SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Código da disciplina: 
EDC-A04
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

Estudo trata dos conceitos de sociedade e educação sob diferentes enfoques sociológicos,  com vistas a problematizar a  relação destes conceitos  com as praticas e processos educativos na sociedade contemporânea.

Objetivos Gerais: 

 

- Focalizar os processos educativos na sociedade contemporânea, particularizando o contexto brasileiro.

- Enfatizar o significado da instituição escolar enquanto agencia privilegiada de socialização e construção da sociabilidade.

- Possibilitar ao aluno a apreensão dos nexos entre a organização social e as formas e processos educativos com ênfase nos debates contemporâneos.

Metodologia: 
  • Aulas Espositivas,
  • Atividades teóricas e práticas,
  • Seminários, 
  • Vídeos,
  • Trabalhos em equipe,
  • Visitas a instituições educacionais,
  • Leitura e discussão de texto.
Avaliação: 

Terá caráter processual, a partir da participação das discussões conceituais, prova,   seminário,  e análise dos filmes. Considerando ainda uma auto-avaliação e avaliação do curso refletindo coletivamente sobre a disciplina.

Conteúdo Programático: 

 

- Educação e sociedade: enfoque sociológico;

- Educação, estrutura e  mudança social;

- A política educacional  e a relação com a sociedade;

- Educação, controle e relações sociais.

Bibliografia: 
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96,de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
 
BRASIL. Plano Decenal de Educação para Todos 1993-2003. Brasília, DF: MEC, 1994.
 
FERREIRA, Roberto Martins. Sociologia da Educação. São Paulo: Moderna, 1993.
 
FORACCHI, Marialice M. & MARTINS, José de S. Educação e Sociedade. São Paulo: editora Nacional, 1964.
 
FORACCHI, Marialice M. & MARTINS, José de S. Sociologia e Sociedade. São Paulo: livros técnicos e científicos, 2000.
 
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Melhoramentos, 1986.
 
IMBERÓN, F. (Org). A  Educação  no Século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2000.
 
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1997.