PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Código da disciplina: 
EDC-280
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo das diferentes abordagens em Psicologia sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, destacando a construção histórica nos seus conceitos básicos e as questões nucleares relacionadas aos contextos de função do homem.

Objetivos Gerais: 

 

Introduzir os conhecimentos da teoria e da pesquisa psicológica que contribuem para o entendimento dos processos de ensdino-aprendizagem.

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

- Elementos históricos da Psicologia como ciência do homem:
a)  objeto de estudo
b)  métodos de investigação
c)  unidades de análise

- Teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem
     a)   fundamentos epistemológicos e os conteúdos básicos das seguintes teorias: Gestalt, Psicanálise, Psicogenética, 
          Comportamentalismo, Humanismo

- Implicações educacionais e pedagógicas das diferentes explicações sobre o comportamento humano. 

 

Bibliografia: 

 

COLL,  Cesar et alli   (org.)  Psicologia da Educação.   Porto Alegre:Artes Médicas,  1996

DOLLE,  Jean Marie   Para compreender Piaget.  Petrópolis:Vozes,  1983

FERREIRO,  Emília   &  TEBEROSKI,  Ana    Psicogênese da Língua Escrita.  Porto Alegre:Artes Médicas,  1985

FLAVELL, J.    A Psicologia do Desenvolvimento de Piaget.  São Paulo:Pioneira,  1975

FREITAG,  Barbara   Sociedade e Consciência: um estudo piagetiano na favela e na escola. São Paulo:Cortez,  1984

FURTH,  Hans   O conhecimento como desejo.   Porto Alegre:Artes Médicas,  1995

KRAMER, Sônia   O debate Piaget/Vygotsky e as Políticas Educacionais.  In: Cadernos de Pesquisa.  São Paulo:Fundação Carlos Chagas, 

LA TAILLE, Yves ,  KOHL,   Martha  &  DANTAS, Heloisa  Piaget, Vygotsky , Wallon.  São Paulo: Summus,  1992

PIAGET, Jean  Seis Estudos de Psicologia.  Rio de Janeiro:Forense,  1978

____________  O nascimento da inteligência na criança.  Rio de Janeiro:Zahar, 1985

____________  A Representação do Mundo na Criança.  Rio de Janeiro:Zahar,  1987