALDELLI Jr  P.  Infância, Escola e Modernidade.  SÀO PAULO:Cortez, 1997

MARTINS, C.B.   Sociologia     São Paulo:Brasiliense, 1992

TORRES,  C.A Sociologia Política da Educação.  São Paulo:Cortez, 1993