PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II (Disciplina inativada)

Código da disciplina: 
EDC-281
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo de uma ou mais abordagens teóricas em Psicologia do desenvolvimento e ensino-aprendizagem, privilegiando as suas principais explicações sobre os processos educacionais.

Objetivos Gerais: 

 

Analisar os processos de desenvolvimento e aprendizagem a partir da constituição de uma ou mais referência teórica: a psicogenética, a Gestalt, o comportamentalismo ou abordagens específicas do processo ensino-aprendizagem como Gagne, Bruner e Ausubel.

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

-  Contexto e pressupostos da abordagem teórica em estudo

-  Fatores do desenvolvimento

-  Aspectos teóricos destacados pela teoria estudada para a compreensão do processo pedagógico

-  Implicações educacionais e pedagógicas tendo como foco a análise de pontos de referência da teoria em estudo. 

 

Bibliografia: 

 

BIAGGIO, Angela   Psicologia do Desenvolvimento.  Petrópolis:Vozes,  1988

COLL,  Cesar et alli   (org.)  Psicologia da Educação.   Porto Alegre:Artes Médicas,  1996

DOLLE,  Jean Marie   Para compreender Piaget.  Petrópolis:Vozes,  1983

FERREIRO,  Emília   &  TEBEROSKI,  Ana    Psicogênese da Lingua Escrita.  Porto Alegre:Artes Médicas,  1985

FLAVELL, J.    A Psicologia do Desenvolvimento de Piaget.  São Paulo:Pioneira,  1975

FREITAG,  Barbara   Sociedade e Consciência: um estudo piagetiano na favela e na escola. São Paulo:Cortez,  1984

FURTH,  Hans   O conhecimento como desejo. Porto Alegre:Artes Médicas,  1995

KRAMER, Sônia   O debate Piaget/Vygotsky e as Políticas Educacionais.  In: Cadernos de Pesquisa.  São Paulo:Fundação Carlos Chagas, 

LA TAILLE, Yves ,  KOHL,   Martha  &  DANTAS, Heloisa  Piaget, Vygotsky , Wallon.  São Paulo: Summus,  1992

PIAGET, Jean  Seis Estudos de Psicologia.  Rio de Janeiro:Forense,  1978

____________  O nascimento da inteligência na criança.  Rio de Janeiro:Zahar, 1985

____________  A Representação do Mundo na Criança.  Rio de Janeiro:Zahar,  1987.