Estudo de uma ou mais abordagens teóricas em Psicologia do desenvolvimento e ensino-aprendizagem, privilegiando as suas principais explicações sobre os processos educacionais.
Analisar os processos de desenvolvimento e aprendizagem a partir da constituição de uma ou mais referência teórica: a psicogenética, a Gestalt, o comportamentalismo ou abordagens específicas do processo ensino-aprendizagem como Gagne, Bruner e Ausubel.
-
Exposição oral,
-
seminários,
-
vídeos,
-
trabalhos de grupo,
-
visitas,
-
análise e
-
resenha de textos.
- Contexto e pressupostos da abordagem teórica em estudo
- Fatores do desenvolvimento
- Aspectos teóricos destacados pela teoria estudada para a compreensão do processo pedagógico
- Implicações educacionais e pedagógicas tendo como foco a análise de pontos de referência da teoria em estudo.
BIAGGIO, Angela Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis:Vozes, 1988
COLL, Cesar et alli (org.) Psicologia da Educação. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996
DOLLE, Jean Marie Para compreender Piaget. Petrópolis:Vozes, 1983
FERREIRO, Emília & TEBEROSKI, Ana Psicogênese da Lingua Escrita. Porto Alegre:Artes Médicas, 1985
FLAVELL, J. A Psicologia do Desenvolvimento de Piaget. São Paulo:Pioneira, 1975
FREITAG, Barbara Sociedade e Consciência: um estudo piagetiano na favela e na escola. São Paulo:Cortez, 1984
FURTH, Hans O conhecimento como desejo. Porto Alegre:Artes Médicas, 1995
KRAMER, Sônia O debate Piaget/Vygotsky e as Políticas Educacionais. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo:Fundação Carlos Chagas,
LA TAILLE, Yves , KOHL, Martha & DANTAS, Heloisa Piaget, Vygotsky , Wallon. São Paulo: Summus, 1992
PIAGET, Jean Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro:Forense, 1978
____________ O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro:Zahar, 1985
____________ A Representação do Mundo na Criança. Rio de Janeiro:Zahar, 1987.