Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processos sociais básicos, detendo-se de forma especial na análise da escola e das demais agências de apoio ao processo educativo.
Possibilitar ao aluno refletir sobre o fenômeno educativo, mediante a análise das relações entre a escola, a sociedade e o processo de ensino.
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Exposição oral,
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seminários,
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vídeos,
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trabalhos de grupo,
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visitas,
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análise e
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resenha de textos.
- Bases Sociológicas da Educação
- Cultura e educação
- Estrutura e organização social
- Estratificação social: status, papel e função social; sistemas básicos de estratificação social
- Controle social e educação
- Processos sociais básicos: interação social, isolamento social, contato social, cooperação, competição, conflito, acomodação, assimilação
- As instituições sociais básicas e a educação
- A educação e a escola
- Educação e divisão social do trabalho
-Educação e comunicação social
BAUDELOT, C. A sociologia da educação para quê ? Teoria e Educação, no. 3, 1991,pp.29-42
BERGER, P. & LUCKMAN, T. A construção social da realidade. Petrópolis:Vozes, 1973
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GHIRALDELLI Jr P. Infância, Escola e Modernidade. SÀO PAULO:Cortez, 1997
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TORRES, C.A Sociologia Política da Educação. São Paulo:Cortez, 1993