Estudo das diferentes abordagens em Psicologia sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, destacando a construção histórica nos seus conceitos básicos e as questões nucleares relacionadas aos contextos de função do homem.
Introduzir os conhecimentos da teoria e da pesquisa psicológica que contribuem para o entendimento dos processos de ensdino-aprendizagem.
-
Exposição oral,
-
seminários,
-
vídeos,
-
trabalhos de grupo,
-
visitas,
-
análise e
-
resenha de textos.
- Elementos históricos da Psicologia como ciência do homem:
a) objeto de estudo
b) métodos de investigação
c) unidades de análise
- Teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem
a) fundamentos epistemológicos e os conteúdos básicos das seguintes teorias: Gestalt, Psicanálise, Psicogenética,
Comportamentalismo, Humanismo
- Implicações educacionais e pedagógicas das diferentes explicações sobre o comportamento humano.
COLL, Cesar et alli (org.) Psicologia da Educação. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996
DOLLE, Jean Marie Para compreender Piaget. Petrópolis:Vozes, 1983
FERREIRO, Emília & TEBEROSKI, Ana Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre:Artes Médicas, 1985
FLAVELL, J. A Psicologia do Desenvolvimento de Piaget. São Paulo:Pioneira, 1975
FREITAG, Barbara Sociedade e Consciência: um estudo piagetiano na favela e na escola. São Paulo:Cortez, 1984
FURTH, Hans O conhecimento como desejo. Porto Alegre:Artes Médicas, 1995
KRAMER, Sônia O debate Piaget/Vygotsky e as Políticas Educacionais. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo:Fundação Carlos Chagas,
LA TAILLE, Yves , KOHL, Martha & DANTAS, Heloisa Piaget, Vygotsky , Wallon. São Paulo: Summus, 1992
PIAGET, Jean Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro:Forense, 1978
____________ O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro:Zahar, 1985
____________ A Representação do Mundo na Criança. Rio de Janeiro:Zahar, 1987